Qual a proposta e o principal objetivo do Projeto Educom e de seus Centros piloto?
A proposta do Projeto Educom seria de levar computadores às escolas públicas brasileiras.
A proposta do Projeto Educom seria de levar computadores às escolas públicas brasileiras.
Seu principal objetivo foi estimular o desenvolvimento da pesquisa multidisciplinar voltada para a aplicação das tecnologias de informática no processo de ensino-aprendizagem. Com este fim, a Comissão Especial de Informática da Educação (CE/IE) elaborou e aprovou, em 1983, o Projeto Educom. Das vinte e seis instituições públicas que se candidataram para sediar um dos centros piloto, responsáveis pela pesquisa, apenas cinco foram escolhidas, pois suas propostas se adequavam mais aos interesses do CE/IE. Os centros piloto tinham como objetivo desenvolver um experimento sobre a utilização do computador no ensino médio, avaliando os efeitos que essas tecnologias trariam à aprendizagem, à postura do professor e à organização escolar. Eis as cinco instituições, escolhidas em 1983 pelo CE/IE e um pouco da experiência de cada uma como centro piloto.
- Centro piloto Educom-UFRJ - Este centro piloto transformou-se na Coordenação de Informática da Educação Superior, direcionando suas pesquisas para três áreas: tecnologia educacional, tecnologia de software educacional e investigações sobre os efeitos sociais, culturais, éticos, etc., provocados pelo uso do computador no processo educacional. Atua na realização de cursos de especialização em tecnologia educacional, ensinando também nas graduações de licenciaturas e nos cursos de informática.
- Centro piloto Educom-UFMG - Desenvolve suas pesquisas nas áreas de: Informatização de escolas, desenvolvimento e avaliação de Programas Educativos pelo computador(PECs), capacitação de recursos humanos e utilização da informática na educação especial, primando sempre pela interdisciplinaridade, pela visão construtivista e pelo estudo das implicações sociopolítico-culturais da entrada dos computadores na educação.
- Centro piloto Educom -UFPE - Nos últimos anos, o Educom UFPE tem voltado suas atividades para três áreas: formação de recursos humanos, informática na educação especial e atividades de educação musical com uso de computadores. Atende professores das redes municipal e estadual de ensino e realiza cursos de extensão para alunos do curso de pedagogia e licenciatura. Procurou pesquisar e desenvolver uma metodologia de ensino apropriado para surdos. Para isso, utilizou a linguagem LOGO, no trabalho com deficientes auditivos, pois esta linguagem possui um desenho próprio para educação.
- Centro piloto Educom-UFRGS - Criou o laboratório de Estudos Cognitivos (LEC), em 1973, que investiga como o computador pode contribuir no processo de aprendizagem. Também pesquisou a utilização desses recursos na educação de crianças deficientes.
- Centro piloto Educom - Unicamp - Investiu na formação de recursos humanos, avaliando programas educativos e desenvolvendo uma metodologia de ensino com uso de computadores. Utilizou também a linguagem LOGO.
Estes centros dedicaram-se principalmente à formação de recursos humanos e produção de alguns softwares educativos, além da educação especial, entretanto houve momentos de dificuldades, especialmente financeiras, o que ocasionou a não realização de algumas das atividades planejadas.
REFERÊNCIA: OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: magistério, formação e trabalho pedagógico. São Paulo: Papirus, 2007.
Grupo: Ariane Farias, Christiane Celly, Danuza Carla, Elisângela de Sousa, Josenilma Cândido, Lygia Andrade, Luzimeire Meireles.
Como em todos os setores, na educação, as dificuldades sempre estiveram e vão estar presentes, e sempre faltará verba para a realização de algumas atividades planejadas, é ai que entra o educador com o desenvolvimento de alternativas pedagógicas, proporcionando a inclusão de novas formas de comunicação no processo didático-pedagógico, metodológico e prático para que a corrente criada com o Projeto Educom, não quebre e continue promovendo a integração entre o governo e as instituições, através da tecnologia da informática voltada para a educação. Com a criação do Projeto Educom, bem como dos projejtos que o sucederão, programas de ação imediata para formação de recursos humanos e para a implantação dos Centros de Informática, chegamos a conclusão que muito já foi feito, mas ainda falta muito a se fazer, o primeiro passo foi dado, mas estamos ainda engatinhando, necessitamos de mais ações governamentais relacionadas à informática na educação; do empenho dos professores e alunos na qualificação para uso dessas novas ferramentas, para que dessa forma, todos possam usufruir das tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Devemos ter ciência de que as ações não só dependem do governo, também dependem de nós.
ResponderExcluirRozário
olá meninas,estou passando para dizer de quanto é importante esse assunto que vocês plubicaram aqui no blog,esse projeto EDUCOM,tem um objetivo muito bom para com a educação de informática,bom seria que existisse recursos finaceiros para colocar todos esses planos em prática.
ResponderExcluirkássya
Temos uma caminhada de quase três décadas de ações e inciativas relacionadas com a Informática Educativa no Brasil e, ainda assim, o cenário predominante nas escolas públicas, pelo menos no nordeste, revela o quanto estamos distantes de utilizar "pedagogicamente" as tecnologias disponíveis nas escolas. Temos muito a fazer e a pesquisar para que possamos tirar proveito das TICs no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, vamos buscar pesquisas e políticas na área de Educação e Tecnologia e avançar no estudo do tema.
ResponderExcluirNosso país tem passado por muitos problemas na educação, mas acredito que existem profissionais responsáveis e capacitados para exercer e contribuir na educação. Uma prova disso foi a aprovação desse projeto, formado pela Comissão Especial de Informática da Educação (CE/IE)que elaborou e aprovou, em 1983, o Projeto Educom. Onde tem trazido uma significante contribuição para os profissionais da área e educandos.Cabe a cada um de nós levarmos a frente essa proposta,para que nossos alunos avancem no ensino-aprensizagem e nosso Brasil supere a alta taxa de analfabetismo ainda existente.
ResponderExcluirÉ importante ressaltar também, que mesmo com todos esses problemas quanto a utilização das Tics e os recursos disponibilizados, ao mesmo tempo podemos observar diversos estudos sendo desenvolvidos visando uma melhor reflexão e utilização dos computadores e softwares educativos.
ResponderExcluirPatrícia Fernanda Souza.
Gostei bastante deste texto, pois específicou de forma clara a proposta e os objetivos do projeto educom. Colocou-se também os centros pilotos de forma simples e transparente. Este texto então mostra as iniciativas do Brasil na construção de um país integrado com as novas propostas de crescimento educacional, sempre em busca do desenvolvimento.
ResponderExcluirERICA ALVES TOMAZ DA SILVA 10926184
boa noite, muito bom o texto, estou fazendo licenciatura da computação, e esse texto está sendo muito útil.Gostaria de saber a fonte pra eu citar no meu trabalho.
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