Depoimento professor SURDO sobre o uso da tecnologia.
por Carlene - 3º período /UFPB
"O conhecimento que adquiri com o uso do computador é a coisa mais importante na minha vida. Antes eu não entendia nada, pois faltava metodologia eficaz de ensino dirigida ao surdo. Eu participava das aulas como ouvinte, mas não conseguia compreender o que o professor ensinava. A minha vida era só de sofrimento, não me interava com a família, a escola e a sociedade. No Programa Sua Escola a 2000 por Hora, desenvolvi o projeto Copisurdos (Complementação Pedagógico Informatizada para Surdos) para melhorar o uso da tecnologia pelos alunos surdos e motivá-los.
Toda construção de conhecimento e aprendizado necessita de motivação e interesse. A minha motivação nasceu com o projeto Copisurdos. Penso que falta nas escolas algo que estimule os alunos de verdade e que os insira nos quatro pilares da educação(ser, aprender, fazer e conviver). Gostaria que programas como o Sua Escola a 2000 por Hora estivessem mais presentes nas escolas.
O Sua Escola a 2000 por Hora foi o pilar para a mudança na minha vida, abriu minha mente para novos horizontes. Dentro do Programa trabalhei com os alunos e professores vários projetos. Com um deles fui premiado e recebi até diploma por ter prestado auxílio à educação ambiental do Distrito Federal. Tudo isso me orgulha, porque sempre tive em mente que o meu futuro não teria muito a oferecer.
Hoje acredito que todos são capazes de vencer, de serem felizes, independente de ter ou não uma deficiência. Não somos piores ou melhores, somos apenas diferentes. Que no futuro os direitos dos surdos sejam respeitados de verdade e que sejamos mais presentes na sociedade!"
Coordenador do Laboratório de Informática da Escola Classe 21
Taguatinga / DF
Fonte: http://www.escola2000.org.br/index.aspx
Eu acho que o deficiente deveria ter mais acesso a tecnologia digital, a educação está muito a desejar no que se diz respeito a esse assunto, o deficiente é uma pessoa normal apenas com uma deficiencia. Os governos deveriam invertir no sentido de incluir o deficiente, seja qual for a sua deficiencia na tecnologia digital, eu achei interessante o depoimento do professor.
ResponderExcluirALUNA: ANA MÉRCIA COSTA DE MEDEIROS – MAT.: 10826318
ResponderExcluirDe fato, a construção do conhecimento e aprendizado necessita de motivação e interesse.
Considerando-se também a questão do quanto complexo é o mundo em que vivemos, mais ainda somos tomados por estímulos a todos os instantes, os quais terminam por gerar em nós interesse e motivação.
Outra coisa importante é a questão da própria necessidade de incluir-se no processo de construção desse mundo que se cada vez mais complexo.
Nesse sentido, é preciso a inclusão no sentido de que o maior número de pessoas sejam capazes de se fazerem inclusas, participando da construção dessa nova sociedade e sendo beneficiado por seus resultados.
A inclusão digital representa mais uma das ferramentas tecnológicas (considerando tantas outras tecnologias que facilitam os processos de aprendizagem e de vida dos indivíduos que se encontram castrados de alguma condição),que permitem ao indivíduo superar e/ou compensar certas peculiaridades que, por ventura, lhe sejam impedidoras de uma maior plenitude de vida.
ALUNA: SUSY CRISTINA- SALA 303- NOITE.
ResponderExcluirRealmente a revolução tecnológica de nosso tempo veio para ajudar a mudar a vida das pessoas; é por isso que a inclusão digital é acima de tudo uma incusão social, nesse caso a informática foi uma ferramenta de aproximação entre aluno, professor e sociedade, onde sua apatia e desinteresse transformou-se em motivação e melhora de sua autoestima. É preciso aumentar a incidência de ideias como o Copisurdo, aliando a evolução da inclusão digital cada vez mais ao processo de ensino-aprendizagem.
Este depoimento nos faz parar e refletir sobre a importância das tecnologias, e de sua relevância para a educação. Parabéns Messias por sua superação!!!!
ResponderExcluirAluna: Adriana Rocha
ResponderExcluirO depoimento desse professor Surdo é muito
interessante pois a realidade de qulquer portador de deficiência nas escolas é muito complicada e principalmente na inclusão da tecnologia. O que falta como foi bem citado no texto pelo professor é um estimulo de verdade para os alunos que os insira nos quatro pilares da educação que é ser, aprender, fazer e conviver. E o mais importante programas de insentivos presentes nas escolas.
E muito importante esse tipo de projeto, pois como se foi dito, o aluno não passa só a ser, fazer, conviver e aprender, como também ter uma certa habilidade na visualização de tais objetos a serem oferecidos pelo professor; Enfim, tornando-se mais compreensivel levar o conhecimento a este aluno especial, dando-lhe a possibilidade de novas idéias.
ResponderExcluirMarcela Kallyni