segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tecnologia+Conteúdos=Oportunidades de Ensino

Tics,Tecnologia de Informação e Comunicação.
Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-emails, mensagens instantâneas e banda larga, essas são uma das ferramentas que provoca reações variadas nos professores .
Qual destes sentimentos mais combina com o seu?
Expectativa pela chegada de novos recursos? empolgação com as possibilidades que se abrem?Temor que eles possam tomar seu lugar? Desconfiança quanto ao potencial prometido? Ou quem sabe uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos?
Pois bem minha gente!Quais as suas opiniões sobre essas informações? As Tics podem tomar o lugar dos professores?
Geórgia Abrantes, Pedagogia tarde 301

13 comentários:

  1. Muito boa essa sua postagem!!
    As novas tecnologias estão ai, nao dá para fugir delas, apenas controlar o quanto, delas, voce vai desfrutar ..
    e se isso é um interese entre a maioria dos jovéns e também das crianças, os professores devem enxergar nelas uma ferramenta de auxilio, que torna cada vez mais dinamica e protutiva a relação ente aluno-professor..

    Kelly deise, aluna do 3° periodo manhã.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. As tecnologias surgem como um meio de apoio na comunicação e como os demais avanços, existe seu lado positivo e negativa.

    Patricia Fernanda de Souza Vasconcelos, aluna do 3° periodo manhã.

    ResponderExcluir
  4. Sawana Araujo- G1- TARDE- 30128 de abril de 2010 às 07:13

    Oii,Geórgia!!
    Gostei muito da sua postagem, é verdade a tecnologia está para ser utilizada sempre a nosso favor como um mecanismo de melhor assimilação dos conteúdos.Por isso que o professor como também os outros profissionais devem fazer cursos para uma melhor qualificação e manuseio do computador.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a provocação Geórgia!
    Quero que vocês me revelem seus sentimentos em relação às TICs.
    E aí pessoal, respondam as questões propostas por Geórgia no texto!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a provocação Geórgia!
    Agora que que vocês revelem quais os sentimentos de vocês com relação aos questionamentos propostos no texto.

    ResponderExcluir
  7. com certeza que não. as tics não vão substituir o professor. Elas são somente ferramente que auxiliam no processo de aprendizagem. Sem o professor capacitado para tal ensino, as tics não serviriam de nada.
    Gabriela Maria, manhã, 303, 3º periodo

    ResponderExcluir
  8. Tuana Porto (TURMA 02 - TARDE) G728 de abril de 2010 às 19:07

    Pois bem Geórgia adorei a provocação! Na minha opinião, as Tics não podem e nem devem tomar o lugar dos professores. Elas podem ser utilizadas por eles como uma forma de interação disciplinar mais interativa na sua metodologia. Na minha concepção enquanto pedagoga e utilização das Tics em minha metodologia futura, baseia-se no sentimento de empolgação com as novas possibilidades oferecidas pelas mesmas utilizando -as no processo educacional. Nesse caso, fazer com que as Tics possam contribuir de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem para com a relação aluno e professor seria uma de minhas metas!

    ResponderExcluir
  9. As Tics não substituem os professores, elas são ferramentas para em parceria com os professorem melhorar o ensino para os alunos.

    Ingrid Biserra - pedagogia/ 3º período/ tarde

    ResponderExcluir
  10. No meu caso prevalece o medo e a sensação de impotência por não saber utilizar tanta tecnologia. Mas com a graça de Deus estou progredindo!

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  11. Muito legal, Gostei!
    E acredito que as novas tecnologias e inovações que surgem devem ser vinculadas com a aprendizagem sendo aplicada pelo professor. Não que elas passem a frente e tomem um lugar do mestre (professor) que por sua vez é especial e muitas vezes se torna indispensável na formação do ser humano!
    Roberya Viana / 3º Período / G6 / turma 2 - tarde

    ResponderExcluir
  12. E acredito que não,mas as Tics deve sim ter um espaço junto do professor para auxilia-lo,tornando as aulas mais práticas e dinâmicas.
    Drielly Patty 3ºpeíodo Noite

    ResponderExcluir
  13. As tecnologias devem ser sim vinculadas à aprendizagem como já foi dito por Roberya, onde os conteúdos das disciplinas obrigatórias devem ser aliados a tecnologias não deixando de lado os métodos tradicionais, mas aliando ele a tecnologia, e assim deixando as aulas, mas dinâmicas e interativas.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário