terça-feira, 10 de agosto de 2010

Gestão: o principal desafio às instituições educacionais

As Tecnologias e as Mudanças necessárias nas Instituições de Ensino e no Trabalho Docente
De acordo com Kenski (2003), o processo de gestão do uso de tecnologias nas instituições de ensino não diz respeito apenas aos aspectos administrativos, financeiros, contábeis e de recursos humanos que podem ser organizados e controlados por meio de programas e planilhas eletrônicas. Ou seja, a gestão administrativa da escola com o auxílio de computadores. Ela ressalta que, com as novas tecnologias, sobretudo com o uso das redes, a gestão da escola envolve aspectos administrativos, pedagógicos e políticos. A velocidade de comunicação nos novos meios de tecnologia requer a garantia da autonomia dos sujeitos educativos para a tomada rápida de decisões e para a realização de projetos de pesquisa entre alunos de uma mesma instituição, ou ainda, de instituições diferentes que se constituem como oportunidades de novos momentos de interação que ultrapassam os horários e espaços restritos das salas de aula.

Grupo: Annyelle Lopes, Eduarda Rossane, Evanuza Batista, Giacomo Galdino, Mônica Duarte



KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003, p. 69-82.

3 comentários:

  1. olá garotas ,estou passando para elogiar a postagem de vocês ,nesse momento nesta postagem podemos identificar a verdadeira necessidade da escola na questão de possuir computadores ,que é de possuir pessoas preparadas para se utilizar desses instrumentos inovadores no meio educacional.

    kássya dos Santos

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  2. Mais uma vez a tecnologia se faz presente e temos que estar sempre preparados, não nos restringindo apenas ao laboratório de informática.
    Parabéns pela postagem meninas!

    Patrícia Fernanda Souza.

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  3. Atentem para a importância da gestão educacional no processo de mudanças na instituição de ensino. É claro que o(a) gestor(a) sozinho(a) não é capaz de realizar as mudanças necessárias. Mas, ele(ela)é o grande articulador e incentivador do processo. Quanto maior sua visão política e pedagógica, maiores as possibilidades para a instituição de ensino que administra. O corpo docente tem papel importante na gestão e deve colaborar, participando ativamente da tomada de decisões e do diagnóstico dos problemas a serem enfrentados.

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