quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tecnologia na Educação


A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.
O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.
Esta amplitude de possibilidades - quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético e humanista - requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
Por outro lado, não se pode deixar de conhecer e de tratar as questões específicas destas possibilidades e suas inter-relações. Este nível de compreensão é que dá mobilidade para o profissional lidar com o inusitado de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas ou práticas padronizadas. Tais soluções e práticas não encontram eco no paradigma atual, no qual se torna evidente a necessidade de integração entre a gestão administrativa e a gestão da sala de aula, dos recursos tecnológicos e das áreas de conhecimento. O pensamento-ação exigido precisa considerar o movimento e a articulação entre o individual e coletivo, parte e todo, processo e produto, teoria e prática, ensino e aprendizagem.
O foco desta série de cinco programas, que será apresentada no Programa Salto para o Futuro/TV Escola de 23 a 27 de setembro, é retratar a abrangência do uso da tecnologia no âmbito da educação, considerando a diversidade de formas de aprender e de ensinar. Ao mesmo tempo, cada programa dará ênfase nas questões particulares constituintes do seu universo, visando com isto propiciar aos participantes momentos de indagações e de aprofundamento acerca dos temas abordados.

encontre mais sobre esse assunto no site: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/te0.htm


Postado por: Angélica Emyly

7 comentários:

  1. Olá, eu achei esse texto muito interessante, principalmente na parte que fala no Programa Salto para o Futuro/Tv Escola de 23 a 27 de setembro. obrigado!
    Rhamington Nunes de Araújo
    Pedagogia, sala 303, noite.

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  2. Olá,acho este tema de estrema importância educacional no que diz respeito a formação de cada individuo,pois é a partir destas tecnologias que podemos transformar-nos em cidadões bem informados,em relação as tecnologias da informação e comunicação(TICS),desde já todo individuo precisa ter conhecimentos para facilitar a sua vida no dia-a-dia e hoje é indispensável ter esse conhecimento.

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  3. A evolução da educação assim como da tecnologia, ou qualquer outro avanço facilita a vida das pessoas, que tentam adequar-se a um mundo que parece girar bem mais rápido que há alguns anos. Por isso, a relação tecnologia-educação deve ter sempre ética. É por meio dela que saberemos aproveitar da melhor forma possível tudo o que está ao nosso redor.

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  4. Vejo a Tecnologia na Educação como uma ferramenta importante para o educador e o aprendiz. Nela ambos enriquecem no saber.

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  5. Realmente o uso da tecnologia na educação requer uma preocupação por parte dos administradores e educadores. Acrescentaria, que a família também exerce papel importante no controle do foco da intencionalidade educativa. O simples toque de uma tecla nos proporciona uma infinidade de informações, que podemos estar ou não preparados para entender e usar de forma correta e construtiva

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  6. A educação precisa acompanhar as evoluções e invenções humanas... Esse novo suporte tecnológico nos faz ter mais possibilidades de adquirir o conhecimento, além de facilitar o acesso às informações. Basta clicar que o mundo está a seu alcance. Já que a educação é inerente ao ser humano é fundamental que ela esteja conectada com esse mundo da informatização. Desirèe

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  7. O uso da Tecnologia na Educação, por parte dos administradores e educadores, requer uma certa preocupação; acrescentaria que é tambem na família que exerce papel muito importante no controle do foco da intencionalidade educativa, pois um simples toque de um teclaclado proporciona uma gama de informações, que o usuário podera estar ou não preparado para entender e usar de forma correta e construtiva aquela informação obtida
    dai a importancia de sabermos usar essa grande ferramenta.


    Gilvandro Annibal

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