domingo, 25 de abril de 2010

O uso de Fórum como mediação pedagógica!

O que é Fórum? Fórum é uma página da web, que possui um tema central conectando pessoas que tem interesse nesse tema para discutir e trocar informações através de mensagem organizadas na forma de discursão.
O uso de fórum como ferramenta pedagógica contribui para interação, e construção de conhecimento com outros pontos de vista sobre o mesmo tema. Deixando assim de ter um conhecimento adquirido individualmente para ter uma aprendizagem coletiva e diversa abrangendo muito mais pontos, do que se fosse construido individualmente.

Segue uma sugestão de leitura: O uso de fórum num espaço de aprendizagem: reflexões sobre os processos de avaliação e acompanhamento da interação em fórum on-line.
http://www.abed.org.br/congresso2007//tc/53200731121PM.pdf

Postado por Kenia Karla

15 comentários:

  1. o uso de foruns associado a educação tem o sentido completo quando se encontra um sincretismo, uma harmonia interativa entre teória e prática. gildo 3 periodo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom....
    Gostei desse método de discurssão,
    pois assim muitas pessoas interagem em um determinado tema para discutirem...
    Estou imaginando como agente mesmo, estamos postando informações, assuntos e pessoas comentam e discutem sobre o tema!!!

    Parabénsssss....
    Turma do 3º período, sala 301 turma 02 do G3

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo pessoal! O blog também é um espaço de conversação, assim como os fóruns. Em nossas próximas aulas práticas vivenciaremos a experiência de participarmos de fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle. Assim, poderemos avaliar o uso desta ferramenta na mediação pedagógica com o conhecimento de diversos elementos.

    ResponderExcluir
  4. o estudo com Forum, me traz a uma ideia de aprendizagem coletiva, com um unico determinado fim, todos aprendendo sobre um determinado tema. E interagindo uns com os outros.
    Mais uma ferramente muito importante para a educação.
    Gabriela Maria,manhã, 303 3º periodo.

    ResponderExcluir
  5. vania 3º período manhã3 de maio de 2010 às 13:38

    Pessoal depois desse exclaressimento do que é o forum de discussão não podemos esquecer que muitos gostam de atrapalhar espaços de aprendizagens parecidos como estes, e acabam dando imformações desnecessarias e as vezes causando até brigas nesse espaço.Então para não comprometer esse ambiente,ao criarmos um forum não devemos esquecer das regras atribuídas à eles,seja as que já existem até as criadas pelo adminstrador do forum.

    ResponderExcluir
  6. Por estar associado a diversos temas que o fórum é considerado ainda uma ferramenta de dificil acesso, mesmo sendo hoje auxiliado pela tecnologia. O uso de foruns ainda no ambiente escolar é pouco utilizado, pois o mesmo requer habilidades e estas faltam.

    Kaliane 3º periodo manhã

    ResponderExcluir
  7. Kenia Karla G 2 3º Período Manhã12 de maio de 2010 às 19:41

    Muito bom vc ter lembrado Vania a importância das regras nos fóruns.

    ResponderExcluir
  8. Tanto Blogs como fóruns, devem ter funções pedagógicas.
    Parto do principio que o fórum eh mais um método de perguntar e ouvir opiniões! Posso relacionar ao twitter, também. Bom tema!
    E nunca se esqueçam que podemos transformar qualquer coisa que queiramos, a fim de tornar algo educativo, basta querer!

    Arani Mayara, tarde, g 2, 10916535

    ResponderExcluir
  9. O fórum é um grande aliado a educação por ser um lugar onde, o aluno podem exercer a comunicação colocando sua opinião exercendo seu senso critico em relação aos assuntos das disciplinas e interagindo.

    ResponderExcluir
  10. O fórum é muito importante para os alunos, pois eles podem colocar suas opinioes, discutir alguns assuntos com o professor e tirar duvidas a respeito de algo dado em sala de aula..por isso é bom que alguns alunos saiam da caverna e entrem no mundo digital!!

    ResponderExcluir
  11. O fórum é um grande aliado a educação, e importante para os alunos em relação aos benefícios verificou-se a ocorrência de redução nas atividades burocráticas em sala de aula, e realização de chamadas, organização de grupo de trabalho, entre outras atividades. Há maior incidência de valoração positiva.

    ResponderExcluir
  12. O forum só tem a acrescentar em se tratando de educação, pois de forma coletiva um aprendizado vai se formando, gradativo e de modo diferente,dinâmico, e rico em comteúdos.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom sua forma de trabalhar!
    Parabéns...
    Neuza NTE>PONTE NOVA

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário