O capítulo 6 do livro de Pedro Demo “Educação Hoje” (“Novas” Tecnologias, Pressões e Oportunidades), é bastante instigante e reflexivo. Com o subtítulo “Pedagogia do Aprender Bem” ele nos convida para uma discussão em torno de como integrar aos métodos pedagógicos já existentes, muitos deles ultrapassados, às novas TICs que podem e devem ser utilizada com uma ferramenta positiva no processo ensino-aprendizagem.
É relevante destacar que o texto analisa a importância do papel do professor e do aluno nesse processo de transmissão, construção e absorção do conhecimento, quando o aluno é visto como um sujeito.
Norteado por vários teóricos, ele faz uma análise do grande desafio que tem a Pedagogia para poder acompanhar as novas necessidades e expectativas da era moderna e tecnológica. Taxado, muitas vezes, como curso inexpressivo, tradicional que precisa ser repensado para adequar-se à nova realidade, mostrando toda sua relevância no processo de formação de alunos incomporados nesse novo paradigma tecnológico.
A web 2.0 na visão de Pedro Demo, é uma ferramenta imprescindível no processo do aprender bem, embora com algumas ressalvas, ela traz consigo a oportunidade do aluno ser autor, de interagir com outros autores e de compartilhar novos conhecimentos, partindo do pressuposto de que o conhecimento é um bem coletivo,portanto acessível a todos e não centralizado a uma figura só, como era visto tradicionalmente.
A aprendizagem virtual, ensino à distância sofre constante resistência por grande parte do corpo docente e discente, pelo fato de que as novas tecnologias não terem trazido as melhorias que haviam prometido, como também o receio de serem substituídos por conta da constante e rápida evolução tecnológica.
Enfim, esse texto traz à tona uma discussão necessária e urgente, mas, que muitas vezes, por motivos restritivos ou de falta de conhecimento do tema, deixa de ser feita.
Ângela Maria
Luciano Rufino de Araújo
Gabriela Mayra Bezerra Costa
Morgana Alves da Silva
Desiree Andressa Fabião de Araújo Vieira
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