Com a criação das ferramentas da web 2.0, a navegação a participação dos internautas tornaram-se mais fáceis. Essas ferramentas (a exemplo do blog e do wiki) tem servido para a produção e disseminação de informações e opiniões. Sendo assim, na esfera educacional, elas podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. A utilização das ferramentas da web 2.0 requer modificações nas metodologias de ensino e de produção do conhecimento, exigindo formas mais ativas e dinâmicas de participação dos professores e alunos.
A web 2.0 é formada por hipertextos, feitos de modo colaborativo, onde várias pessoas podem ser co-autoras do conhecimento. Os blogs, por exemplo, podem ter um autor proprietário, que interage com várias pessoas formando uma rede de aprendizagem com outros usuários desta ferramenta. Eles podem ser utilizados como estratégia pedagógica como: portfólio digital, espaço de integração, de intercâmbio e colaboração e de debates (role-playing). Em geral, os blogs são utilizados nos diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior. Eles propiciam aos educadores uma enorme vantagem no que diz respeito à alfabetização através de narrativas e diálogos.
Outra ferramenta auxiliar de aprendizagem são os wikis. A Wikipédia, criado em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger é um dos wikis mais conhecidos e utilizados na web 2.0. Nela, é possível o compartilhamento de informações diversas, que podem ser modificadas, tanto em seu conteúdo como em sua estrutura, por qualquer internauta, sem precisar da autorização do autor da versão anterior. A Wikipédia não tem versão final nem edição em desuso, podendo ser atualizada a qualquer momento. Além de ser uma fonte de conhecimento, ela também faz um convite ao trabalho social de construção do mesmo.
As ferramentas da web são auxiliares na disseminação do conhecimento formal e informal, tendo como intuito, a interação entre os indivíduos que utilizam essas ferramentas.
Referências:
GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf Acesso em:17 set. 2010.
PRIMO, Alex Fernando Cunha; RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto cooperativo: uma análise de escrita coletiva a partir dos blogs e da Wikipédia. Disponível em: http://revcom.portcom.intercom.org.br/index. php/famecos/article/viewFile/233/177 Acesso em:17 set. 2010.
FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Disponível em: http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/edu3375_2006_01/blogeducacionalsbie2005.pdf Acesso em: 17 set. 2010.
Grupo: Gérssica Nóbrega, Rebeca Ferraz e Taynná Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dialogue conosco, registre seu comentário