sexta-feira, 30 de abril de 2010

EAD antes e depois da Internet.

A aplicação de novas tecnologias na educação a Distância, especialmente aquelas ligadas à Internet, vem modificando o panorama dentro deste campo de tal modo que seguramente podemos falar de uma EAD antes e depois da Internet. Antes da Internet tínhamos uma EAD que utilizava apenas tecnologias de comunicação de um-para-muitos (rádio,TV) ou de um-para-um (ensino por correspondência). Via Internet temos três possibilidades de comunicação reunidas numa só mídia: um-para-muitos, um-para-um e, sobretudo, muitos-para-muitos. É esta possibilidade de intervenção ampla que confere à EAD via Internet um outro status e vem levando a sociedade a olhar para ela de uma maneira diferente daquela com que olha outras formas de EAD.
E aí turma, vamos discutir à luz dessa nova possibilidade de intervenção?
Trecho de Panorama atual da Educação a Distância no Brasil-Wilson Azevedo.
Anaí Silveira, 3o período,tarde.

7 comentários:

  1. Tuana Porto - Turma 02 (tarde) Grupo G78 de maio de 2010 às 19:24

    Boa intervenção Anaí! Logicamente a EAD sempre esteve nos parâmetros de discussão nas áreas educacionais... uma revolução no aprendizado para pessoas que necessitam porém não podem ou preferem por algum motivo uma educação a distância.. a via internet trouxe uma nova realizade nesse tipo de educação, pois tornou o acesso a informações muito melhor! Podendo assim estabelecer relações maiores de interdiciplinaridade entre os componentes e uma maior facilidade em termos de conhecimento e entendimento.

    ResponderExcluir
  2. Janaíne - P3 Tarde - G78 de maio de 2010 às 19:55

    A junção Educação + Tecnologia é um tema que repercute nas discussões atuais. Pode ser utilizada tanto na educação presencial como na educação a distância. Embora seja fácil encontrar pessoas que não apóiam esse tipo de ensino é evidente que a EAD traz um enorme benefício para educação. A internet tornou-se fundamental pra EAD, veio como um meio de facilitar a vida das pessoas que necessitam, ou preferem fazer um curso a distância.

    ResponderExcluir
  3. Edvalda Pereira - turma 2/3ºperíodo/tarde G310 de maio de 2010 às 02:46

    A AED possibilita que pessoas ocupadas, sem disponibilidade de horários, possam otimizar seu tempo livre e ter acesso aos diversos campos do conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. A EAD ajuda não só estudantes como também professores a oferecer maiores oportunidades de ensino.

    Sabemos que no Brasil educação boa não é sinônimo de educação barata. Ambientes de EAD ajudam a baratear os custos de educação e, por isso, também ajudam a horizontalizar a qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  5. Boa escolha!!!
    Essa tema é bastante amplo e gera uma discussão que apresenta dois lados... O primeiro, é o da atenção que este alunos não tem como temos, e o outro é a disponibilidade de tempo, que por sua vez facilita a introdução em outra atividades! Mas eu tenho a prova viva de educação a distancia, minha irmã esta terminando a EAD e esta satisfeita com o curso! Então podemos sim dizer que valeu a pena esperar todas estas modificações do curso a distancia, pois ele ajuda e contribui para a vida daqueles que não tem tempo disponível para a aula presencial.
    Roberya Viana / 3º Período / G6 / tarde - turma 2

    ResponderExcluir
  6. Antes da EAD era mais restringida a forma de educar, hoje depois da EAD a educação ampliou através dos cursos a distância.

    ResponderExcluir
  7. De fato a internet não apenas ampliou os horizontes da educação a distância, como aproximou os alunos de seus professores...
    Contudo não estou subjugando o ensino por correspondência, mas acredito que a EAD (via internet)sem dúvida nenhuma, foi um grande passo para a educação. Prova disto é ampliação de nosso curso (Pedagogia), que embora hoje abranja muito mais alunos, não houve um comprometimento de sua qualidade.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário