quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Educação e Tecnologias (Prof. Ladislau Dowbor)

Entrevista com Prof. Ladislau Dowbor.
Programa Caminhos (Rede Vida)

Na entrevista, o professor menciona alguns pontos importantes para subsidiar nossas discussões acerca da relação entre Tecnologia e Educação, foram eles:

1. Ampliação do universo de conhecimentos.
2. A mudança necessária consiste não apenas em alterações no currículo e, sim, nas metodologias e na organização do trabalho pedagógico.
3. A necessidade de formação ao longo da vida.
4. A escola como espaço articulador/organizador do conhecimento humano.
5. A escola como espaço aberto para "o aprender" em qualquer idade. (flexibilidade no acesso ao ensino).
6. Buscar a relação entre as teorias e os conhecimentos científicos e as experiências cotidianas das pessoas.

Profa. Lebiam Tamar.

Mais informações: http://dowbor.org/

Indicação de leitura: Livro Tecnologias do Conhecimento. Editora Vozes. 2008.

Vamos debater sobre o conteúdo da entrevista em nossos comentários!


12 comentários:

  1. Com relação a esta entrevista realizada pelo Programa Caminhos da Rede Vida de televisão, onde o professor Ladislau Dowbor, relata sobre pontos importantes acerca de Tecnologia da Educação, onde se incere a transformação dos sistemas de educação em função das tecnologias novas e exigências atuais do mercado de trabalho na política de emprego e na área institucional, levando-se em consideração a globalização, vemos que o conhecimento não tem limites, cada dia surgem novidades e precisamos estar preparados para as mudanças que nos chega. Com relação a educação, precisamos sempre aperfeiçoar as metodologias de ensino, além de reorganizar sempre o nosso trabalho pedagógico, com isso o currículo estará em alterações constantes. Sabemos que a escola é um espaço aberto para a aprendizagem e destinada a todos, independente de raça, etnia, idade, classe social, etc, é um espaço articulador e organizador de conhecimentos humanos onde a flexibilidade no acesso ao ensino, deve estar sempre em uso, buscando a relação entre as teorias, as práticas e os conhecimentos científicos aliadas as experiências do nosso cotidiano.
    Rozário

    ResponderExcluir
  2. Todos os pontos me chamaram a atenção , principalmente a necessidade de formação ao longo da vida. É imprescindível na vida de todo educador a necessidade de continuar aprimorando seus conhecimentos. As vezes o professor conclui seu curso na área de educação e acha que foi o suficiente e por ali vai estacionando, não lê, não busca a formação continuada. Enquanto nos mantivermos vivos nesta vida, sempre precisaremos aprender, fazendo sempre melhor.
    A escola como espaço articulador/organizador do conhecimento humano, me leva a refletir sobre como muitos educadores ainda entram na sala de aula como o detentor da verdade, ignorando todo o conhecimento que o aluno traz consigo. O aluno não tem vez nem voz, cada aula é apenas um monólogo. Vale salientar que é bem mais fácil a aula dessa forma, para aqueles que não buscam, e planejam suas aulas.
    É preciso que nós futuros pedagogos possamos fazer a diferença, depois de passarmos um semestre estudando a importância do uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem. È preciso tomar uma decisâo QUAL CAMINHO VAMOS SEGUIR?
    dvane

    ResponderExcluir
  3. Dvane e Rozário,

    As mudanças anunciadas precisam ser pensadas e construídas nas instituições de ensino e são bem mais complexas do que imaginamos. Isso porque envolvem fatores objetivos e subjetivos sobre os quais jamais teremos total controle. Nesse sentido, precisamos ter uma atitude atenta para perceber o que é possível fazer em cada contexto e, desse modo, avançar rumo à educação que idealizamos/teorizamos.
    Profa. Lebiam.

    ResponderExcluir
  4. Indiscutivelmente, a inovação tecnológica trás novos conhecimentos, novas técnicas, novos equipamentos, novas metodologias elevando o índice de desenvolvimento da aprendizagem, e com isso, adequando-se as necessidades atuais de velocidade e universalidade da transmissão das informações em função da quantidade que são geradas, bem como permitindo alcançar públicos diferenciados como, por exemplo, portadores de necessidades especiais através de novos aplicativos desenvolvidos para uso em computadores que antes não tinham acesso direto à informação. Essas inovações requerem mudanças e alterações na organização do trabalho pedagógico e nas metodologias de ensino, por exemplo, o professor é um gestor em sala de aula. Ele motiva, lidera, planeja, organiza, define tempo, conteúdos, abordagens, estratégias metodológicas, tecnologias e processo de avaliação. Ao educar com TICs, todas essas atividades se renovam ampliando o conhecimento do professor e dos alunos. Porém é necessário que o professor continue buscando uma nova qualificação, ou seja, uma formação continuada. A escola como espaço físico está destinada a todos, pois é um ambiente de comunicação e conhecimento. Ela é o acesso ao ensino, às teorias, as práticas e os conhecimentos científicos.
    Alenilda

    ResponderExcluir
  5. Em todas as áreas é visível a necessidade de pessoas capacitadas para o uso das novas tecnologias. Os docentes,no entanto, precisam estar sempre em reciclagem, em aprimoramento constante, pois exercem sua função em um dos maiores locus transmissores de conhecimento, cultura, hábitos, etc., e além disso, sempre nos deparamos com novas tecnologiasonde quer que vamos, onde o indivíduo precisa saber manuseiar tal instrumento para que consiga ter a resposta desejada. A geração que desfruta do bem da terceira idade, necessita estar atualizada para não ficar ainda mais para trás.

    Rebeca Ferraz.

    ResponderExcluir
  6. O tempo não para. E esse caminhar contínuo, exige reciclagem, mudanças e transformações, às quais acarretam em um aumento de conhecimento. A escola, porém, tem a responsabilidade, ou seja,o dever de está empenhada em repensar o seu planejamento educacional para poder se atualizar e melhor transmitir tantos novos conhecimentos.

    Maria Luisa Lira de Araújo

    ResponderExcluir
  7. Prof. Ladislau Dowbor propõe a inserção da tecnologia nas escolas, de certa forma para que auxilie no conhecimento, precisa ocorrer mudanças onde a escola não apenas acumule o conhecimento nos alunos, mas ensine-os a organizar estes, investir para que os estudantes conheçam a area de atuação profissional, ao sair do ambiente escolar poderá facilitar sua opção de mercado de trabalho, tornando ultrapassada a idéia de estudar, trabalhar e aposentar.Afirma que segundo Monteau, sec.XVI, França:" A cabeça não tem que ser bem cheia e sim bem feita", ou seja, não adianta ter várias informações e não saber como utilizá-las.
    Taynná Henrique

    ResponderExcluir
  8. Esse vídeo vem reafirmar o que já vem sendo dito nas discussões em sala de aula. Nos tempos de hoje,é de grande importância o docente estar preparado e atualizado para receber e saber lidar com as novas tecnologias do momento.Para o Prof. Ladislau Dowbor,é preciso que a escola não seja apenas lecionadora mas também organizadora dos conhecimentos,dinamizando-os da melhor forma possível.O que mais chamou atenção na fala do Prof. foi a questão da metodologia,onde esta teria que se modificar de modo que ela facilite a compreensão do aluno.


    --> Gérssica da N. Gomes

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal,dei mais uma assistida a esse video e vi como o mesmo nos trouxe bons motivos para se regozijarmos com as nossas preocupações e debates realizadas em nossa sala de aula,de forma clara e simples o prof.Ladislau Dowbor nos troxe um resumo de nossas preocupações e necessidades para com a entrada e acesso as tecnologias no ambiente escolar.

    kássya dos santos

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a fala do Prof. Ladislau Dowbor na entrevista quando diz que " surge a necessidade de conhecimento em todas as áreas.. não basta apenas mudar o currículo escolar.. a escola precisa ser mais organizadora e articuladora do conhecimento... o espaço do conhecimento está se modificando.."
    Passando a nos fazer repensar e refletir sobre as nossas praticas.

    Patrícia Fernanda Souza.

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante a entrevista com o professor Ladislau Dowbor, principalmente a fala dele com relação à importância da mudança de metodologias utilizadas no ambiente escolar. A escola precisa estar antenada ao que acontece ao redor e, incorporar os alunos nesse meio virtual é de suma importância. Podendo haver, uma maior interação entre professor-aluno, além de tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas, facilitando a compreensão dos alunos nos diversos conteúdos ministrados.

    Danuza Carla

    ResponderExcluir
  12. O Prof. Ladislau Dowbor, aborda temas relevantes para nossos estudos sobre tecnologia, principalmente a questão das metodologias, em que ressalta uma nova mudança na organização no projeto pedagógico da escola, que aponta a contínua formação dos professores para que os mesmo possa acompanhar essa nova geração. Um outro ponto bem interessante é quando ele menciona a TV como fonte de informação, que está sendo muito pouco "aproveitado" no sentido de passar conhecimentos culturais para essa massa que tem acesso a tic, o professor deixa bem claro o quanto a TV hoje não contribui para um conhecimento científico, formal, social - cultural e sim muitas informações banais, curiosidade - fofocas que não ajuda na aprendizam, só dificultam mais ainda o processo de educação formal - intelectual. Polliana Marques

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário