sábado, 24 de abril de 2010

Portal Domínio Púlblico

Após ver dica de pesquisa indicada por mim em outra postagem (Periódicos CAPES), foi sugerido por uma colega (Mirinalda Rodrigues), que mencionasse outras fontes de pesquisa confiável para facitar-nos o trabalho. Pois bem, aí vai mais uma.

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite à coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

Uma curiosidade sobre esse SITE ,é que, logo após ter se formado quase foi deletado pela falta de acesso.Seria uma pena pois é de muita utilidade acadêmica.

É sempre bom termos acesso a fontes confiáveis já que nós não temos tempo a perder, com tantos trabalhos em andamento não é mesmo galera!!!!!!!

"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro."
Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam

Presidente da Índia - 09/set/2003

Abraços calorosos!!!!!!!

Valdinélia V. de Souza 3º período/tarde G2

4 comentários:

  1. obg pela a atençao Valdinélia, é muito bom saber sobre o Portal Domínio Público, com certeza irei utilizá-lo como instrumento de pesquisa.
    att
    Mirinalda Rodrigues 3°período-Manhã

    ResponderExcluir
  2. Sawana Araujo- G1- TARDE- 30128 de abril de 2010 às 07:18

    Oii,Val!!!
    Muito interessante sua postagem, eu não tinha conhecimento sobre esse site. Mas vamos utilizá-los para que uma ferramenta tão boa de pesquisa não seja cancelado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Valdinélia!
    O portal de domínio público é uma excelente fonte para acesso à informação. Sem dúvida, nós educadores, precisamos ter conhecimento de sua existência. Recomendo a todos uma visitinha por lá!!!

    ResponderExcluir
  4. Luciana Ipolito 3o periodo vespertino, G51 de maio de 2010 às 05:21

    Val, sou totalmente de acordo, é claro que não temos tempo para perder com buscas desnecessárias, é sempre bom ir atrás de algo que ja se sabe que é confiavel. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário