O meio tecnológico tem se tornado uma fonte de informação e conhecimento. O computador é uma dessas tecnologias que nos proporciona essas possibilidades. Ele foi inserido nas mais diversas atividades humanas em nossa sociedade. Não diferentemente no âmbito escolar, o computador tem sido considerado como uma ferramenta importante para possibilitar aos alunos a capacidade de desenvolver um pensamento criativo em um ambiente interativo de aprendizagem.
Nesse sentido, os ambientes virtuais de aprendizagem são espaços fecundos de significação, onde professores, alunos e objetos técnicos interagem e potencializam, assim, a aprendizagem e a construção de conhecimento. Na pedagogia, esses ambientes revelam importância didática no processo de ensino-aprendizagem, pois estimulam vínculos entre a aprendizagem e a realidade de vida de cada aluno, possibilitando-lhe um ambiente favorável ao desenvolvimento do conhecimento, no qual o aluno tenha prazer em aprender.
Essas tecnologias digitais também potencializam e estruturam novas sociabilidades e, conseqüentemente, novas formas de aprendizagens. Permite-nos comunicarmos com várias pessoas ao mesmo tempo, processo no qual irá acontecer uma troca de conhecimentos através de conteúdos apresentados de forma hipertextual, mixada e multimídia, com recursos de simulações.
Os ambientes virtuais tinham um acesso resumido, mas vem crescendo de algum tempo pra cá. Hoje, dispomos de vários ambientes que podem ser usados como ferramenta de aprendizagem no processo da apropriação do conhecimento. Sendo assim, os ambientes virtuais de aprendizagem, no âmbito educacional proporcionam um desenvolvimento cognitivo do sujeito. Considerando que os meios eletrônicos são ferramentas dinâmicas e facilitadoras que podem auxiliar o trabalho do docente e a aprendizagem do aluno, a fim de desenvolver um trabalho de qualidade nas escolas e de oportunizar o acesso à tecnologia de forma construtiva.
Referências:
Autorias e gratuitas no ciberespaço. Disponível em : http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/edmeaoliveiradossantos.pdf. Acesso em:15/09/2010.
BEHAR,Patrícia A;LEITE,Silvia M;SCHNEIDER,Daisy;AMARAL,Caroline B do.Educação infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA.Novas Tecnologias na Educação NUTED-UFRGS V.4 Nº1, Julho,2006. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2006/artigosrenote/a31_21196.pdf. Acesso em:15/09/2010.
COSTA, Luciano A Carvalho da;FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Ambientes virtuais de aprendizagem e suas possibilidades construtivistas.Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS V.3 Nº1, Maio, 2005. Disponível em:http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13009/000573003.pdf?sequence=1. Acesso em :12/09/2010.
LAGUARDIA, Josué;PORTELA, Margareth Crisóstomo; VASCONCELLOS,Miguel Murat. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem.Educ.Pesqui.Vol 33 Nº3. São Paulo. Sept./Dec.2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022007000300009&script=sci_arttext&tlng=es. Acesso em:12/09/2010.
PEREIRA,Andréia Regina; PERUZZA, Ana Paula P.M.Tecnologia de Realidade Virtual Aplicada à Educação Pré-Escolar. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/200/186. Acesso em:15/09/2010.
PEREIRA,Andréia Regina; LOPES, Roseli de Deus.Legal: Ambiente de Autoria para Educação Infantil apoiada em Meios Eletrônicos Interativos.Laboratório de Sistemas Integraveis. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,2005. Disponível em:http://ceie-sbc.tempsite.ws/pub/index.php/sbie/article/view/389/375 . Acesso em:15/09/2010.
ROMANÓ, Rosana Schwansee. Ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental. Revista Científica de Educação ,2004. Disponível em: http://www.nonio.uminho.pt/documentos/actas/actchal2003/05comunicacoes/Tema3/03RosanaRomano.pdf . Acesso em :15/09/2010.
Grupo:
Arianne ferreira
Elizângela de Sousa
Maria de Fátima da Silva
Os ambientes virtuais de aprendizagem são softwares elaborados para ajudar professores e alunos no gerenciamento de conteúdos educativos bem como na administração das aulas, proporcionando ao professor e ao aluno, tanto presencial quanto virtual, um ambiente de grande importância no processo ensino-aprendizagem e no acompanhamento do progresso dos alunos. São também usados como complemento das aulas presenciais pois com acesso aos mesmos, todos são estimulados a desenvolver seus conhecimentos através de pesquisas individuais bem como grupais, presenciais ou à distância. Através destes ambientes, o meio tecnológico tem se tornado uma fonte de informação e conhecimento, sendo o computador uma dessas ferramentas que proporciona essas possibilidades no processo da apropriação do conhecimento, proporcionando assim, uma melhor aquisição do conhecimento pelos alunos.
ResponderExcluirRozário
Isso mesmo Rozário,os ambiente virtuais de aprendizagem ajudam professores e alunos,sendo uma ferramenta facilitadora deste processo educacional,ajudando na assimilação dos conteudos dados pelo educador.
ResponderExcluirEvaneide Silva
Os ambientes vituais foram inseridos nas diversas esferas educacionais e sociais. Na esfera educacional, trouxe uma grande contribuição, pois estimularam a criatividade dos alunos, fazendo assim, com que os alunos construissem conhecimentos e assim, tivessem prazer em aprender junto aos seus professores, que tem o papel de auxiliá-lo para que tudo ocorra com sucesso e não haja decepção ou destimulação do aluno.
ResponderExcluirA maior prova de que os ambientes virtuais funcionam de fato, é a utilização deles nas nossas aulas. Eles funcionam como uma extensão, possibilitando maior discurssão do que foi abordado em sala. Não só em nosso curso presencial, mas também em cursos a distância porque proporcionam essa mesma discurssão,potencializando, em ambos os casos novas formas de aprendizagem entre alunos e professores.
ResponderExcluirMariana Rodrigues de Souza
A maior prova de que os ambientes virtuais funcionam de fato, é a utilização deles nas nossas aulas. Eles funcionam como uma extensão, possibilitando maior discurssão do que foi abordado em sala. Não só em nosso curso presencial, mas também em cursos a distância porque proporcionam essa mesma discurssão,potencializando, em ambos os casos novas formas de aprendizagem entre alunos e professores.
ResponderExcluirMariana Rodrigues de Souza