sexta-feira, 6 de junho de 2014

Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias para Inovação Pedagógica (UFLA)

Esse grupo foi analisado e escolhido por ser voltado para a pesquisa de processos educativos mediados por tecnologias, bem como para a difusão do conhecimento produzido, como forma de promover a inovação da prática pedagógica no contexto escolar. Destaca também, as formas de utilização de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem, assim como seus efeitos tanto no desenvolvimento acadêmico dos estudantes quanto no trabalho do docente e na criação de novos ambientes de aprendizagem. 
O grupo de pesquisa tem origem na instituição Universidade Federal de Lavras – UFLA, com criação no ano de 2010, possuindo como líderes: Patrícia Vasconcelos Almeida, que atua nas áreas de Ciências Humanas (Educação e Linguística, Letras e Artes: Linguística) e Ana Paula Piovesan Melchiori, que atua nas áreas de Ciências Humanas (Educação). De acordo com os Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC), divulgado pelo MEC, a UFLA possui o 2º melhor índice de qualidade do Brasil e o 1º de Minas Gerais entre as universidades públicas e privadas pesquisadas, à frente, por exemplo, da UFMG. A universidade já havia se destacado em 2008 e 2009 como a 4º do Brasil e 2º de Minas.
O grupo é composto por sete pesquisadores. São eles: Ana Paula Piovesan Melchiori Ronei Ximenes Martins, Carolina Faria Alvarenga, Rêmulo Maia Alves, Elaine das Graças Frade, Ulisses Azevedo Leitão, Patrícia Vasconcelos Almeida. Participam também quatro estudantes: Alberto Hokari, Jefferson Adriano Neves, Francielle Cristina Teixeira, Raissa Fraguas Metzker e dois técnicos, Alexandre José de Carvalho Silva - Especialização - Assistente de Pesquisa e Warlley Ferreira Sahb - Mestrado - Assistente de Pesquisa.
O foco de pesquisa desse grupo está vinculado a Ambientes Virtuais e Aprendizagem, Informática aplicada a Educação e Material Didático e Educação a Distância. 
Com relação aos projetos de pesquisa em desenvolvimento, os últimos encontrados correspondem ao ano de 2010, assim como as últimas produções científicas como, por exemplo, alguns artigos completos publicados em periódicos especializados (circulação nacional), a saber: Internet como fonte de material didático e como meio de ensino de língua estrangeira - uma investigação baseada na teoria da atividade; Semelhanças e diferenças entre as tarefas pedagógicas produzidas por professores em formação quando recorrem a diferentes tipos de artefatos; Digital Media Performance and Reading Comprehension: A Correlacional Study with Brazilian Students, entre outros.

Para contatos com o grupo: 
Logradouro: Campus Universitário - Caixa Postal 3037 Bairro: Centro CEP: 37200000 Cidade: Lavras UF: MG Telefone: 38291122 

Publicado por: Ana Cláudia Araújo, Jocelaynne Priscila, Thais Maria dos Santos Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dialogue conosco, registre seu comentário