segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pedagogia do Aprender Bem.
















Face as condições recentes da pedagogia diante os desafios das novas tecnologias, e suas influências globalizadas perante a sociedade que caem de forma preocupante sobre ela, a par também de oportunidades a educação hoje deveria ser "pedagogicamente" e "tecnologicamente" corretas, entrando decisivamente no mundo da aprendizagem virtual. Esta veio para ficar, deixando a pedagogia impossibilitada. A pedagogia precisa reagir e tomar seu lugar no mundo virtual, também para imprimir os devidos cuidados educacionais. Não cabe mais descartar as tecnologias como meros instrumentos ou como algo suspeito. Em particular é fundamental saber ocupar a Web 2.0 como espaço possível de construção da autoria e de modos mais condizentes aos jovens e adolescentes de estudar, apesar de todos os riscos.

Pedagogicamente correta é aplicar na prática a ferramenta tecnológica adequada, enfatizando a pedagogia como curso prioritário na formação do educador no universo virtual e acadêmico. Tecnologicamente correta é a aprendizagem que estabelece com a tecnologia a simbiose adequada do educador munido de sua experiência acadêmica/virtual, nutrindo a relação entre tecnologia, aprendizado e aluno.
Portanto, a inclusão digital mais digna e justa é aquela feita através das alfabetizações, adentrando no processo de aprendizagem dos professores e estudantes.
Sendo assim, por mais que mereça críticas o professor carece de oportunidades e as universidades precisam rever rapidamente seus cursos de pedagogia e licenciatura, para oferecer a sociedade formadores bem formados, disponibilizando a esses profissionais acesso ao mundo virtual.

Postado por:
Anderson Joabson,
Genilson José,
João Baptista,
Maria José,
Maria das Dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dialogue conosco, registre seu comentário