segunda-feira, 21 de março de 2011

Iniciando mais um semestre

Iniciamos no dia 14 de março o semestre letivo de 2011.1.
Renova-se o desafio de pensar e fazer o trabalho acadêmico na disciplina de Educação e Tecnologias. A formação profissional dos pedagogos é nosso objetivo. Nosso foco é discutir a articulação entre educação e tecnologias no exercício da docência. No âmbito da universidade, buscamos promover essa formação articulando os três fundamentos do ensino universitário: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, a disciplina articula teoria e prática, provocando a imersão dos(as) graduandos em pesquisas, leituras e experimentações de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.
Nossa ação acadêmica fundamenta-se em uma concepção de ensino universitário que pretende problematizar e construir o conhecimento por meio da tecitura de redes de aprendizagem, nas quais docentes e discentes engajam-se como atores e autores do saber, estabelecendo relações de colaboração. Por isso, este blog educativo tem autoria coletiva e não se configura apenas como um espaço para a disponibilização de informações por parte da professora, mas um espaço de exposição, discussão, elaboração e síntese de "um pensar coletivo" sobre o amplo conjunto de possibilidades de aplicações de tecnologias digitais na educação.

O desafio está posto. "Saudações a quem tem coragem!!!" (Cazuza).

3 comentários:

  1. Depois de ampliar um pouco mais o meu entendimento sobre TECNOLOGIA, entendendo que não é algo futurístico, mas que nos acompanha desde o início das civilizações; que está tão próxima e incorporada a humanidade que nem sempre a percebemos; que no plano social ela é condicionante e não determinante das sociedades, porém no plano do conhecimento ela é determinante para o domínio do poder; que devemos manter uma postura crítica e reflexiva quanto ao seu uso... e tudo isso em tão pouco tempo que me sinto confiante em contribuir com postagens durante este processo que trilharemos juntas (os).

    "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". (Carl Gustav Jung)"

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Vamos alçar novos e altos voos p descobrir e dominar novos conhecimento e usá-los p transformar a educação do nosso país. Essa deve ser a nossa meta!Transformar a educação com o novo q podemos aprender a cada dia!
    Estamos juntos...

    ResponderExcluir
  3. Georgia e Lays,
    O educador tem como desafio constante a produção do conhecimento. Fico feliz em perceber que vocês começam a visualizar os processos de enfrentamento do desconhecido como próprios de nossa profissão. Para ensinar é preciso aprender a aprender.
    Tenho certeza que aprenderemos bastante coisas juntos!

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário