sexta-feira, 6 de junho de 2014

Curriculo e Tecnologia Educacional – GPCURTE


Diante dos grupos de pesquisas disponibilizados no Diretório do CNPq, escolhemos um grupo que aborda as temáticas currículo e tecnologias no meio educacional. O grupo de pesquisa selecionado tem o objetivo de levantar questões sobre os efeitos da inserção das tecnologias no meio escolar, e como tudo isso se reflete em diversas áreas da educação. O grupo surgiu em 2002 e pertence a Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tem como lideres os pesquisadores Dr. José Roberto Alves da Silva e a Dra. Maria Josefa de Souza Távora, ambos tem sua área de atuação nas Ciências Humanas e na Educação. Atualmente, o grupo possui ao todo dez pesquisadores e três estudantes. O GPCURTE desenvolve dois projetos, o primeiro Projeto Político Pedagógico e Representações Sociais, tem o intento de identificar e descrever os conteúdos e a estrutura central e periférica das representações sociais de docentes acerca do Projeto político-pedagógico. Bem como, descreve conteúdos das representações sociais dos docentes acerca da implementação do Projeto Politico Pedagógico (PPP) na escola pública. O segundo projeto chama-se Tecnologia e Educação e este tem o escopo de identificar as contribuições e os impactos da tecnologia no processo ensino aprendizagem, em quatro modalidades do ensino, são elas: fundamental, médio, superior e na educação a distância. No que se refere as produções científicas do grupo, nos anos de 2008-2010 não há nenhum livro publicado. Contudo, apresentam vários trabalhos publicados em periódicos, são eles: O Projeto Político-Pedagógico na Produção Acadêmica Científica Brasileira: A Retomada Do Conhecimento; As Diferentes Perspectivas Sobre Projeto Político-Pedagógico que Norteiam a Organização da Escola; e o Projeto Político-Pedagógico e o Papel Social da Escola Relações Humanas e Relações Públicas.

Publicado por: Estefane Glaff de Lima Araújo e Jéssika Lima Tavares
Fonte consultada: Diretório de grupos de pesquisa do CNPq



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dialogue conosco, registre seu comentário