terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dispositivos móveis e seus usos educacionais



G1: Alenilda, Kassya, Maria do Rozário

A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia é usada com objetivos educacionais, procurando auxiliar o processo ensino-aprendizagem e oferecendo formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, preocupando-se com as técnicas e seu uso adequado às necessidades e à realidade dos alunos, da escola, do professor e da cultura em que a educação está inserida no contesto atual.
O uso das tecnologia no currículo escolar têm assumido grande importância, devido as mesmas prporcionarem um melhor desenvolvimento, linguístico e cognitivo dos alunos, fazendo com que o processo de aprendizagem atenda seus fins, além de atender os requisitos do mercado de trabalho.
Neste painel temático, tratamos da utilização dos dispositivos móveis na educação, onde destacamos alguns deles: Quadros interativos, Computadores portáteis, Projetores de vídeo, Calculadoras gráficas, científicas, elementares, Sensores, Telefonia celular, PDAs, Leitores de áudio digital, Ipod, Câmeras de vídeo, entre outros. As tecnologias da computação móvel encontram-se em constante evolução e a utilização dos dispositivos móveis criou um novo conceito de aprendizado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação, onde foram destacadas suas funções e seus usos, vantagens e desvantagens. Salientamos a preocupação dos criadores desses dispositivos em fornecer um ambiente de aprendizado que ponha sempre à disposição do usuário a informação mais atualizada possível.
Desta forma, o m-Learning surge como uma importante alternativa de ensino e treinamento a distância, na qual podem ser destacados os seguintes objetivos: Melhorar os recursos para o aprendizado podendo contar com dispositivos computacionais para execução de tarefas, anotação de idéias, consulta de informações via Internet, registro de fatos através de câmera digital, gravação de sons e outras funcionalidades existentes; prover acesso aos conteúdos didáticos em qualquer lugar e a qualquer momento, de acordo com a conectividade do dispositivo; aumentar as possibilidades de acesso ao conteúdo, incrementando e incentivando a utilização dos serviços providos pela instituição educacional; expandir estratégias de aprendizado disponíveis e fornecer meios para o desenvolvimento de métodos inovadores de ensino e de treinamento.
Vale salientar que a maioria dos dispositivos móveis são de usos pontuais, com grandes limitações no seu uso, quais sejam: tela pequena, leitura de texto difícil, teclados virtuais que tornam a escrita de texto ineficiente para e-mail ou textos,etc., além do alto custo para aquisição. Mesmo apresentando algumas desvantagens, os dispositivos móveis servem como tecnologias de apoio à aprendizagem, onde os educadores tem a oportunidade de possibilitar aos alunos o aprendizado por experimentação, pois o aluno poderá movimentar-se, ouvir, ver e manipular objetos, como se estivesse no mundo real, além de ser um forte aliado no processo de construção e reconstrução do conhecimento.

Grupo 1:
Alenilda Araújo de Souza Procópio
Kássya dos Santos Silva
Maria do Rozário Fonseca Azevedo

Para saber mais, acessem os links abaixo.
Referências:

9 comentários:

  1. Dispositivos Moveis, entre eles se destacam Notbook, Ipod, Leitor de MP3, ficando claro com a apresentação das colegas que PDA- significa reprodução de áudio, vídeos e animação em flas, permitindo acesso a email sendo usado como armazenamento de dados;
    Já o SMART PHONE tem varias funções e entre elas é a de fazer download, a única diferença entre PDA e SMART PHONE é que o PDA não possui telefonia.
    Esses dispositivos aumenta a possibilidade de acesso ao conhecimento sendo eles uma informática educativa que deve está incluída no projeto pedagógico de uma forma global, onde todos tenham acesso a essas novas
    tecnologias em favor da aprendizagem.


    Aluna: Maria Aparecida Rosa de Andrade -10923696

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  2. Com a Chegada das TIC's ( Tecnologia de Informática e comunicação ), o processo de aprendizagem ganhou novos aliados, pois a utilização dos dispositivos móveis veio dá novas oportunidades de mudanças, tornando as aulas mais dinâmica. Por ser dispositivos de pequenos e portáteis, que podem ser levados no bolso,como é o caso do celular, PDA, smartphone entre outros. Mas é bom ressaltar que os professores que os professores devem estar envolvidos no processo de integração, com esses dispositivos móveis, eles precisam aceitar e compreender essa inovação para ter sucesso no ensino/aprendizagem.

    Aluna: Juliália Cássia Alves Bezerra - 10923695

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  3. É verdade, os dispositivos moveis estão aí para nos auxiliar ao que diz respeito a educação também, a exemplo do laser.... etc.
    Cabe a nós, pensarmos de que forma nos será útil também no âmbito escolar, e acredito ser este um dos grandes desafios.
    O mp3, os gravadores e demais materiais para gravações são outro exemplo de companheiros frequentes dos estudantes hoje em dia, através deles podemos gravar aulas, palestras dentre outros eventos.

    Patrícia Fernanda Souza.

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  4. Os dispositivos móveis estão a disposição para nos auxiliar e tornar as aulas mais atrativas para os alunos e até para os próprios professores. Porém, alguns desses dispositivos ainda são muito caros, dificultando assim, a chegada destes até os alunos de escolas públicas. O notbook é um exemplo de dispositivo móvel que o governo já consegui incluir nas escolas, mas existem outros que só chegarão nas escolas dependendo da condição financeira do aluno, para que este possa adquirir o dispositivo e assim ter acesso aos mais sofisticados. O celular, na minha opinião, não foi a escola , mas sim a mídia e a sociedade que precisou adquirir este dispositivo por ser mais útil para resolver problemas de distância entre as pessoas, porém tem aqueles que só servem para telefonar e tem aqueles que possuem alguns requisitos a mais como: gravador, câmera, MP3, entre outros, ficando a gosto do consumidor o tipo de celular que irá comprar. Sendo estes mais caros e com mais funcionalidade que os outros.

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  5. Janaína Gomes Fernandes1 de outubro de 2010 às 10:18

    Ressaltar a importância dos dispositivos móveis na educação é, a meu ver, adentrarmos num universo de múltiplas possibilidades, pois o desafio posto, tanto no âmbito da garantia quanto no da real funcionalidade é o que nos instiga atualmente. Pensar nestes dispositivos como forma de auxílio no processo de construção do conhecimento é bastante salutar, pois além de serem novas ferramentas no espaço da sala de aula, permite a interação tanto com o espaço escolar quanto o espaço que é próprio de cada ser. Porém, isso tudo cabe indagar quando estas ferramentas vão realmente ser garantidas, pois não adianta reforçarmos a sua importância sem que elas sejam reais na vida do aluno.

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  6. Neste painel, as colegas destacaram que os dispositivos móveis criaram um novo conceito de aprendizado através do seu uso na educação.
    Desta forma, a escola, como é a grande responsável pela construção do conhecimento, tem como incumbência explorar esses dispositivos e através dos recursos oferecidos por eles, promover uma melhor compreensão para determinados assuntos. Esses novos recursos tecnológicos vêm fazer a diferença, junto ao professor e o aluno que tendem a submeter-se às novas tecnologias, ficando, dessa maneira, atualizados. Abastecidos desse saber, poderão sobressair melhor na vida cotidiana.

    Maria Luisa Lira de Araújo

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  7. Que bom que a educação tem encontrado ferramentas para incentivar mais os alunos e professores! As novas tecnologias não só facilitam o trabalho do aluno como lhe abre novos horizontes para o conhecimento. Mas infelizmente estes são recursos que só serão utilizados por uma minoria, pois são recursos caros, que dificilmente farão parte do cotidiano das escolas públicas, tanto pela falta de incentivos governamentais, quanto pela dificuldade do próprio professor e da escola se adaptar a inovações deste nível.
    Luzimeire Meireles

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  8. Apesar de algumas desvantagens dos dispositivos móveis como por exemplo o custo, consigo perceber nesses recursos "novos", um grande trunfo para nós (futuros) educadores. Os alunos poderão aprender de maneira diferente através da experimentação. Vão ver, ouvir, mexer e vivenciar nos dispositivos móveis tudo aquilo que eles pensariam que poderia ser visto apenas pelo livro didático, sem dúvida alguma um grande avanço para a educação.

    Danuza Carla A. Leite

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  9. Acrescento a nossa pesquisa, que os dispositivos móveis que os alunos mais dispõem são os celulares e que esses dispositivos podem ser aplicados pedagogicamente por eles, fazendo entrevistas, filmando, gravando, enfim, utilizando os celulares para fazer trabalhos e pesquisas tanto na escola quanto fora dela, sendo assim uma ferramenta de grande valia para os trabalhos pedagógicos, quando o professor desejar usar a tecnologia como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
    Rozário.

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