O aprender bem é um conjunto bem estruturado de ideias e soluções para a nossa vida como estudantes e futuramente como professores. É certo que para se aprender mais e melhor, é preciso estar e criar um ambiente em que seja propício o aprendizado de forma mais prazerosa, como diz o texto de Pedro Demo. Embora muitos levem a questão da infraestrutura material tão à sério que nada fazem para melhorar as coisas quando algo não vai bem. É necessário que haja uma interação e grande reciprocidade entre o educador e os educandos, mas também é preciso humildade por parte de ambos para aceitar que um pode contribuir para a aprendizagem do outro. O uso de tecnologias diversas como o computador ou outros dispositivos tecnológicos na educação provoca reflexões sobre a formação do profissional de educação e, nesse sentido, Demo (1999) ressalta, em seu texto, que é preciso renovar a credibilidade do curso de Pedagogia, considerando-o como, talvez, o mais importante dos cursos na universidade.
A construção do conhecimento é feito de maneira coletiva. Tudo o que aprendemos pode ser compartilhado e enriquecido na interação com outros, pois em decorrência do vasto acervo de conhecimentos produzidos pela humanidade, o ensino não deve limitar-se à transmissão direta aos alunos daquilo que aprendemos. Sempre surgem problemas na construção do conhecimento, sobretudo quando tratamos de um saber que se constrói virtual e interativamente. Pois, a noção de colaboração e trabalho em grupo não é a mesma para o professor e para os alunos. Há sempre divergências nas opiniões e mais trabalho para uns do que para outros. O uso de interfaces de comunicação da web, por exemplo, pode facilitar a produção coletiva e colaborativa de conhecimentos. Mas, ainda falta um interesse maior, por parte dos alunos, em participar ativamente dessas atividades e também falta infraestrutura tecnológica nas instituições de ensino que proporcionem o acesso e o funcionamento adequado e permanente de tecnologias da informação e comunicação na educação. Ou seja, faz-se necessária uma infraestrutura que material e humana propicie ao professor condições para realizar processos de ensino e aprendizagem inovadores que estimulem professor e aluno a serem partícipes de uma nova dinâmica de produção do conhecimento.
Grupo: Adriana, Ana Mércia, Elias, Joseílma, Leonardo, Luciana, Priscila, Suelle, Valdeane e Yurica
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Pedagogia do Aprender Bem
Esse texto de Pedro Demo, vem nos deixar a par de questionamentos sobre o andamento do curso de pedagogia, o uso da internet, as maneiras de observarmos o funcionamento das novas tecnologias e implantá-las dentro das salas de aulas, a relação do professor com o aluno,que para o educando aprender bem, tem que ser encantado pelo professor, mas, vale salientar, para que um professor consiga encantar o aluno é preciso dar condições a esse educador como um bom salário, uma boa preparação para lhe dar com novas tecnologias, uma boa estrutura de sala de aula, com pucos alunos para ele dar conta, porque a realidade de hoje, é o professor se deparar com alunos indisciplinados e que não possuem o suporte em casa, como por exemplo, internet, acesso a várias coisas que facilitariam a aprendizagem deles, o apoio dos pais, o que dificulta o trabalho do professor, bem enfatizado no texto. Ficamos na torcida para chegarmos a esse modelo de estrutura educacional, dito no texto, com implantações de novas tecnologias em salas de aulas e professores bem amparados e dispostos a lhe dar com elas.
Grupo: Adriana Nascimento, Ana Mércia, Elias Nascimento, Joseílma da Costa, Leonardo Félix, Priscila Menezes.
Grupo: Adriana Nascimento, Ana Mércia, Elias Nascimento, Joseílma da Costa, Leonardo Félix, Priscila Menezes.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Pedro Demo e sua reflexão sobre o uso das TICs.
O capítulo 6 do livro de Pedro Demo “Educação Hoje” (“Novas” Tecnologias, Pressões e Oportunidades), é bastante instigante e reflexivo. Com o subtítulo “Pedagogia do Aprender Bem” ele nos convida para uma discussão em torno de como integrar aos métodos pedagógicos já existentes, muitos deles ultrapassados, às novas TICs que podem e devem ser utilizada com uma ferramenta positiva no processo ensino-aprendizagem.
É relevante destacar que o texto analisa a importância do papel do professor e do aluno nesse processo de transmissão, construção e absorção do conhecimento, quando o aluno é visto como um sujeito.
Norteado por vários teóricos, ele faz uma análise do grande desafio que tem a Pedagogia para poder acompanhar as novas necessidades e expectativas da era moderna e tecnológica. Taxado, muitas vezes, como curso inexpressivo, tradicional que precisa ser repensado para adequar-se à nova realidade, mostrando toda sua relevância no processo de formação de alunos incomporados nesse novo paradigma tecnológico.
A web 2.0 na visão de Pedro Demo, é uma ferramenta imprescindível no processo do aprender bem, embora com algumas ressalvas, ela traz consigo a oportunidade do aluno ser autor, de interagir com outros autores e de compartilhar novos conhecimentos, partindo do pressuposto de que o conhecimento é um bem coletivo,portanto acessível a todos e não centralizado a uma figura só, como era visto tradicionalmente.
A aprendizagem virtual, ensino à distância sofre constante resistência por grande parte do corpo docente e discente, pelo fato de que as novas tecnologias não terem trazido as melhorias que haviam prometido, como também o receio de serem substituídos por conta da constante e rápida evolução tecnológica.
Enfim, esse texto traz à tona uma discussão necessária e urgente, mas, que muitas vezes, por motivos restritivos ou de falta de conhecimento do tema, deixa de ser feita.
Ângela Maria
Luciano Rufino de Araújo
Gabriela Mayra Bezerra Costa
Morgana Alves da Silva
Desiree Andressa Fabião de Araújo Vieira
É relevante destacar que o texto analisa a importância do papel do professor e do aluno nesse processo de transmissão, construção e absorção do conhecimento, quando o aluno é visto como um sujeito.
Norteado por vários teóricos, ele faz uma análise do grande desafio que tem a Pedagogia para poder acompanhar as novas necessidades e expectativas da era moderna e tecnológica. Taxado, muitas vezes, como curso inexpressivo, tradicional que precisa ser repensado para adequar-se à nova realidade, mostrando toda sua relevância no processo de formação de alunos incomporados nesse novo paradigma tecnológico.
A web 2.0 na visão de Pedro Demo, é uma ferramenta imprescindível no processo do aprender bem, embora com algumas ressalvas, ela traz consigo a oportunidade do aluno ser autor, de interagir com outros autores e de compartilhar novos conhecimentos, partindo do pressuposto de que o conhecimento é um bem coletivo,portanto acessível a todos e não centralizado a uma figura só, como era visto tradicionalmente.
A aprendizagem virtual, ensino à distância sofre constante resistência por grande parte do corpo docente e discente, pelo fato de que as novas tecnologias não terem trazido as melhorias que haviam prometido, como também o receio de serem substituídos por conta da constante e rápida evolução tecnológica.
Enfim, esse texto traz à tona uma discussão necessária e urgente, mas, que muitas vezes, por motivos restritivos ou de falta de conhecimento do tema, deixa de ser feita.
Ângela Maria
Luciano Rufino de Araújo
Gabriela Mayra Bezerra Costa
Morgana Alves da Silva
Desiree Andressa Fabião de Araújo Vieira
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