segunda-feira, 27 de julho de 2009

O uso de tecnologias nas aulas de Arte

Como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento estético? Uma colher de pau, um lápis, um relógio de pulso ou um ônibus espacial são tecnologias. Essas são formas que o ser humano encontrou para realizar suas ideias e falar do que precisa. Mas nenhuma ferramenta trabalha sem a vontade do individuo. Nenhuma tecnologia substitui o desenho, o desígnio, o projeto.
Na escola, o mais importante no ensino da arte é colocar o aluno em contato com diferentes maneiras de expressar suas ideias, para que amplie suas capacidades comunicativas e descubra suas próprias formas de utilizar os recursos existentes. Será no dialogo entre as linguagens, que cada um irá se aprofundar no funcionamento das dinâmicas de composição da imagem a partir de suas próprias necessidades expressivas.
É muito importante colocar os alunos em constante estado de atenção e reflexão sobre as formas de utilização da imagem na sociedade contemporânea, tanto em relação àquelas produzidas com intenção artística, como todas as que os meios de comunicação se apóiam para passar suas mensagens.

Para saber mais, acesse: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/uso-tecnologias-trabalhos-arte-475850.shtml

Daniela Galvão da Silva (Pedagogia-CE 305 manhã/3º período)

4 comentários:

  1. A tecnologia está presente em nossa vida, pois não poderia também de fazer presença no mundo das artes. A arte faz parte de nossas vidas, ela se encontra ao alcance de nossas mãos, então a criança deve usar a tecnologia para aprimorar seu instinto artístico, dando maior alcance no desenrolar e construção da idéia do fazer arte.

    João Batista Veras

    ResponderExcluir
  2. Em tudo a tecnologia está presente em nossa vida. Seja ela em forma de um rádio de pilha como em um potente computador de ultima geração. Na pedagogia podemos aproveitar bem esses recursos, com uma transparência, um microfone, um notebook, um projetor multimidia entre outros recursos. As artes também são visualizadas juntamente com as tecnologias desenvolvidas pela criança, o aprendizado das artes é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança pois é com ela que os educadores podem chegar mais a fundo no desenvolvimento da criança tanto educacional como criativo.

    ResponderExcluir
  3. Luciana
    Dentre outras tecnologias, o computador tem se tornado uma ferramenta de arte. Que fazem os Designers Gráficos senão desenhar, fazer arte no computador?O professor pode mostrar aos alunos todas essas possibilidades no uso das tecnologias inclusive essas possibilidades de profissão.

    ResponderExcluir
  4. O uso de tecnologia é importante nas aulas de arte, porque da suporte ao aluno, porem não é capaz de substituir a criatividade do individuo. É uma forma do aluno utilizar a imagem utilizando diversos meios para expressar qualquer tipo de linguagem. Para o aluno a reflexão sobre as formas e a utilização da mesma no mundo conteporâneo faz parte do seu aprendizado.

    AUTOR: PENHA SILVA

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário