segunda-feira, 12 de abril de 2010

Propaganda do MEC - Valorização dos Professores

Achei interessante postar esse comercial do MEC com o intuito de mostrar os dois lados da moeda, pois sabemos que não é simplesmente uma bela propaganda que vai fazer os estudantes se interessarem por uma carreira que ainda não tem o reconhecimento merecido, tampouco digno. Apesar de não ter diretamente uma ligação com tecnologia, o comercial mostra países onde a aplicação tecnológica em sala de aula está em constante avanço. Clique aqui para ver alguns projetos interessantes aplicados na europa. Assista ao vídeo do MEC:


É lindo mostrar a realidade distante de países de primeiro mundo onde, segundo o próprio comercial, o professor é apontado como o principal responsável pelo desenvolvimento sócio-econômico, nos últimos 30 anos. O que a propaganda não mostra é como os professores são tratados pelo governo desses países. A conclusão é que o comercial acima deveria ser assistido e assimilado mais pelo próprio governo e pelo Ministério da Educação do que pelos estudantes.

Eugênio Cruz | G1-vespertino

7 comentários:

  1. Oi Eugênio,
    De fato, temos que ter o cuidado de não responsabilizar "o professor" pelo desenvolvimento de um país. Assim como, acreditarmos que "a educação" pode sozinha realizar as mudanças políticas, sociais e econômicas necessárias ao "desenvolvimento" de uma nação. Concordo com você quando afirma que a propaganda não revela as condições reais de trabalho e vida dos profissionais de educação nos países apresentados. Isso sem dúvida, faz uma grande diferença!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza tbm acho pois não adianta uma "propaganda" com se a profissão fosse uma das melhores... Tiro por mim estou Estagiando e a professora que trabalha comigo em vez de ganhar um salário digno por que fez vários cursos e por tempo de serviço, praticamente ganha o que uma professora recém-formada recebe!!! É muito preocupante isso e sem falar dos problemas de doenças que "recebem" no decorrer dos anos!!!

    ResponderExcluir
  3. Eugênio, adorei a forma que vc abordou o assunto. Tbm acredito que o maior problema enfrentado pela educação atualmente, seja a forma de como ela é entendida, principalmente pelas autoridades, pois, estas deveriam ter como prioridades a formação de novos individuos, tendo em vista de que essas crianças e jovens serão o nosso futuro. Uma das formas de reverter esse quadro, seria trabahar na perspectiva de qualificação dos professores e das remunerações.

    ResponderExcluir
  4. Oi Eugênio, legal sua publicação.Concordo com o seu texto, uma bela propaganda não mascara a carência na qual se encontra a educação. Não há estudante-nem nenhum outro cidadão-que se engane com as situações, vividas por essa categoria profissional. É preciso bem mais que belos vídeos.

    ResponderExcluir
  5. A realidade da educação no Brasil é de professores sem capacitação ou com capacitação mascarada em diplomas de faculdades de finais de semana e cursos a distãncia sem qualidade. O desafio é muito grande para termos um ensino básico público de qualidade. Quanto as TICs imagino que os alunos tenham mais conhecimentos que os professores, infelizmente.

    Cledson - G2
    Turma 02 tarde - 2010.1

    ResponderExcluir
  6. Belas imagens de Vídeo, Eugênio.
    O triste é saber que isso não é a nossa realidade. O trabalho do professor deveria ter um grande reconhecimento ou, pelo o menos, uma boa remuneração. Se ser um Mestre em Educação é tão importante, por que somos "esquecidos" ou, literalmente, "abadonados" pela sociedade?
    E o trabalho de educar as crianças de quem é?
    Só da família?
    Acredito que a família deve educá-los como ser humano, e a escola como um ser cidadão social.
    Finalizando, concordo com os seus comentários e adorei a postagem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Acredito sim que o professor tenha sua parcela de responsabilidade na formação do futuro do país. Entretanto não somos os únicos a contribuir com o futuro, todo e qualquer cidadão tem sua responsabilidade nessa contrução.

    Entusiasma saber que em outros paises nossa profissão é reconhecida como deve. Lutemos pelo nosso espaço aqui no Brasil!

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário