AS TECNOLOGIAS E AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E NO TRABALHO DOCENTE (Vani Moreira Kensky)
UM PONTO BÁSICO: A INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA
Um dos pontos tratados no texto da autora é a necessidade das instituições de ensino em adquirir uma infraestrutura adequada para a implantação das tecnologias na escola.
Para começar, torna-se necessário a criação de um laboratório de informática a partir da aquisição de computadores em números suficientes para atender a demanda de alunos(as) existente, além de equipamentos e serviços velozes de conexão à internet, podendo ser via linha telefônica, cabo, rádio e outros periféricos necessários para o uso dos computadores. Será preciso também a criação, ampliação e manutenção de bibliotecas, salas de audiovisual e outros espaços de uso das tecnologias, bem como, a qualificação de todos os membros da comunidade escolar.
Torna-se necessário também que se tenha profissionais qualificados que garantam a manutenção dos equipamentos para proporcionar a continuidade das atividades técnicas e pedagógicas. Todas essas medidas proporcionarão à escola, alcançar e usar as tecnologias disponíveis hoje, permitindo a interação das instituições de ensino com o avanço tecnológico global. Pois, a conexão à rede permite o acesso à informação e possibilita a socialização de indivíduos e/ou grupos de pessoas.
Tomando essas medidas, podemos ampliar o espaço de intervenção e ação da escola, tornando assim possível, as atividades integradas entre todos os grupos e indivíduos envolvidos.
GRUPO 1
Alenilda Araújo de Souza Procópio
Kássya dos Santos da Silva
Maria Luiza Lira de Araújo
Márcia Lopes Silva de Farias
Maria de Fátima da Silva Santos
Maria do Rozário Fonseca Azevedo.
REFERÊNCIA: KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003, p. 69-82.
É verdade a infraestrutura é muito importante para dar acesso a comunidade escolar a várias formas de se chegar a informação. E a escola é o espaço adequado para todas as formas de interação ou caminho para as diversas formas de se chegar ao saber. Diante da sociedade do conhecimento ter um ambiente com uma infraestrutura adequada, profissionais qualificados é a melhor maneira para interagir nas redes e transformar as informações presentes em conhecimento.
ResponderExcluirGrazielli Martins
Se a infraestrutura não for satisfatória, ocorrerá efeito contrário ao esperado, ao invés de aprendizagem, estará pronto mais um grande problema para escola resolver. A insatisfação gerará a falta de interesse de todos e consequentemente um grande prejuízo.
ResponderExcluirO comentário acima foi postado pela aluna Luzimeire Meireles.
ResponderExcluirA infraestrutura tecnológica é condição primeira para o uso. Não posso usar uma tecnologia X ou Y se não disponho dela. Contudo, de nada adianta ter tecnologia e não saber o que fazer com ela e nem tão pouco garantir o seu funcionamento (manutenção). A tecnologia ainda é um artefato caro e sua manutenção depende da garantia de recursos financeiros para despesas com equipamentos e serviços. Às vezes, os laboratórios de informática são montados e funcionam por pouco tempo, até que ocorra algum problema técnico que fica sem solução e inviabiliza o seu uso por falta de verba.
ResponderExcluirO uso das tecnologias requer uma segurança, como são investimentos altos, é necessario um espaço adequado as necessedades funcionais dos equipamentos.Isto propociona um maior conforto aos sujeitos que fazem uso destes equipamentos. Além da infraestrutura do espaço, necessita-se de regular manutenção, pois sabe-se da fragilidade tanto dos equipamentos quanto do espaço. Sabemos que para a implementação destas novas tecnologias é primordial um planejamento que inclua o espaço adequado.
ResponderExcluirERICA ALVES TOMAZ DA SILVA - 10926184