terça-feira, 13 de abril de 2010

Tecnologia Assistiva



Gente estava aqui a pensar e pesquisar o que eu poderia colocar aqui no blog então pensei comigo que teria de ser algo novo e motivador onde vocês tivessem a curiosidade e vontade de pesquisar mais ou até mesmo de se aprofunda no assunto...Logo então encontrei um assunto bacana, que é a " Tecnologia Assistiva", o que é isso?

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, ultilizado para indentificar todo o arsenal de recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pesos com deficiência e conseqüentemente promover vida Independente e Inclusão.

Recursos
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluidos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivo para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida,auxilios visuais, materiais protéticos e melhares de outros intens confccionados ou disponíveis comercialmente.

Heleny Nunes G1

8 comentários:

  1. Muito bom seu texto Heleny!
    As tecnologias assistivas são um campo novo para explorarmos na educação. Vamos continuar pesquisando e trazer exemplos desses dispositivos e serviços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse recurso mesmo,tornando as pessoas com deficiencia mais independentes.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muitíssimo interessante...
    Pois só assim as pessoas podem perceber que pessoas com deficiência podem viver independentes, sem ajuda de outra pessoa!!
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Heleny. Já que estamos discutindo a inclusão em diversos campos do conhecimento,o seu texto caiu como uma "luva", pois é um tema atual e de extrema relevância. Vale a pena sim, pesquisar mais sobre o assunto. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito em saber sobre essas tecnologias assistidas. A preocupação na inclusão e na facilitação da vida das pessoas com necessidades especiais, me faz perceber que a cada dia que passa o deficiente vai ganhando seu espaço no mundo atual. Que os especiais podem atuar e participar no mundo tanto quando os ditos "normais". Basta que olhemos para eles e perceba que são pessoas como todas as outras, com suas limitações e condições de participar do processo como todas as outras.
    Gabriela Maria, manhã 3º período, sala 303

    ResponderExcluir
  8. Como tudo isso é importante e incentivador. É necessário que na nossa realidade possamos pensar no multi pluralismo, não se resumir nas pessoas chamadas pela sociedade de normais, mas pensar também naqueles que desejam viver intensamente o novo e por falta de oportunidades ou de meio de inclusão são deixados de lado e esquecidos.
    Não, não podemos deixar que isso continue... Sejamos nós instrumentos também de inclusão e informação!
    Roberya Viana / 3º Período / G6 / turma 2 - tarde

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário