quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uso pedagógico da internet

G2: Josenilma Cândido, Luzimeire Meireles, Márcia Lopes,
Maria Luísa


A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
Esta rede mundial surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, através de experiências iniciadas por pesquisadores norte-americanos. Seu surgimento no Brasil foi por meio das organizações acadêmicas do Estado de São Paulo (FAPESP – Fundação de amparo à pesquisa do Estado de São Paulo) e do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e (LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica). Em 1989, foi criada a Rede Nacional de Pesquisa com objetivo de coordenar a disponibilização dos serviços de acesso à internet no Brasil.
A internet vem contribuindo para uma grande mudança de paradigmas, principalmente nos setores da educação, que precisam revisar e reformular seus conceitos neste momento de intensas transformações sociais. Passada a primeira década do Século XXI, o computador está, enfim, chegando à escola. Mas, nem todas as instituições de ensino encontram-se preparadas para poder usufruir das potencialidades didáticas oferecidas por essa tecnologia. Com o advento da internet, a escola atual é provocada a modificar as formas de aprender e ensinar. e a lidar com o problema da seleção e do processamento das informações produzidas e disseminadas.
As tecnologias podem permitir o fluxo de dados, imagens, resumos, de forma rápida e atraente, e possibilitar um ensino mais compartilhado, colaborativo e coordenado pelo professor. No entanto, se faz necessário, a efetiva participação dos alunos, individual e grupalmente.Uma das grandes dificuldades ao se trabalhar com a internet é processar o volume de informações e a variedade das fontes disponíveis, de maneira a se obter um aprofundamento de sua compreensão.
O uso pedagógico da internet precisa atender às expectativas dos alunos, às expectativas institucionais e sociais e às possibilidades concretas de cada professor. Esta articulação é decisiva para o bom êxito do ensino-aprendizagem. Apesar da internet ser uma excelente fonte para estudos, é necessário uma reflexão crítica sobre o seu uso na pedagogia, afim de que não seja apenas mais uma novidade na educação, mas sim uma ferramenta na construção do conhecimento.

Referências:

CYSNEIROS, Paulo G. NOVAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DA ESCOLA. Disponível em: . Acesso em 01 set 2010.

FAQUET, Marouva Fallgatter; OHIRA Maria Lourdes Blatt A INTERNET COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO: contribuições da literatura. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2010.

GARCIA, Paulo Sérgio. A Internet como nova mídia na educação. Disponível em: http://www.grupodemidiasc.com/upload/content/0_03.pdf. Acesso em 01 set. 2010.

MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com Tecnologias: Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2010.

WIKIPÉDIA, A enciclopédia livre.Curl?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FInternet&ei=3DKaTOSEEIGB8gbrqZCPAQ&usg=AFQjCNGmBZEWi7r9ga3Rttw8LPs1k1YXcg.


Grupo2:
Josenilma Cândido
Luzimeire Meireles
Márcia Lopes
Maria Luísa

9 comentários:

  1. Sendo considerada atualmente o canal das redes de comunicação, a internet é o recurso mais eficaz para o acesso a informações locais e globais. Ela quando usada como objetivos educacionais, auxilia o processo ensino-aprendizagem e oferece formas adequadas de utilização dos recursos tecnológicos na educação, além de preocupar-se com as técnicas e seu uso adequado às necessidades e à realidade dos alunos, da escola, do professor e da cultura em que a educação está inserida no contesto atual. Foi através das discussões pedagógicas sobre o uso das tecnologogias que as escolas passaram a adquirir kits tecnológicos, que utilizam o uso da internet para possibilitar um maior acesso à formação e informação para professores e alunos. Com a utilização da internet nas atividades pedagógicas o professor contribui para que o aluno aprenda a aprender através da rede, fazendo pesquisas, usando sua criatividade no uso dos conteúdos oferecidos pela internet, o que o faz passar a ter mais interesse em pesquisar, devido a variedade de informações, possibilitando uma melhor forma de interpretação, além da possibilidade de troca de informações, passando a ser positivo o seu uso pedagógico. Concluímos que o uso da internet na educação, como recurso transformador do ambiente de aprendizagem, sendo bem explorado por alunos e professores, possibilita diferentes caminhos de resolução de problemas de forma rápida, integrada e motivante, abrindo fronteiras entre os diferentes conteúdos curriculares onde os alunos podem desfrutar totalmente da internet como um meio, um instrumento pedagógico infinito de banco de dados que, certamente será um agente no processo de construção e reconstrução do conhecimento, trazendo infinitos benefícios a todos.
    Rozário

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  2. De acordo com o trabalho das colegas podemos observa que o uso da Internet nas escolas vem como uma importante ferramenta da aprendizagem facilitando buscas, pesquisas dando ao aluno a oportunidade de se comunica com o professor sem necessário está no ambiente escola ou no mesmo espaço, através de aulas virtuais, email, chat, vídeo conferencia e blog.
    Para que acha essa comunicação o professor necessita conhecer o assunto para que ter uma melhor enterração com os alunos de forma rica em conhecimento e assim acha o entusiasmo e uma transmissão de confiança para o aluno.

    Aluna: Maria Aparecida Rosa de Andrade - 10923696

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  3. Concordo com você Maria Aparecida.
    Como podemos observar nas aulas da disciplina educação e tecnologias, os recursos disponibilizados pela Internet são os mais diversos, havendo materiais e informações que podem e devem ser utilizadas para o desenvolvimento de nossos trabalho, porém cabe a nós termos o discernimento sobre o que nos será útil ou não, tendo em vista a outra proporção de material não tão proveitosos disponibilizados.

    Patrícia Fernanda Souza.

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  4. Mesmo a internet sendo uma excelente fonte para o processo de aprendizagem, é preciso saber selecionar as informações e as fontes confiáveis, pois nem todos os dados disponíveis possuem credibilidade. Para isso, o professor precisa ter certo domínio sobre o uso das Tics, pois dessa forma ele contribui fazendo com que o aluno aprenda através da rede a pesquisar, além de tornar uma aula dinâmica e facilitadora no processo ensino aprendizagem.
    Alenilda

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  5. A chegada da internet no Brasil revolucionou a sociedade. A exemplo disto, temos a criação de uma lan-house em cada esquina. A escola foi participante deste processo de inserção da internet na sociedade. Criou-se assim a necessidade de ensinar o aluno a manipular o computador a seu favor, o meio mais utilizado e fácil para os alunos é a internet e também é um maio que desperta no alunado o interesse pela aula, podendo ser ministrada de várias maneiras como já foi exposto em outros comentários: pesquisando textos ou figuras para compor um trabalho de outra disciplina, realizando a interdisciplinaridade escolar; brincando em jogos educativos; conhecendo o mundo através do Google Earth, entre outros.

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  6. Janaína Gomes Fernandes1 de outubro de 2010 às 10:04

    Diante dos comentários acima, podemos perceber que não se pode mais negar a contribuição da internet no processo de ensino-aprendizagem, ou melhor, no processo de construção do conhecimento, não apenas do aluno, mas de todos aqueles que estão ligados à ela. Sem dúvidas o seu uso nas práticas pedagógicas de maneira organizada enfatiza que, enquanto conhecedores destes benefícios, não podemos nos deter a apenas conhecer e saber que estes benefícios existem, mas sim, nos empenharmos na efetivação dele.

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  7. Diante da leitura do texto do G2 e as observações feita nos comentários, percebe-se o quanto o uso da tic na escola pode contribuir para uma melhor e satisfatória aprendizagem, mas como mostra a pesquisa e os debates levantados em sala de aula, falta profissionalização dos professores, interação coletiva, uso adequado da tic (como fonte de informação e conhecimento), enfim, as dificuldades estão sendo postas com essa nova era da escola "moderna" e como estudantes estamos debatendo e discutindo possibilidades de como usar e como motivar esses alunos com as novas tecnologias. Polliana Marques

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  8. A partir da leitura do trabalho do G2 e dos comentários postados, é notório os benefícios que a internet proporciona, incluindo as novas práticas pedagogicas com o uso de novas tecnologias. É por possuir várias possibilidades que deve-se mater uma atenção redobrada ao que se pesquisa na internet analizando detalhadamente as informações postas e então definir as que são realmente confiáveis. Lembrando o comentário de Alenilda, nem todas as informações postas são verídicas e nem todas as fontes são confiáveis. Cabe então ao professor uma atenção redobrada e um domínio dos conteúdos propostos a serem pesquisados nesta grande rede de informações. A internet abre fronteiras para um mundo novo e quando bem utilizada através do processo de ensino-aprendizagem oferecerá resultados satisfatórios.

    aluna:Erica Alves Tomaz da Silva

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  9. Essa incrível rede de comunicações que é a internet, pode e deve ser utilizado como ferramenta potencializadora do ensino e aprendizagem, pois seu infinito campo de informações disponíveis publicamente, seus sistemas de softwares e hardwares nos dá todo o aparato educacional que precisamos para sairmos da mesmice do sistema tradicional de ensino; do aluno passivo para o ativo; da aula cansativa para a aula dinâmica; enfim, incluir uma nova metodologia que amplie a aquisição, e a todo instante a construção e reconstrução do conhecimento (tanto de alunos como de professores)em tempo real.

    MARIANA RODRIGUES DE SOUZA

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