segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Informática Educativa: Caie/Seps por uma política mais explícita

Depois da criação do Projeto Educom, os pesquisadores envolvidos com a informática educativa, cobravam uma definição mais clara, por parte do MEC, para que uma política fosse seguida. Em 1986, foi criado o Comitê Assessor de Informática para a Educação. O comitê era formado por professores ligados ou não com a informática e funcionava da seguinte forma: o projeto tanto auxiliava as ações do governo, como elaborava diagnósticos e propostas para à implantação de políticas e programas de informática educativa. Dentre as suas propostas foi lançado o Programa de Ação Imediata em Informática na Educação, onde destacaremos sua relevância abaixo.


Programa de Ação Imediata em Informática na Educação


O programa foi criado pelo Caie, em 1987. Cientes de que o crescimento das atividades de informática deve ser compatível com o desenvolvimento do país, o Programa de Ação Imediata pretendia que a formação de recursos humanos, o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, dentre outras possibilidades, fossem viabilizados por meio de atividades direcionadas pelas instituições ligadas à educação e à cultura. Esse programa tentaria suprir a lacuna existente, não apenas em nível de ações a serem implementadas, como também nos aspectos filosóficos que iriam nortear as intervenções nas práticas pedagógicas.

Grupo: Janaína Gomes, Jayanne Santos, Michelle Ulisses, Erica Alves, Mariana Rodrigues, Karla Caroline, Morgana Kelly

Referência: OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: magistério, formação e trabalho pedagógico. São Paulo: Papirus, 2007.

Um comentário:

  1. oi meninas ,quero dizer que gostei do assunto publicado por vocês,pois podemos ver pelo menos a preocupação por parte do MEC ,com a entrada da informática nas nossas escolas .E isso é bem significativo,pois através dessas preocupações podemos ver que a informática que está dentro de nossa escola está acontecendo de forma organizada,favorecendo não só os alunos mais a sociedade em si.

    kássya

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