quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tecnologia como estímulo ao ensino médio

O Ministério da Educação estimula o uso da tecnologia na aprendizagem com o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e a distribuição de equipamentos de informática nas escolas de ensino médio. “A tecnologia no processo educacional depende de um conjunto de fatores, como acesso ao computador, à conectividade, a conteúdos adequados e, principalmente, a professores qualificados para usar a tecnologia com os alunos”, enumerou o secretário de educação a distância do MEC, Ronaldo Mota, nesta terça-feira, dia 13, na abertura do encontro nacional de coordenadores do ProInfo e TV Escola, em Brasília.
Segundo o secretário, o acesso dos alunos da rede pública à tecnologia depende do engajamento de todas as esferas de governo. Nos próximos meses, o MEC concluirá a distribuição de computadores a todas as instituições públicas de ensino médio. Mota cita a importância dos núcleos de tecnologia educacional (NTE) de cada estado. “Há dificuldades que os coordenadores conhecem melhor do que nós, do MEC, como as condições adequadas para a instalação de laboratórios”, disse.
Na avaliação da coordenadora do NTE de Florianópolis, Luciana Bitencourt, o encontro, que termina nesta quarta-feira, 14, vai possibilitar a convergência de mídias para aprimorar o acesso e a inclusão digital. “Essa convergência vai melhorar a capacitação de educadores em relação à produção de mídias digitais para que o professor consiga usar esse material com os alunos em sala de aula”, explicou.
Programas — O ProInfo universaliza o uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas de ensino básico. Já foram beneficiados pelo programa cerca de seis milhões de alunos e 218 mil professores de 5.140 escolas. A TV Escola exibe documentários, debates e séries educativas nas instituições de ensino e já veiculou mais de seis mil programas. São 17 horas de programação, divididas nas áreas de ensino infantil, fundamental e médio; Salto para o Futuro e Escola Aberta e uma faixa especial de cursos de espanhol, francês e inglês.

encontre mais sobre o assunto: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7675&catid=211

Postado por: Gleiciele Soares

4 comentários:

  1. É bom saber que o Ministério da Educação investe em tecnologias nas escolas, mas, os equipamentos enviados pelo MEC para as escolas não são bem distribuídos, por exemplo, uma sala de aula que possui 40 alunos, e o laboratório de informática comporta 10 computadores, fica difícil o educando aprender a utilizar o computador. Ronaldo Mota enfatizou bem o assunto quando disse que a tecnologia depende de vários fatores, como exemplo, o treinamento dado aos professores para utilizar mídias digitais, não é uma realidade nas escolas, principalmente as da rede pública.

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  2. o uso da tecnologia, sobre tudo a internet e seus aparatos, tornou-se imprescindivel na sociedade moderna, uma vez que, seus mecanismos proporcionam mais agilidade na absorção e propagação do conhecimento, conhecimento este que moldou as estruturas socias, o comportamento e as atitudes das pessoas no convivio cotidioano. Portanto a implementação de equipamentos informatizados no sistema educacional publico é apenas um pequeno passo para que os alunos posam acompanhar o ritmo de desenvolvimento da sociedade, que presencia uma era digital globalizada, interativa e multiculturalista, e para isso é indiscutivel que os orientadores pedagogicos saibam manusear estas ferramentas tecnologicas tão importantes no desenvolvimento intelectual do aluno contemporanio.

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  3. A tecnologia hoje se faz necessário na educação, para colocarmos diante dos nossos alunos a realidade do saber mostrando um mundo totalmente globalizado de novos conhecimentos para uma vida profissional.

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  4. É muito importante essa preocupação do Ministério da Educação em apoiar este projeto de inclusão digital ,pois o mesmo poderá proporcionar a muitos alunos da rede pública, a oportunidade de acompanhar junto com o mundo os avanços tecnológicos que são cada vez mais indispensáveis junto a educação,não esquecendo de que para que isso seja realizado é necessário uma estrutura adequada.

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