terça-feira, 27 de abril de 2010

A presença das tecnologias em nossas vidas

A cada dia, a tecnologia tem ocupado maior espaço em nossas vidase cada vez mais ela se insere em nossas atividades cotidianas. Hoje, o acesso aos meios tecnológicos tem sido gradativamente ampliado e com isso surge a necessidade dos profissionais da educação buscarem uma compreensão crítica e formas produtivas de aplicação das TICs nos processos de ensino e aprendizagem, vislumbrando seus limites e suas contribuições.
A internet, por exemplo, tem fontes que facilitam a busca e o acesso à informação, mas também está repleta de fontes pouco confiáveis. E, com isso, temos que ficar em alerta, pois são muitas informações e nós devemos buscar sempre ter um conhecimento sobre os processos cognitivos que envolvem a inserção dos sujeitos no universo virtual. Aprender a conviver com os meios tecnológicos é um desafio contemporâneo, que pode implicar em nossa inclusão ou exclusão na sociedade tecnológica e no mercado de trabalho.

11 comentários:

  1. Cristiane,
    Fiz modificações no texto para tornar as ideias mais claras. Compare essa versão com o que você havia escrito.
    Profa. Lebiam.

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc plenamente quando vc diz que:"Aprender a conviver com os meios tecnológicos é um desafio contemporâneo..." temos q passar por desafios em qualquer tempo. nas idades anteriores a conteporânea por exemplo. As pessoas daquelas épocas tb passaram por grandes obstáculos e desafios com as tecnologias do seu tempo. Temos que pensar em superar obstáculos e acompanhar a evolução das coisas, mas naum com receio de ficar excluídos, mas sim ser participante ativo dos avanços atuais de cada tempo. Vivemos em uma era da informatização, e para ser coadjuvante desta era, é preciso nos "informalizarmos" e estarmos aptos a usar as ferramentes desta nova era na educação.
    Gabriela Maria, manhã, 303, 3º periodo

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia pode ajudar de todas as maneiras. A diversas fontes estão a disposição, confiáveis ou não. Quando se busca a informação para se construir algo, sabemos o que realmente procuramos. O que é verdade mesmo?

    Cledson G2 - Turma 02 tarde

    ResponderExcluir
  4. Muito interesante,essa sus postagem pois estamos sempre vivendo com as tecnologias, que as vezes nos ajuda bastante e facilita de mais as nossas vidas!!

    ResponderExcluir
  5. De fato as tecnologias tem revolucionado as nossas vidas. Se usadas de forma correta podem ser meios de grande valia e utilidade. Mas as vezes, se usadas de forma errônea, podem acarretar problemas graves.

    Ingrid Biserra - pedagogia/ tarde - 3º período

    ResponderExcluir
  6. Janaíne - turma 2 tarde - G78 de maio de 2010 às 20:25

    A adaptação as novas tecnologias que vão sendo gradativamente implantadas nas escolas para facilitar o processo da educação, para alguns, é vista de forma complexa mas, é uma adaptação necessária. Sendo assim é de extrema importância que os profissionais da educação acompanhem esse processo, busquem sempre saber mais sobre formas de usar as tecnologias para facilitar suas aulas e que saibam usá-las de forma apropriada para obter um ótimo resultado.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. muito bom cristiane, é pura verdade que as tecnologias estão cada vez mais presente em nossas vidas, e temos que se adaptar aos riscos e favores que o mesmo nos oferece

    ResponderExcluir
  9. Como podemos sair hoje se esquecemos o celular em casa? É como se estivéssemos esquecendo o casaco no dia de frio!
    Estamos condicionados a vida com a tecnologia, querendo ou não ela já faz parte de nós! E viver sem ela é encarar o novo de olhos fechados... Precisamos sim da tecnologia, mas não só dela. Pois quantas vezes preferimos ligar ao encontra um amigo, quantas vezes falamos no msn em vez de falar em particular?Pense nisso!
    Roberya Viana / 3º Período / G6 / turma 2 - tarde

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia esta muito presente em nossas vidas, a uma cobrança de que precisamos estar informado, de sempre estar conectado, olhando sempre o e-mail, havendo assim uma necessidade que estarmos sempre atualizado no que diz respeito à tecnologia, como já foi dito por Roberya hoje em dia não tem como, mas viver sem o celular.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário