terça-feira, 7 de julho de 2009

Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão

Um dos principais problemas que enfrentamos na formação inicial ou permanente de professores é a contradição apresentada entre seus ideais de ensino e seu desempenho em sala de aula (Carvalho, 1989a). De um lado, na universidade, discutindo teoricamente o ensino, muitos professores apresentam um discurso aberto e receptivo às novas tendências educacionais, de outro, nas escolas, em suas aulas, eles agem dogmática e repressivamente. Todas as teorias que serviram para o preparo das aulas, cujo objetivo principal deveria ser levar o seu aluno a pensar, a construir o próprio conhecimento, cai por terra quando o professor transmite o conteúdo de forma impositiva, fechada, fazendo perguntas que se limitam a: "Vocês têm dúvidas?" "Vocês estão entendendo?". Antes que eles se dêem conta, estão ensinando da mesma forma como sempre haviam feito, adaptando os novos materiais ou métodos aos padrões tradicionais.
O que temos verificado é que falar sobre, discutir ou apresentar novas propostas fundamentadas em investigações rigorosas não melhora em nada a ação do professor em sala de aula (Briscoe, 1991;Trivelato, 1993; Bell, 1998). Ser um "bom aluno" nos cursos de formação, isto é, saber identificar as variáveis que influem em um ensino, fazer planejamentos perfeitos, escolher materiais didáticos inovadores não o transformam em "bom professor". Talvez essas sejam condições necessárias, mas estão longe de ser suficientes.
Temos de inovar também em nossos cursos de formação a fim de que eles possam se apropriar das orientações didáticas propostas pelos novos currículos (Gil, Furió e Gavídia, 1998), uma vez que as pesquisas na área de educação vêm mostrando a existência de diferenças marcantes entre o objetivo perseguido pelos estruturadores de currículos e o que os professores realmente levam para a escola (Croning-Jones, 1991).

Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão.
Cadernos de Pesquisa Versão impressa ISSN 0100-1574 Cad. Pesqui. n.111 São Paulo dez. 2000.

Leia toda a matéria a baixo:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742000000300004&script=sci_arttext



Cristiana Ferreira daSilva

Um comentário:

  1. Achei muito interessante as sugestões apresentadas no texto. Com certeza será de grande valia para as pessoas que sentem dificuldade no manueio das TICs. A linguagem de fácil compreenção facilita o entendimento e orienta a pesquisa. Estas dicas oferecem ajuda tanto para os professores quanto para os alunos inexperientes.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário