quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que entender por comunidades virtuais?





Designa pessoas reunidas na Internet por valores ou um interesse comuns (por exemplo uma paixão, um lazer ou um ofício). O objectivo da comunidade é criar valor a partir das trocas entre membros, por exemplo partilhando dicas, conselhos ou, muito simplesmente, debatendo um assunto.

A comunidade constrói-se graças a uma apropriação do espaço de discussão ou de todo o site pelos membros. No entanto, este fenómeno de apropriação pode constituir um travão à mudança, porque a mais pequena modificação do site pode provocar uma onda de contribuições contraditórias, o que não é necessariamente simples de gerir.

Laíz Bazilia – manhã

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Turma 01 iniciou hoje as comunicações orais dos artigos científicos sobre os temas pesquisados. Apresentaram suas produções os grupos G1 (Softwares Educativos), G2 (Fórum) e G3 (Blog). Os grupos apresentaram com desenvoltura os temas. O debate suscitou reflexões sobre aspectos importantes acerca da aplicação destas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Os demais grupos devem preparar-se para dar continuidade à discussão com semelhante nível de produção acadêmica.

Parabéns aos integrantes dos grupos e à turma pelo excelente momento de aprendizagem e produção do conhecimento científico!!!

Profa. Lebiam.

sábado, 1 de maio de 2010

Construindo uma nova educação

A Tecnologia na educação requer um olhar abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender, onde esta se caracteriza pelos princípios da diversidade e da integração, focando na construção do conhecimento e na interação a partir da tecnologia. Muito importantes são os métodos utilizados pelos docentes, valorizando cada vez mais as inovações tecnológicas, embora muitos profissionais esquivem-se disso pelo descompasso no domínio da mesma. Até percebem que precisam mudar, mas não sabem como fazê-lo. As instituições exigem mudanças dos professores sem dar-lhes condições para que eles as efetuem. E é aí onde precisa entrar a verdadeira mudança, pois os alunos estão prontos para a multimídia, porém os professores, em geral, não. A instituição precisa repensar seus métodos curriculares e preparar seus docentes tanto para se apropriarem das novas tecnologias de informação e comunicação quanto para a prática da educação a distância que, hoje em dia, se vê viabilizada. Esta amplitude de possibilidades, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional. Isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional tecnológica. E aí vem a pergunta: Até quando deixaremos esta escola tradicional nos consumir enquanto a tecnologia nos devora?


Abaixo, um dos vídeos que falam da tecnologia no ensino:



Ataíze Anália - G1 noite