quinta-feira, 15 de abril de 2010

Jogos eletronicos e educação

Os jogs eletrônicos estão presentes na vida cotidiana de criança, adolecentes e adultos, e são instrumentos de mediação cultural que podem auxiliar na relação ensino-apredizagem.
Pensando nisso, estão sendo projetados jogos para educação, interdisciplinares para atrair a atenção de alunos e professores.
"Os jogos eletrônicos voltado para a educação, são poucas as instituições que investem na área. O objetivo de se desenvolver jogos interdiciplinares e implantá-los no portal é trabalhar conteúdo educativo através de jogos de estratégia, reciocinio e resolução de problemas relacionando às diferentes áreas de conhecimento. O jogo educativo é motivacional, pois possibilitam interação que incentiva os alunos a acessarem o conteúdo várias vezes. A motivação é um dos elementos de grande importância para que a aprendizagem aconteça".

Cleane Marcelino G1

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gabriela e Cleane,
    Os jogos podem sim ser utilizados como recursos pedagógicos em sala de aula ou no laboratório de informática. Em se tratando do ensino de crianças, o "jogo" é um elemento de seu mundo lúdico. Os professores precisam conhecê-los e desenvolver critérios próprios para avaliá-los e aplicá-los em situações de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, ter uma olhar educativo em relação aos jogos é muito fascinante. Com certeza a criança se empolga nas atividades e a motivação vem como consequencia palo processo. Quebrar esse tabu de que os jogos são só para entretenimento e ter um olhar educativo sobre eles é realmente estar inserido no mundo atual. E cabe ao professor selecionar, pesquisar e inserir esses jogos em sala de aula, em seu plano de aula.
    Gabriela Maria- manhã, 3º periodo, sala 303

    ResponderExcluir
  4. Acredito que os jogos podem contribuir e muito pra a criança e o adolecente interagir com o conteúdo e se descontrair. Pois aprender brincando é muito mais fixado pelo aluno do que só teoria, pois na mesma hora em que joga e se diverte põe em pratica tudo que aprenderam.
    Roberya Viana,3ºperiodo, sala 303 (tarde)

    ResponderExcluir
  5. Janaíne - turma 2 tarde - G78 de maio de 2010 às 20:09

    O jogo é muito importante no processo ensino/apredizagem do aluno, disperta o lúdico da criança, chama atenção de jovens e adultos e considero que seja uma ferramenta muito eficiente para aplicação com os alunos Através de um simples jogo você pode trabalhar um assunto embasado em diversas áreas da aprendizagem e com um resultado melhor do que aquele que seria obtido através de uma aula normal.

    ResponderExcluir
  6. Assim como a Matemática, todas as outras atividades precisam de um concreto para ter o significativo!
    O jogos são instrumentos fundamentais para essa ideia!
    Associar concreto ao teórico, torna a aula produtiva, o interesse maior e o resultados gratificantes. Espero, que um dia, ao atuar como professora, eu e vocês meus colegas possam trabalhar dessa maneira!!! Produzindo e Desenvolvendo! x)

    ResponderExcluir
  7. Drielly Patty 3°P Noite.13 de junho de 2010 às 17:19

    Eu acredito que se for para melhorar o aprendizado do aluno tudo é válido inclusive os jogos educativos,devemos sempre buscar novos meios que possam motivar os alunos.
    Drielly Patty 3°Peíodo Noite

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário