sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A tecnologia e o subjetivismo humano.

Será que a tecnologia surgiu para beneficiar ou para acomodar o pensamento humano?
Estamos em busca de facilitar cada vez mais o nosso dia a dia com os inventos da era tecnológica. As fibras ópticas são as principais responsáveis pelas transmissões de dados; blutufis, infravermelhos, e-mails, aparelhos eletrônicos de um modo geral são os grandes "mentores" dessas sensações de agilidade que temos no nosso cotidiano. " Poxa vida! o tempo está passando rápido demais." Não é o tempo quem está passando rápido demais, mas sim os objetos tecnologicos que nos rodeiam.
Isso seria um risco para o comodismo humano porque com a facilidade da tecnologia o sujeito pode diminuir a capacidade de racionar uma vez que os clicks da vida substituirão o subjetivismo humano. O e-book, por exemplo, é um grande exemplo disso: ao baixar livros para compor seu acervo, basta clicar na palavra que compõe o texto que automaticamente surge uma imagem ou um som pré-definidos, fazendo com que você deixe ter ter sua própria criatividade.
Onde vamos parar? Ou vamos criar chips para implantar no nosso cérebro, que serão capazes de substituir o subjetivismo humano? Corremos esse risco sim. Seremos robotizados, perderemos nossas sensações, emoções naturais. Enfim!
Espero que a razão humana, apesar da crise em que se encontra, não substitua nunca o pensamento do sujeito porque a mesma razão que veio para contruir, veio para destruir também!
Desirèe Fabião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dialogue conosco, registre seu comentário