quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Informática Educativa: o Projeto Formar

O projeto Formar tinha como objetivo principal a formação dos professores e técnicos da rede pública do Brasil para o trabalho com informática educativa. Como forma de viabilizar esse projeto foi criado o 1º curso de informática na educação, em 1987, que tinha como objetivos:
- Despertar uma nova geração de educadores, não apenas para dominar a ferramenta, mas analisar criticamente sua contribuição no ensino-aprendizagem;
- Ao final do curso, os professores-alunos iriam, em suas respectivas cidades, capacitar outros professores, por meio da multiplicação dos conhecimentos adquiridos no curso;
- Depois desse curso, as secretarias estaduais e municipais se sentiriam pressionadas a viabilizar a implementação do CIED (Centro de Informática e Educação).
O curso levou os professores-alunos a se iniciarem na discussão acerca do uso de computadores na educação para que, dessa forma, fosse fomentada a investigação e, possivelmente, as aplicações pedagógicas das tecnologias nas escolas.

Grupo: Dvane Virgínia, Cintya Tormes, Letícia Medeiros, Allane de Farias, Ludmilla Galdino e Giovanni Rodrigues.

REFERÊNCIA: OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: magistério, formação e trabalho pedagógico. São Paulo: Papirus, 2007.

6 comentários:

  1. oi pessoal,dei uma olhada nessa plubicação que vocês fizeram e vi como foi bom ter um projeto como O PROJETO FORMAR,pois como vocês mesmo escreveram ele iniciou e incentivou a discussão da entrada dos computadores dentro da escola,e a capacitação de profissionais para o uso dos computadores.Isso é importante pois precisamos de capacitação não só no uso dos computadores mais sim de todos objetos ditos tecnólogicos dentro da escola.

    kássya

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  2. Na verdade o projeto formar, para a época foi um grande avanço tecnológico, e o curso criado para a formação dos professores veio despertar um sentimento de necessidade do uso da informatica no processo de ensino aprendizagem. Eu preciso buscar saber se hoje continuam a existir estes cursos, e se após o término os professores se apropriam destas "máquinas" para auxiliarem o aprendizado dos seus alunos...

    Dvane

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  3. Proporcionar a formação de técnicos e corpo docente foi realmente um avanço tecnológico muito grande do Projeto Formar, além disso ele iniciou a discussão do uso de computadores na educação. E hoje, muitas escolas estão usando essa tecnologia como um recurso a mais para a aprendizagem.
    Alenilda

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  4. Eu fico aqui pensando como a tecnologia invadiu nossas escolas. Porém escutando uma diretora de uma escola pública ela dizia que na sua escola tem de tudo, como projetor de multimidia, sala de informática, tudo que uma escola gostaria de ter porém os professores não usam nada. Penso comigo, o que está faltando para estes professores utilizarem todos estes recursos...

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  5. O que está faltando para esses professores usarem todos esses recursos é qualificação, pois a tecnologia está dentro das escolas, mas nem todos os docentes estão preparados para o uso da tecnologia como um recurso facilitador da aprendizagem. E como disse Drucker" A tecnologia será importante, principalmente por que irá nos forçar a fazer coisas novas, e não por que irá permitir que façamos melhor as coisas velhas." Portanto, a tecnologia está exigido dos professores capacitação, qualificação e planejamento para executar melhor as aulas, as técnicas de ensino, e com isso ,tornar a aprendizagem dos alunos mais ativa e interativa.
    Alenilda

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  6. "Fazer coisas novas": eis a questão.
    A formação docente, principalmente a que ocorre em serviço, é UM GRANDE DESAFIO!
    Estruturar cursos que atendam as necessidades e expectativas dos docentes e que favoreça a aprendizagem de teorias tanto quanto suas aplicações nas práticas pedagógicas. As condições de trbalho do(a) professor(a) também devem ser consideradas nesse processo. É possível aprender algo depois de dois turnos de trabalho intenso, com inúmeros afazeres à espera em suas residências? Os professores em nosso país trabalham 04 turnos por dia, 07 dias por semana e ganham um salário indigno. Além disso, a educação é "um meio de vida" para muitos professores, não é "um campo profissional". Como ter compromisso ético e social com a profissão?

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