Atualmente, existem infinitas possibilidades de acesso à mídia. Segundo a autora do texto,Vani Moreira Kenski, cabe à escola que irá introduzir a tecnologia em suas atividades pedagógicas escolher, junto com seu corpo docente e inserir em seu Projeto Pedagógico, a maneira mais adequada de como irá utilizar esse meio para atingir seus objetivos educacionais. Para tanto, é preciso, não apenas ter o domínio sobre saberes técnicos sobre os equipamentos a serem utilizados, mas, principalmente, que os/as professores/as estejam seguros pedagogicamente para inclui-los em suas práticas em sala de aula. Geralmente, as escolas adquirem os equipamentos, mas os professores, sem a devida capacitação, não conseguem utilizá-los adequadamente, com aproveitamento pedagógico, e terminam por repetir as mesmas metodologias usadas anteriormente em sala de aula, ocasionando dessa maneira, a insatisfação tanto dos/as professores/as quanto dos/as alunos/as e a subutilização dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Tecnologias nas instituições de ensino: a formação adequada dos professores.
Grupo 4:
Ariane Farias
Christiane Cely Fernandes de Melo
Danuza Carla Alves Leite
Elizângela de Souza Barros
Josenilma Cândido Dutra de Andrade
Lygia Andrade de Aquino
Luzimeire Meireles Malaquias
REFERÊNCIA: KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e à distância.Campinas: Papirus, 2003, p. 69-82.
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oi garotas estou passando por aqui para escrever o quanto é importante essa parte que vocês falaram nessa postagem sobre o planejamento dos professores e todos os profissionais de uma escola precisam terem para poderem utilizar computadores de forma adequada dentro da sala de aula e dentro da própria escola como o todo.
ResponderExcluirkássya dos Santos
Não adianta apenas colocar os computadores dentro da escola, os professores tem que saber como irá lidar com estes para que conduza os alunos na busca pelo conhecimento, sem deixá-los pensar que são incapazes diante desta nova tecnologia que está no interior das escolas.
ResponderExcluirTaynná Henrique
A formação docente é, de fato, um dos elementos mais importantes quando falamos em tecnologias na escola. Contudo, essa formação não pode ser pensada como momentos isolados e curtos que acontecem em cursos de capacitação. Ela precisa ser compreendida como ação contínua, que é inerente ao exercício de sua profissão. Logo, a formação docente é tanto responsabilidade das instituições de ensino (administradores) quanto do próprio(a) professor(a) que precisa investir no seu conhecimento e no seu aperfeiçoamento profissional.
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