sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Para pensar sobre a "Inclusão Digital"


Você sabia que, de acordo com o Mapa da Inclusão Digital 2012, publicado pela Fundação Getúlio Vargas: "[...] a hospitaleira cidade de João Pessoa é onde não acessam mais [a internet] por falta de conhecimento (47%). Talvez, por isso, lá é onde as pessoas acessam mais a internet pela casa de parentes e amigos." (p. 7).

Esse mesmo mapa aponta, ainda, como principais causas do baixo índice de acesso à rede no Brasil: a falta de interesse (33%) e a incapacidade (31%).
Para além do questionamento sobre a validade dos dados apresentados no mapa, convém pensar o papel socioeducativo das instituições de ensino que aparecem no documento como o último local de provimento do acesso à rede entre os pesquisados, com um percentual de (17%). 
Os gestores e professores precisam conhecer e discutir essa questão, sobretudo, sob o ponto de vista do desenvolvimento de competências cognitivas para o acesso, o processamento e a apropriação/produção das informações de maneira a provocar feedbacks significativos na transformação dos modos de vida das pessoas e nas práticas sociais.
Nesse sentido, as universidades também precisam participar desse processo não apenas a partir da pesquisa e da discussão acadêmica dessa questão, mas a partir da transformação da cultura e das práticas acadêmicas no ensino superior.

3 comentários:

  1. Infelizmente hoje em dia a internet ainda não está acessível a todos.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, e isso faz com que ainda existam pessoas que obtém informações erradas ou que nem mesmo cheguem ater

    ResponderExcluir
  3. Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp...


    Nossos parceiros em telas mosquiteiras importadas dos estados unidos, não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue.Telas mosquiteiras litoral norte, telas mosquiteiras sp, telas mosquiteiras ubatuba, telas mosquiteiras ilha bela, telas mosquiteiras ilha comprida, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras cotia, telas mosquiteiras jundiai

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário