sábado, 6 de novembro de 2010

Possibilidades pedagógicas a serem incorporadas na cultura escolar

Que novas possibilidades pedagógicas podem ser incorporadas à cultura escolar de modo a favorecer a construção do conhecimento por professores e alunos?

Sabemos que a cultura escolar, por vezes é pautada em métodos que não correspondem mais o interesse de alunos e professores e, por isso, ambos tentam rever seus papéis em meio às transformações da sociedade que interferem diretamente em suas práticas.

Moran, em seu artigo “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias”, nos mostra uma série de possibilidades que, integradas à cultura já vigente, podem inovar as práticas pedagógicas. Dentre elas, destacamos:

  • Aulas-pesquisa, para que professores e alunos procurem novas informações acerca de um problema, troquem experiências e busquem avançar em um campo de conhecimento ou tema desconhecido;
  • Mudanças na educação presencial com tecnologias, os processos de comunicação tendem a ser mais participativos e a aula não está restrita a um espaço determinado. Ela tende a ter tempo e espaço contínuos de aprendizagem. Por isso, as tecnologias podem favorecer a ampliação da aprendizagem para além da sala de aula.
  • Construção cooperativa, através da internet podemos integrar as dinâmicas tradicionais com as inovadoras, o encontro presencial com o virtual. Desse modo, a relação professor-aluno deve estender-se e o espaço de trocas aumenta da sala de aula para o virtual, ampliando a compreensão de todos.

Referências:

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informação na Educação: Teoria e prática. Porto Alegre, v. 3, n. 1, set. 2000, p. 133-144.

Alunas: Érica Alves, Janaína Gomes, Jayanne Santos, Mariana Rodrigues, Michelle Ulisses e Morgana Kelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dialogue conosco, registre seu comentário