A iniciativa vai beneficiar alunos da Educação Fundamental e de Jovens e Adultos de 63 escolas municipais, que já contam com laboratórios de informática equipados com 12 computadores cada operando nos sistemas Windows e Linux, impressora, câmera digital, webcam e scanner.
A expectativa é que o programa contribua ainda mais para o processo educacional, integrando a comunidade escolar e aproximando os alunos do mundo digital. De acordo com a Secretaria de Educação, ao processo de alfabetização, que envolve o conhecimento da leitura, da escrita e dos números, é necessário acrescentar o domínio da informática.
O Programa Educação Digital já oferece curso de formação para professores da rede municipal no Adamastor do Centro. No primeiro semestre desde ano, 290 educadores fizeram o curso de Informática Educativa e 165 estão cursando atualmente. O curso capacita os professores que passam a utilizar as novas tecnologias na construção do conhecimento, propiciando reflexão sobre o perfil do educador e do aluno como construtor e facilitador do processo de ensino e aprendizagem. O conteúdo do curso abrange softwares educacionais e aplicativos como Logo, HagaQuê e Paint, além de noções básicas de Word, PowerPoint e introdução às linguagens multimídias.
São essas iniciativas que estão dando certo em alguns lugares do Brasil que devem ser extendidas para todo o país. Esperamos fazer parte dessa nova realidade como pedagogas ativas e transformadoras, sempre com a mente aberta e disposição para aprender junto com o nosso alunado.
Maria Gorete | G1-vespertino
As TICs nas escolas já é uma ferramenta aplicativa de grande importância para a aprendizagem, mas não basta apenas dotar as escolas de computadores, é preciso que o setor público disponibilize para todos os alunos notebooks de forma indivudualizada e com acesso a internet, alavancando as vantagens educativas-pedagógicas.
ResponderExcluirCledson - Turma tarde 2010-1
A matéria sobre inclusão digital mostra-se bastante interessante, pois além das aquisições de novos equipamentos, apresenta-se um interesse em capacitar também os professores, para que esses possam utilizar essa nova modalidade de ensino virtual aos seus alunos, pois na maioria das vezes os profissionais de ensino não têm tanto contato com essas tecnologias. Assim, a capacitação possibilita que se atinjam os objetivos de melhoria e modernização na qualidade de ensino.
ResponderExcluirComentado por Edvalda Pereira Silva - Turma Vespertina - Grupo G2
Usar a informática para ensinar é extremamente importante na atualidade. Imaginem ensinar lingua portuguesa através da criação e manutenção de blogs ou editando e revisando textos no computador, não é só pedagogicamente aplicativo, mas principalmente motivador para os novos alunos que utilizam bastante o computador.
ResponderExcluirLúcia Maria e Silva Ferreira - G2
Turma 02 tarde - 2010-1
Turma,
ResponderExcluirSeria bom procurar por notícias que falem dos resultados do Programa Educação Digital em São Paulo. Afinal, hoje, o projeto já estaria em desenvolvimento há três anos.
Profa. Lebiam.
Valdinélia V de Souza 3º período tarde G2
ResponderExcluirfoi uma exelente iniciativa, pois não adianta secretarias de educação encherem o peito pra dizer que em todas as escolas muninipais possuem compudadores e há inclusão digital, sendo que na realidade os alunos não tem acesso a esse material nem tão pouco há proficionail renomados para instrui-los. Portanto seria ótimo que fosse copiado e colocado em prática por outras prefeituras inclusive aqui em João Pessoa.