sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tecnologias Digitais na Educação Matemática (PUC-SP)

O grupo de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação Matemática pertence à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Criado em 2008, o grupo é formado por três professores pesquisadores (Gerson Pastre de Oliveira e Celina Aparecida Almeida Pereira Abar) e 11 estudantes. No  que se refere as produções científicas, esses pesquisadores acumulam 96 produções bibliográficas, 10 artigos completos publicados em periódicos especializados (em circulação nacional), 69 trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos, tecnológicos e artísticos, 6 livros, 8 capítulos de livros, 8 resumos de trabalhos publicados em revistas técnico-científicas, 3 produções técnicas, 182 software com registro ou patente, 19 apresentações de trabalho, 99 outros trabalhos técnicos, 64 orientações concluídas, 79 dissertações de mestrado, 49 teses de doutorado, 1 trabalho de conclusão de curso de graduação, 21 iniciações científicas e 8 demais trabalhos. O grupo é um dos responsáveis por um software do Instituto Geogebra, que é conhecido em outros países. O software está disponível no site http://www.geogebra.org, com acesso livre para qualquer pessoa baixar seus conteúdos, que vão desde o educação básica até o nível universitário. O TecMan possui também seu próprio site: http://www.pucsp.br/tecmem/. Nele, é possível obter mais informações sobre o projeto, sua história, objetivos, atividades do grupo, pesquisas etc. Alguns dos objetivos do TecMan são: o desenvolvimento de cenários de aprendizagem e o estudo do papel da tecnologia na cognição matemática. Vale salientar que este grupo de pesquisas promove atividades muito interessantes, como: palestras com alunos e professores; experiência com novas tecnologias (como exemplo: o uso de robótica) e produção de artigos. Como dito inicialmente, a articulação entre o ensino de matemática ao uso das tecnologias, nos chamou a atenção. Visto que, atualmente a tecnologia tornou-se um importante recurso para a mediação de aprendizagem, em especial na área de matemática. Assim sendo, vemos esse projeto como algo que pode contribuir para mudanças nessa realidade. Uma vez que o uso desses softwares tanto auxilia o professor em suas aulas, quanto estreita a conexão da teoria com a prática no processo de ensino e aprendizagem.


Publicado por: Ana Cristina Soares de Souza,Josefa Juliana Dantas Batista e Thaline Cabral Arruda.

Fonte consultada: Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq


Link para acesso:
http://www.pucsp.br/tecmem/
            http://www.geogebra.org.


























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