Com a possibilidade da inclusão digital nas escolas, não se deve apenas implantar equipamentos tecnológicos e, sim, capacitar o corpo docente para um domínio técnino e pedagógico das TICs. Paralelamente, deve ocorrer uma mudança nas metodologias utilizadas pelos profissionais da educação. As mudanças nos métodos devem voltar-se para uma melhor aprendizagem dos conteúdos curriculares por parte dos alunos. A produção do conhecimento não deve mais se restringir ao espaço físico escolar, mas oferecer oportunidades de aprendizagem em lugares diversos onde os sujeitos aprendentes se encontrem. A escola deve oferecer o ambiente propício ao uso das tecnologias e o professor deve possuir a capacitação necessária para produzir conhecimento com seus alunos/as. Desse modo, eles/elas terão uma melhor visão e compreensão das atividades pedagógicas realizadas. Acreditamos que não teremos uma escola nova, e sim, uma escola com novos recursos e metodologias.
Gérssica Nóbrega – 10926173
Juliália Cássia – 10923695
Maria Aparecida – 10923696
Rebeca Ferraz – 10926178
Taynná Henrique – 10926188
Concordo com tudo que está escrito, pois para a inclusão digital nas escolas se tornar realmente positiva como coadjuvante educacional, antes de mais nada, torna-se necessário que a mentalidade dos educadores seja mudada, que haja capacitação de todos que irão utilizar os equipamentos, juntamente com a mudança no currículo escolar, onde os educadores aprendam a utilizar essa nova tecnologia em favor da disciplina que está lecionando, buscando prender à atenção dos alunos, usando dinâmicas educativas e oferecendo oportunidades dos mesmos aprenderem mais e melhor tudo o conteúdo que está sendo colocado ao seu alcance no intuito de ter uma melhor visão e compreensão das atividades de cada disciplina. Dessa forma poderemos ter uma escola inclusiva, inovadora, e que usa a tecnologia a favor da educação.
ResponderExcluirRozário
Na verdade, existem várias escolas com ambientes equipados e propícios, prontos para o uso das tecnologias. Mas, falta o necessário, que são os/as professores/as capacitados/as. Por isso, esses ambientes se tornam apenas depósito de computadores.
ResponderExcluirMaria Luisa Lira de Araújo
gostei meninas dessa postagem ,possui um conteúdo riquissimo,bom seria que tudo que tem escrito nessa postagem estevesse em prática,para podermos possui uma educação com minimo de qualidade .
ResponderExcluirkássya dos Santos
Esse deve ser o pensamento de toda a escola, pois com toda a mudança ocorrida no mundo com relação à tecnologia, a escola jamais poderia ficar de fora da utilização desse recurso tão rico. Assim, com responsabilidade, interesse e dedicação, a escola conseguirá sair do limites da sala de aula e estimular o aluno a um mundo de novas descobertas onde quer que ele esteja.
ResponderExcluirLuzimeire Meireles
A competitividade está cada vez mais forte no mercado de trabalho e com o surgimento da inclusão digital nas escolas é necessário que o corpo docente esteja sempre se qualificando, buscando novos conhecimentos, novas descobertas, novas técnicas, novas metodologias para uma melhor aprendizagem na qual a tecnologia esteja voltada pra educação como forma de aperfeiçoar as técnicas de ensino.
ResponderExcluirAlenilda Araújo
Essa concepção é bastante importante, para que os métodos e as praticas de ensino seja analisada com atenção, tendo em vista as mais diversas propostas tecnológicas existentes.
ResponderExcluirParabéns pela postagem meninas!
Patrícia Fernanda Souza
O importante na discussão é compreender qual o papel "cognitivo" que compete aos sujeitos do processo educativo (professor e alunos). Pois, é evidente que a tecnologia não promove, por si só, mudança alguma. Pois, ela depende dos usuários para ter alguma função prática. São os usos e as lógicas que os governam que estão em questão aqui. Substituir um quadro negro por um data show não implica, efetivamente, em mudança na metodologia de ensino. É o fazer pedagógico que precisa ser continuamente (re)pensado e (re)criado pelos profissionais de educação.
ResponderExcluirA principio quero dizer que vocês colocaram deforma muito transparente o texto, ficou muito bom. Sabemos que é inevitável o uso das TIC's. As escolas então precisa buscar a implementação desta forma de transmissão do conhecimento. Este mundo cada vez mais globalizado almeja mudanças na educação, então nada melhor que ocorra de forma organizada e educaiva, vindo assim suprir as necessidades de todos.
ResponderExcluir