segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Tecnologias assistivas


As Tecnologias Assistivas são um reflexo das Tecnologias da Informação e Comunicação e vêm crescendo em ritmo acelerado se fazendo presente em todos os campos. As TICs juntamente com a Educação Especial, tem o intuito de revolucionar antigos paradigmas, favorecendo a acessibilidade tanto ao computador e suas especificidades, quanto ao conhecimento que a partir dele é produzido.

“Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.” (CORDE - Comitê de Ajudas Técnicas-ATA VII).

Ajudas técnicas refere-se ao conjunto de recursos que viabilizam maior independência e inclusão na vida social de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEES). Restringindo ao contexto da Tecnologia Assistiva Informática, “além de servirem para compensar incapacidades, podem estender e valorizar o contexto de desenvolvimento e atuação das PNEES.” (MONTOYA, 1997), através de sistemas de ajuda auxiliados pelo computador, como apoio ao desenvolvimento cognitivo.

Os dispositivos de hardware e software são duas dimensões que envolvem ferramentas de auxílio para pessoas com privações sensoriais e/ou motoras. São eles que coordenam a interação humano-computador.

Como exemplo de recursos de entrada podemos citar: teclados virtuais, teclados Braille, ponteiras de cabeça por luz, reconhecimento de voz, mouses especiais, etc. E como recursos de saída, destacam-se impressoras Braille, monitores especiais, leitores de texto, impressoras Braille e linha Braille.

As novas tecnologias, dependendo de como utilizadas, podem ser muito eficientes no ambiente escolar. Esta eficiência está diretamente ligada ao processo utilizado, e o mais pertinente é o Constutivismo em que o aluno é o autor do próprio conhecimento.

E neste processo construtivista é de suma importância que haja a cooperação entre professor e aluno, que o computador seja uma ferramenta motivadora, estimulando o indivíduo a pensar de forma independente, com a finalidade de ir aprofundando conceitos e construindo os conhecimentos, favorecendo assim o pensamento livre e autônomo do aluno. De preferência utilizar programas que estimulem a criatividade do aluno, softwares de autoria, por exemplo. No desenvolvimento da leitura e da escrita podem ser utilizados recursos como editores de texto; intercâmbio, através do correio eletrônico; construção coletiva de histórias na web, entre outros.

"Desenvolver recursos de acessibilidade também pode significar combater esses preconceitos, pois, no momento em que lhe são dadas as condições para interagir e aprender, explicitando o seu pensamento, o indivíduo com deficiência mais facilmente será tratado como um "diferente-igual"... Ou seja, "diferente" por sua condição de portador de necessidades especiais, mas ao mesmo tempo "igual" por interagir, relacionar-se e competir em seu meio com recursos mais poderosos, proporcionados pelas adaptações de acessibilidade de que dispõe. É visto como "igual", portanto, na medida em que suas "diferenças" cada vez mais são situadas e se assemelham com as diferenças intrínsecas existentes entre todos os seres humanos. Esse indivíduo poderá, então, dar passos maiores em direção a eliminação das discriminações, como conseqüência do respeito conquistado com a convivência, aumentando sua auto-estima, porque passa a poder explicitar melhor seu potencial e pensamentos." (DAMASCENO e GALVÃO FILHO, 2001)

Tomando como base artigos acadêmicos, pudemos compreender a imensa necessidade de uma mudança social em prol da inserção dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, que sofrem com a falta de recursos tecnológicos voltados para a área da informática. Pessoas que sofrem preconceito por serem tachadas de incapazes e dependentes. E a proposta das Tecnologias Assistivas é justamente mostrar que indivíduos com algum tipo de limitação, podem ganhar sim autonomia e independência no processo ensino-aprendizagem através do computador.

Grupo:
Christiane Cely Fernandes de Melo
Danuza Carla Alves Leite

REFERÊNCIAS:

BERSCH, Rita. INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA ASSISTIVA. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/IntroduçãoTaRitaBersch.pfd. Acesso em: 30 set. 2010.

FILHO, Teófilo Alves Galvão. AS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA E NO MUNDO ATUAL: FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS? Disponível em: http://www.profalacom/arteducesp1.htm. Acesso em: 30 set. 2010.

HOGETOP, Luísa; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS/ADAPTATIVAS: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/~proinesp/material/arquivos/Semana1/Leituras/Tecnologias Assistivas/tec_assist.pdf.

2 comentários:

  1. As Tecnologias Assistivas são aquelas que assistem, ajudam ou auxiliam e são usadas para identificar todos os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou adaptar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, visando promover uma vida mais independente onde os mesmos tenham mais inclusão. Ela tem uma ampla quantidade de equipamentos, serviços, estratégias e práticas que são aplicadas para minimizar os problemas encontrados pelos deficientes, além de proporcionar mobilidade, habilidades no aprendizado, integração com a família, os amigos e a sociedade, visando melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Sua atuação abrange todas as áreas, tais sejam: auxílio para a vida diária; comunicação aumentativa e auternativa; recursos de acessibilidade ao computador; sistemas de controle de ambiente; projetos arquitetônicos para acessibilidade; órteses e próteses; adequação postural; auxílios de mobilidade; auxílios para cegos ou com visão sub-normal e auxílios para surdos ou com déficit auditivo e adaptações em veículos. Com essas tecnologias dando suporte computacional, mecânico, eletrônico e elétrico, suportes estes, que podem ser cadeira de rodas, próteses, órteses, vários tipos de adaptações, aparelhos e equipamentos de comunicação, alimentação, mobilidade, transporte, educação, lazer, esporte, trabalho entre outros, aos portadores de deficiência física, visual, auditiva, mental ou múltipla, ressalto que entre todos as tecnologias estudadas até o momento, a tecnologia assistiva, sem dúvida, é a mais importante.

    Rozário

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  2. As tecnologias assistivas são de imensa importância para romper barreiras do preconceito assim como principal objetivo promover recursos através de hardwares e softwares adaptados para portadores de deficiência, gerando uma independência e inclusão social por meio desses recursos. E que esses portadores possam mostrar para si mesmos e para a sociedade que podem sim serem eficientes e capazes como qualquer ser humano de realizar atividades por meio de recurso tecnológicos. Afinal, ser diferente é completamente normal!

    Mariana Rodrigues de Souza

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