terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tecnologias nas instituições de ensino: a formação adequada dos professores.




Atualmente, existem infinitas possibilidades de acesso à mídia. Segundo a autora do texto,Vani Moreira Kenski, cabe à escola que irá introduzir a tecnologia em suas atividades pedagógicas escolher, junto com seu corpo docente e inserir em seu Projeto Pedagógico, a maneira mais adequada de como irá utilizar esse meio para atingir seus objetivos educacionais. Para tanto, é preciso, não apenas ter o domínio sobre saberes técnicos sobre os equipamentos a serem utilizados, mas, principalmente, que os/as professores/as estejam seguros pedagogicamente para inclui-los em suas práticas em sala de aula. Geralmente, as escolas adquirem os equipamentos, mas os professores, sem a devida capacitação, não conseguem utilizá-los adequadamente, com aproveitamento pedagógico, e terminam por repetir as mesmas metodologias usadas anteriormente em sala de aula, ocasionando dessa maneira, a insatisfação tanto dos/as professores/as quanto dos/as alunos/as e a subutilização dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.





Grupo 4:


Ariane Farias

Christiane Cely Fernandes de Melo

Danuza Carla Alves Leite

Elizângela de Souza Barros

Josenilma Cândido Dutra de Andrade

Lygia Andrade de Aquino

Luzimeire Meireles Malaquias




REFERÊNCIA: KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e à distância.Campinas: Papirus, 2003, p. 69-82.

3 comentários:

  1. oi garotas estou passando por aqui para escrever o quanto é importante essa parte que vocês falaram nessa postagem sobre o planejamento dos professores e todos os profissionais de uma escola precisam terem para poderem utilizar computadores de forma adequada dentro da sala de aula e dentro da própria escola como o todo.

    kássya dos Santos

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  2. Não adianta apenas colocar os computadores dentro da escola, os professores tem que saber como irá lidar com estes para que conduza os alunos na busca pelo conhecimento, sem deixá-los pensar que são incapazes diante desta nova tecnologia que está no interior das escolas.
    Taynná Henrique

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  3. A formação docente é, de fato, um dos elementos mais importantes quando falamos em tecnologias na escola. Contudo, essa formação não pode ser pensada como momentos isolados e curtos que acontecem em cursos de capacitação. Ela precisa ser compreendida como ação contínua, que é inerente ao exercício de sua profissão. Logo, a formação docente é tanto responsabilidade das instituições de ensino (administradores) quanto do próprio(a) professor(a) que precisa investir no seu conhecimento e no seu aperfeiçoamento profissional.

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