"De modo geral, crianças entendem que o professor representa muito mais do que é encontrado na internet ou no livro-texto", afirma a professora de novas tecnologias na educação do departamento de computação da PUC de São Paulo, Beth Almeida.
"O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações", explica Beth.
"É obrigação do professor manter o senso de investigação do estudante. Seu diferencial não será mais o quanto pode ensinar, mas como se liga da melhor maneira os conhecimentos adquiridos", explica Ivone Sotelo, coordenadora de informática educacional do colégio Visconde de Porto Seguro.
"A popularização de câmeras e celulares está fazendo com que vídeos imperem nestes trabalhos", explica Cristiana Assumpção, coordenadora de tecnologia da educação do Bandeirantes.
Os professores que não dominam a tecnologia, então, devem ficar preocupados com este novo cenário? "Quem tem que ficar preocupado, na verdade, é quem dá a mesma aula há mais de 40 anos e acha isto normal", resume a coordenadora de tecnologia educacional do Dante Alighieri, Valdenice Minatel.
---
Estamos em um novo tempo onde as crianças se manifestam mais sobre os conteúdos que desejam explorar. E é fundamental que os professores estejam preparados para orientá-los nesse novo contexto.
Leiam a reportagem na íntegra clicando aqui, boa leitura!
Ana Patrícia | G1-vespertino
Patrícia,
ResponderExcluirO texto contribue para repensarmos nosso papel em sala de aula. A expressão "articulador de informações", usada no texto, remete-nos para pensar sobre o que será mais difícil para que essa mudança ocorra: dominarmos os conhecimentos tecnológicos necessários ou desenvolvermos novas estrutura de pensamento e elaboração de conhecimentos???
O texto refere-se aos conhecimentos e provável domínio do professor para com o surgimentos das novas tecnologias.. esse debate é de enorme importância no campo pedagógico sobre a formação do professor, quais as metodologias utilizadas por eles nos dias atuais... e se contribuem para a formação de mentes interligadas no meio da informatização dos conhecimetos...
ResponderExcluirNesse contexto, a realidade pode nos mostrar de uma forma negativa,a não preparação do professor para o uso de recursos tecnológicos?
Na minha visão de realidade sim!
O texto mostra a realidade da educação nos dias atuais,antes o professor só tinha o livro como fonte de ensinar, hoje já é bem diferente,a tecnologia estar bem inserida nesse âmbito educacional e concerteza os educadores precisa estar atualisado nos novos meios de ensino a tecnologia é um afonte muito rica em pesquisas tanto para o aluno como pelo professor.
ResponderExcluirO texto refere-se aos conhecimentos e provável domínio do professor para com o surgimentos das novas tecnologias.. esse debate é de enorme importância no campo pedagógico sobre a formação do professor, quais as metodologias utilizadas por eles nos dias atuais... e se contribuem para a formação de mentes interligadas no meio da informatização dos conhecimetos...
ResponderExcluirNesse contexto, a realidade pode nos mostrar de uma forma negativa,a não preparação do professor para o uso de recursos tecnológicos?
Na minha visão de realidade sim!
Luciana Ipolito , 3o periodo, Vespertino. G5
ResponderExcluirO texto mostra a importância dos educadores está sempre se reciclando, ou seja, de acompanhar o ritmo da tecnologia, para que a mesma sirva como ferramenta para a educação atual, onde cada vez mais os progressos tecnológicos caminham a passos largos.