quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tecnologias na Educação Infantil

Quando somos questionados sobre a necessidade de uma criança de Jardim I, ou mesmo de três anos acima, freqüentar o laboratório de informática, temos a oportunidade de explanar nossa opinião sobre tal questionamento, tão freqüente entre os pais. O computador, utilizado na educação infantil, é utilizado para brincar e aprender. Brincar sim, por que não? Além de dar ao professor a oportunidade de reforçar conteúdos, trabalhar cores, formas e números e principalmente fazer a criança pensar. Quando a criança usa um software, adequado a sua faixa etária, ela tem que pensar nos caminhos que irá escolher, pois cada escolha a levará para outros desafios, outros caminhos e na grande maioria das vezes, ela terá que voltar pelo mesmo caminho. É maravilhoso ver uma criança em seus primeiros contatos com um computador, pois diferentemente de nós adultos, ela não tem medo, toca, explora, sem receio de quebrar a máquina ou pensar nas conseqüências caso isto aconteça, é ainda mais maravilhoso quando pega o "dedinho" e fica levantando hipóteses de como deve agir, ou mesmo mostrando ao “coleguinha” seu encantamento por determinada atividade proposta pela aula ou software. Na verdade, neste momento ela está construindo seu conhecimento.

Encontre mais sobre esse assunto no site: http://www.educarinformatica.com/infantil.php

Postado por: Rayssa Karla

11 comentários:

  1. Tenho o mesmo pensamento,concordo com o uso da tecnologia na educação infantil,assim,acredito que teriamos uma redução da exclusão digital,mas vale lembrar que para esse novo modo possa ser efetuado é necessário profissionais devidamente adequados a essa tecnologia.

    Edyvanne Freitas

    ResponderExcluir
  2. Sou de opiniao que a crianca na fase escolar venha frequentar aulas de informática, facilitando, dessa forma, o uso dos brinquedos eletrônicos que sao maioria atualmente para essa faixa etária. O manuseio dessas máquinas servem de aprendizado para futuramente desenvolverem habilidades na área de informática

    ResponderExcluir
  3. Sou completamente a favor da inclusão digital nas escolas, iniciando principalmente na primeira infância, pois assim no futuro, que será cada vez mais tecnológico, a criança já terá uma boa base e estrutura para utilizar os recursos disponíveis e inclusive se adaptar mais rapidamente às novidades informáticas.Na Europa tive a oportunidade de ver essa inclusão acontecer, as crianças têm um computador portátil que foi criado especialmente para elas, adaptado ao tamanho delas, e é com isso que elas aprendem muitas e muitas coisas, e muitas vezes até ensinam aos pais, avós, tios, que tem um certo medo da máquina ou receio.

    ResponderExcluir
  4. A tecnologia avança a cada dia e junto com esse avanço a inclusão digital se faz necessário. A utilização desses recursos elevam e promovem a aprendizagem das crianças da educação infantil, mas vale resaltar que para que isso ocorra os educadores devem dominar o manejo dessas tecnologias e conhecer bem os objetivos de cada atividade proposta.

    ResponderExcluir
  5. Pr. Elias:
    A inclusão digital deve ocorrer ainda na infancia, pois, quando isso acontece teremos jovens sem medo de interagir com a tecnologia e isto deve leva-los à serem questionadores. Que pena, que são poucas as crianças carentes que tem acesso a esta inclusão.

    ResponderExcluir
  6. Atualmente percebe-se que crianças da cidade começam cada vez mais cedo a frequentar a escola que por sua vez oferece aulas de informática, a tecnologia, e isto exige que o professor se atualize para poder acompanhar estes avanços tecnológicos que o mundo virtual está posto.

    ResponderExcluir
  7. Que bom seria se nossas crianças tivesem as mesmas oportunidades de se iserir no universo digital, mas infelizmente sabemos que isso ainda não é possivel.Enquanto houver políticos que não tem compromisos com os menos favorecidos,certamente iremos conviver com essa situação excludente. Só tem acesso à inclusão digital as crianças das famílias mais favorecida economicamente,e elas partem na dianteira em detrimento das outras,e certamente no futuro estarão mais capacitadas.

    ResponderExcluir
  8. Dentre tantos recursos usados na prática educativa, o computador se torna cada vez mais indispensável, e porque não usá-lo desde a educação infantil? É sabido que as crianças tem maior facilidade no aprendizado, devemos então usa-la em favor do ensino. As políticas públicas deveriam contemplar a educação com esse recurso tão rico e também garatir o treinamento dos professores afim de promover a real inclusão digital.

    ResponderExcluir
  9. Sou a favor da criança paticipar de aulas de informática, pois a informação tecnológica é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual da mesma.
    É claro que o acompanhamento de um profissional qualificado junto a ela é de fundamental importância!

    Margarete Souza

    ResponderExcluir
  10. As novas tecnologias vem para facilitar na vida moderna e a sua introdução desde a infância é de extrema importância. As crianças tem maior facilidade em aprender informática, porque não tem medo de experimentar o novo, então deve a escola e os pais explorarem esse novo método de aprendizagem e desenvolvimento intelectual.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você Rayssa. Desde que, a criança esteja sempre monitorada por um adulto. Pois todos nós sabemos que a Internet é um bom recurso de aprendizado, mas também contém muitos conteúdos impróprios.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário