quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Softwares de Autoria

Softwares são programas instrutivos utilizados na manipulação e redirecionamento de uma dada informação, a fim de atender a necessidade dos usuários e quando executados produzem funções determinadas. O software de autoria é um programa equipado com diversas ferramentas de multimídia que permitem o desenvolvimento de uma variedade de atividades alternativas que podem estimular o desenvolvimento cognitivo, a linguagem e a autonomia dos usuários.
O uso desta tecnologia na educação permite que o professor acompanhe e utilize os recursos oferecidos como uma ferramenta pedagógica, favorecendo assim o processo ensino-aprendizagem. O professor contribuirá como mediador do conhecimento e o aluno não mais será um mero espectador, mas, sim um sujeito ativo e participativo no seu processo de construção do conhecimento.
Softwares de autoria como o Visual Classe, Everest, Hiperstudio, Illuminatus e Active 3 são utilizados em atividades pedagógicas tanto com crianças quanto com adolescentes no intuito de facilitar a aprendizagem nas disciplinas de matemática, português, história etc. Há softwares que possuem ferramentas que possibilitam a edição de imagens, de animação, de textos e a construção de imagens geométricas. Tudo articulado para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos e estimular a coordenação motora, a memória e a organização do pensamento.
Para o professor, os softwares de autoria são importantes, pois ajudam a entender as necessidades e dificuldades do aluno, por meio das informações que ficam registradas em um banco de dados do servidor e permitem saber todas as tentativas do aluno até que ele obtenha a alternativa correta. Desse modo, essas informações servem para que a escola tenha a possibilidade de trabalhar com cada aluno os seus pontos fracos no processo ensino-aprendizagem.

Referências.

BENETTI, Michele Nunes. A informática educativa como estratégia para melhorias na educação publica Brasileira: Uma analise sobre o software de Autoria Visual Class. Disponível em: >

NEITZEL, Luiz Carlos etal. Análise de software educacional. Disponível em: www.eps.ufsc.br/disc/intromc/anal4/sld001.htm

VASCONCELOS REIS, Roselene Maria de. Softwares de autoria: possibilidades e limites da interação e multimediação como concepção pedagógica. Disponível em: www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/monografias/monografias/monografia_roselene.pdf.


GRUPO:

Anielle Lopes
Eduarda Rossane
Mônica Duarte

7 comentários:

  1. Os softwares em geral, possibilitam aos alunos a aprendizagem com um método diferente. No entanto, os softwares de autoria trazem consigo uma melhor observação do(a) professor(a) e da escola sob o aluno, fazendo com que o aluno possa ir além das suas expectativas diante de uma atividade, ou seja, que o aluno consiga desenvolver com intensidade - para que haja um aperfeiçoamento - aquilo que a escola e o(a) professor(a) identificou como "ponto fraco".

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, citamos a importância do processo ensino-aprendizagem, o professor como articulador..
    No intuito de conseguimos trazer o aluno para as praticas propostas, faz-se necessários nos utilizarmos desses métodos, que são de bastante relevância na educação.

    Patrícia Fernanda Souza Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  3. Esta é sem dúvida uma das melhores criações para ajudar aos alunos no processo de ensino-aprendizagem, pois visando atender as necessidades educacionais, foram criados os programas softwares, que possibilitam aos alunos o uso direcionado dos mesmos dentro de cada disciplina que os empregar. Com os softwares de autoria o aluno pode desenvolver muitas atividades estimulando assim o seu desenvolvimento, cognitivo e lingüístico, bem como sua autonomia quanto ao desenvolvimento de programas educativos criados por ele, possibilitando ao professor acompanhar o desenvolvimento do aluno como mediador, usando os recursos oferecidos como ferramenta pedagógica, ajudando a entender as dificuldades dos alunos, através de registros gravados no banco de dados desses softwares, sendo possível trabalhar os pontos fracos dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Esta é sem dúvida uma das melhores criações para ajudar aos alunos no processo de ensino-aprendizagem, pois visando atender as necessidades educacionais, foram criados os programas softwares, que possibilitam aos alunos o uso direcionado dos mesmos dentro de cada disciplina que os empregar. Com os softwares de autoria o aluno pode desenvolver muitas atividades estimulando assim o seu desenvolvimento, cognitivo e lingüístico, bem como sua autonomia quanto ao desenvolvimento de programas educativos criados por ele, possibilitando ao professor acompanhar o desenvolvimento do aluno como mediador, usando os recursos oferecidos como ferramenta pedagógica, ajudando a entender as dificuldades dos alunos, através de registros gravados no banco de dados desses softwares, sendo possível trabalhar os pontos fracos dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

    Rozário

    ResponderExcluir
  5. Janaína Gomes Fernandes29 de outubro de 2010 às 10:55

    Dentro das propostas das TIC's na educação e dentre os vários estudos sobre o elas, os softwares de autoria se mostram como mais uma das possibilidades de o aluno cada vez mais ser, também, construtor de seu conhecimento. Nos softwares de autoria- e em algumas outras propostas- a mediação do professor é sem dúvidas uma das grandes chances do aluno está amparado para estes novos desafios e perceber que o status de mero receptor e executor de tarefas está sendo desconstruído.

    ResponderExcluir
  6. É um programa que possui diversas ferramentas de multimídia, permitindo o desenvolvimento de uma variedade de atividades, que podem estimular o desenvolvimento cognitivo do aluno, ajudando a desenvolver também a linguagem e a autonomia.

    MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE - 10923696

    ResponderExcluir
  7. Um dos melhores temas abordados entre as apresentações, pois esses softwares proporcionam um controle maior do aluno sobre essa ferramenta tecnológica, possibilitando criar, interagir, e ajudam a entender as dificuldades do aluno e proporcionam uma solução mais prática e objetiva. É realmente excelente para o uso educativo.

    MARIANA RODRIGUES DE SOUZA

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário