O Grupo “Formação Docente e Mídia Educação”, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, foi formado no ano de 2004 e é composto por seis pesquisadores e sete estudantes, num total de treze pessoas, sob a liderança da professora Drª. Sonia Cristina Soares Dias Vermelho. Suas linhas de pesquisa são: Educação, Comunicação e Tecnologia e
Educação, Cultura e Tecnologia em Saúde. Essas linhas de pesquisa tem seu foco na relação entre educação, comunicação e tecnologia. Estruturam-se em três núcleos, nos quais os objetos de pesquisa se delineiam a partir da formação docente para o uso das mídias educacionais, das metodologias de aprendizagem com o uso da mídia e do desenvolvimento de tecnologias. A interconexão entre esses três eixos de investigação permite refletir sobre o objeto de pesquisa no contexto da educação formal, não-formal, presencial e a distancia.
Repercussões dos trabalhos do grupo:
Finalização da Pesquisa Bibliográfica sobre o Estado da Arte em Mídia Educação. Desta pesquisa forma produzidos: 5 trabalhos apresentados em congressos (LUSOCOM, IX CELACO, XII ENDIPE, V ANPEDSUL, 28ª Reunião Anual da ANPED e um artigo na Revista EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, nº 93, outubro de 2005, um trabalho encomendado na GT16 da ANPED, apresentado em 2005. – Projeto de Pesquisa “A produção audiovisual na Educação para as Mídias”, a qual está vinculada a UFPr, Mestrado em Educação. Desse projeto foram gerados dois trabalhos de graduação, seis trabalhos de iniciação científica e quatro dissertações de mestrado. O projeto ganhou ainda uma bolsa de Iniciação Científica Junior na Fundação Araucária, mas foi interrompida com o desligamento do projeto da PUCPR. Além de mais de 8 publicações e palestras. O relatório final encontra-se na base de dados do MEC referente às práticas pedagógicas com o uso de mídia. Foram enviados mais seis artigos para periódicos como resultado dessa pesquisa e a publicação de livro (Mídias e Linguagem) pela editora do IESDE Brasil, em 2008. Nos anos de 2008 e 2009, o grupo participou da elaboração de dois projetos de mestrado encaminhados à CAPES.
Publicado por: Necifran Maia de Carvalho, Verônica Carlos F. Melo, Gerlane Mendes P. de Sousa, Maria do Rosário L. de Araújo, Lilian Borges Meireles, Thamires Thayane Costa.
Fonte consultada: Diretório de Pesquisa do CNPq.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dialogue conosco, registre seu comentário