terça-feira, 13 de abril de 2010

Iniciativas da Prefeitura de Guarulhos-SP

Achei muito legal essa notícia sobre uma experiência educacional bem sucedida no estado de São Paulo, na cidade de Guarulhos. Lá, em 2003, a prefeitura adotou o módulo Educação do sistema CPqD Prefeitura. "O CPqD é uma instituição independente, focada na inovação com base nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade. Desenvolve amplo programa de pesquisa e desenvolvimento, o maior da América Latina em sua área de atuação, gerando soluções em TICs que são utilizadas em diversos setores: telecomunicações, financeiro, energia elétrica, industrial, corporativo e administração pública" (Wikipédia).
Vejam aqui, no site do CPqD, a notícia completa sobre essa implantação.
Também em Guarulhos, outro projeto dá ênfase à inclusão digital na escola pública, chamado de 'Programa Educação Digital'

Os alunos da rede municipal de ensino darão um importante passo rumo à inclusão digital nesta terça-feira (04/12/2007), com o lançamento do Programa Educação Digit@l. O evento acontece às 15 horas, na Escola Municipal Jardim Bananal, primeiro estabelecimento de ensino de Guarulhos a ter um laboratório de informática instalado pela Prefeitura.

A iniciativa vai beneficiar alunos da Educação Fundamental e de Jovens e Adultos de 63 escolas municipais, que já contam com laboratórios de informática equipados com 12 computadores cada operando nos sistemas Windows e Linux, impressora, câmera digital, webcam e scanner.

A expectativa é que o programa contribua ainda mais para o processo educacional, integrando a comunidade escolar e aproximando os alunos do mundo digital. De acordo com a Secretaria de Educação, ao processo de alfabetização, que envolve o conhecimento da leitura, da escrita e dos números, é necessário acrescentar o domínio da informática.

O Programa Educação Digital já oferece curso de formação para professores da rede municipal no Adamastor do Centro. No primeiro semestre desde ano, 290 educadores fizeram o curso de Informática Educativa e 165 estão cursando atualmente. O curso capacita os professores que passam a utilizar as novas tecnologias na construção do conhecimento, propiciando reflexão sobre o perfil do educador e do aluno como construtor e facilitador do processo de ensino e aprendizagem. O conteúdo do curso abrange softwares educacionais e aplicativos como Logo, HagaQuê e Paint, além de noções básicas de Word, PowerPoint e introdução às linguagens multimídias.

São essas iniciativas que estão dando certo em alguns lugares do Brasil que devem ser extendidas para todo o país. Esperamos fazer parte dessa nova realidade como pedagogas ativas e transformadoras, sempre com a mente aberta e disposição para aprender junto com o nosso alunado.

Maria Gorete | G1-vespertino



5 comentários:

  1. As TICs nas escolas já é uma ferramenta aplicativa de grande importância para a aprendizagem, mas não basta apenas dotar as escolas de computadores, é preciso que o setor público disponibilize para todos os alunos notebooks de forma indivudualizada e com acesso a internet, alavancando as vantagens educativas-pedagógicas.

    Cledson - Turma tarde 2010-1

    ResponderExcluir
  2. A matéria sobre inclusão digital mostra-se bastante interessante, pois além das aquisições de novos equipamentos, apresenta-se um interesse em capacitar também os professores, para que esses possam utilizar essa nova modalidade de ensino virtual aos seus alunos, pois na maioria das vezes os profissionais de ensino não têm tanto contato com essas tecnologias. Assim, a capacitação possibilita que se atinjam os objetivos de melhoria e modernização na qualidade de ensino.

    Comentado por Edvalda Pereira Silva - Turma Vespertina - Grupo G2

    ResponderExcluir
  3. Usar a informática para ensinar é extremamente importante na atualidade. Imaginem ensinar lingua portuguesa através da criação e manutenção de blogs ou editando e revisando textos no computador, não é só pedagogicamente aplicativo, mas principalmente motivador para os novos alunos que utilizam bastante o computador.

    Lúcia Maria e Silva Ferreira - G2
    Turma 02 tarde - 2010-1

    ResponderExcluir
  4. Turma,
    Seria bom procurar por notícias que falem dos resultados do Programa Educação Digital em São Paulo. Afinal, hoje, o projeto já estaria em desenvolvimento há três anos.
    Profa. Lebiam.

    ResponderExcluir
  5. Valdinélia V de Souza 3º período tarde G2

    foi uma exelente iniciativa, pois não adianta secretarias de educação encherem o peito pra dizer que em todas as escolas muninipais possuem compudadores e há inclusão digital, sendo que na realidade os alunos não tem acesso a esse material nem tão pouco há proficionail renomados para instrui-los. Portanto seria ótimo que fosse copiado e colocado em prática por outras prefeituras inclusive aqui em João Pessoa.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário