quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As formas do saber

A entrevista com o filósofo francês Piérre Lévy (teórico da cibercultura), realizada pelo jornalista Florestan Fernandes Jr, está disponibilizada em 04 vídeos no You Tube. O diálogo aborda desde a Revolução Científica e Tecnológica e envereda-se pelas transformações na vida, nas atividades e nas relações humanas em uma linguagem clara e repleta de exemplos por meio dos quais Piérre Lévy apresenta os pressupostos que fundamentam seu pensamento filosófico sobre a Cibercultura.
Os vídeos são excelentes pontos de partida para a leitura dos textos de Piérre Lévy e para a proposição de discussões sobre a Cibercultura em confronto com as formulações de outros teóricos que discordam da perspectiva otimista desse filósofo francês.


64 comentários:

  1. Postagens como estas nos mostram o quão à tecnologia é importante para se ter uma formação continuada, uma ótima ferramenta de se alcançar o conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!
      Essa é uma discussão relevante e urgente, sobretudo, em cursos de formação de docentes. Como é o caso do Curso de Pedagogia. Precisamos produzir um conhecimento mais crítico e reflexivo sobre as tecnologias e não apenas formar usuários para elas.

      Excluir
  2. Como podemos observar no vídeo ele começou a se interessar por computadores desde menino, mais foi na universidade cursando algumas disciplinas que os ensinavam a usar o computador que ele percebeu que os computadores mudava a maneira de se fazer pesquisa e que esses novos instrumentos trazia novas possibilidades. Ele vê que a internet é uma revolução. É através dessas novas tecnologias tudo ficou possível e como foi dito na aula de 19/03/12 tecnologia é tudo que surgi de novo, mais por outro lado tecnologia não são apenas aparelhos tecnológicos, o livro didático também é uma tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. Como já vimos na aula anterior, a era tecnológica existe há anos, e a cada época se modifica de acordo com o contexto, nesta entrevista, Levy,enfatiza o computador como algo limitado á grandes empresas e pesquisadores, ou seja, a elite, logo, essa limitação foi sendo ampliada, a fim de democratizá-la, embora, ainda não tenha abarcado a todos. A interação homem x tecnologia transforma o pensamento, a comunicação, enfim, todo processo de sociabilidade. Assim, vivemos numa eterna revolução, já que as tecnologias evoluem dromológicamente.

    ResponderExcluir
  4. O Saber está presente desde a trasformação da natureza pelo homem bem como a sua própria transformação. Através desse entendimento percebo que a descoberta de novas tecnologias revolucionaram e mudaram a forma de pensar, gerando novos saberes e novas possibilidades para a humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Partindo do que Levy coloca,quando descreve que descobriu a tecnologia como meio e instrumento de se fazer pesquisa,percebo que isso já se torna possível pela democratização da ferramenta e do uso consciente da tecnologia no fim educativo.
    sabe-se que o avanço hora gradativo, hora imediato é algo que nos possibilita um controle sobre a ferramenta tecnológica, seja ela qual for e não poderia ser diferente porque fica além da compreensão imaginarmos um mundo onde as "maquinas" mantivesse esse controle.

    ResponderExcluir
  6. Partindo do contexto em que Levy coloca em sua entrevista, onde nos anos 7o ocorre o que chamamos de "inovação tecnológica", o primeiro contato com essa realidade para ele foi tido como um choque cultural, onde o mesmo achava que as máquinas iriam dominar o mundo, contudo, no passar dos anos ele foi percebendo que a tecnologia poderia ser usada para beneficiar a área da pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. Piérre Lévy fala com muita clareza sobre a Revolução Científica que tem ocorrido no mundo moderno e destaca a internet como ferramenta importantissima na atualidade.

    ResponderExcluir
  8. christiane clementino21 de março de 2012 às 16:57

    Lévy fala com bastante clareza sobre a revolução cientifica e se coloca na sua entrevista que a inovação tecnologica,foi muito importante no mundo moderno.E descreveu a tecnologia um meio de instrumento a ser pesquisado de uso educativo.

    ResponderExcluir
  9. Piérre Lévy reflete e questiona nessa entrevista sobre as revoluções tecnológicas, especificamente à internet, que cada vez mais ganham velocidade e transformam a sociedade.

    "A internet é uma Revolução" LÉVY

    ResponderExcluir
  10. Na perspectiva do vídeo e de acordo com a entrevista de Pierre Levy, o surgimento e a acessibilidade do computador trouxe um novo universo de possibilidades para os seus usuários. Depois, ele ainda é mais enfático, quando fala da internet e associa essa a uma revolução. Levy, demonstra na sua fala a importância desses instrumentos para suas pesquisas desde o inicio de sua formação.

    ResponderExcluir
  11. Durante a exibição do vídeo , percebo que Piérre Levy , dá bastante ênfase a questão da importância dos meios tecnológicos no desenvolvimento cognitivo,ele diz que desde a década de 70 , esse assunto vem lhe chamando atenção, em sua formação inicial, pois, ele estudava história e geografia, e quando estudou as disciplinas metodologia e antropologia passou a ter um certo contato com os computadores, foi aí que ele percebeu que a utilização do mesmo, mudava a maneira com que era desenvolvida a aprendizagem.Vale lembrar que a informática veio bem antes dos computadores,ela se manifestava através de sistema telefônico.Logo depois surgiram os computadores,mas seu uso era restrito apenas às grandes empresas e à pesquisadores científicos.Só depois que um grupo da Califórnia que passaram a utilizar microprocessadores,que agora poderiam fazer computadores para ‘’todo mundo’’, já que esse objeto era tão importante para a sociedade,por estar em jogo o pensamento,a percepção,a memória,entre outras dimensões humanas. Da mesma forma aconteceu com a internet,ela foi se evoluindo aos poucos , no início era apenas uma forma técnica, essa rede foi desenvolvida pelo exército americano para facilitar o trabalho dos pesquisadores, mas depois começaram a surgir um pouco dela por todos os lugares, dentre eles, as empresas, as universidades, e aos poucos essas redes foram se conectando umas as outras, e isso ficou conhecido como internet. E vale salientar que os profissionais da educação não podem deixar de considerar esses recursos tecnológicos no âmbito educacional, pois eles ajudam tantos os educadores,como os alunos no processo de ensino e aprendizagem .

    ResponderExcluir
  12. Me chamou atenção o surgimento da rede de computadores: a internet. Conforme vimos, ela foi desenvolvida pelo exército para facilitar o trabalho dos pesquisadores que trabalhavam nesse meio e para a utilização de cálculos. Depois, ela veio evoluindo de uma maneira tão profunda, que, atualmente, ela encontra-se entrelaçada ao nosso cotidiano, que chegamos, às vezes, a nem perceber. Podemos considerar a internet como uma faca de dois gumes, visto que há o seu lado benéfico, que é a possibilidade de obter informações que quisermos ter, manter contatos com pessoas que, provavelmente, não iríamos ter pessoalmente, acompanhar até mesmo acontecimentos em tempo real. Porém, há o seu lado maléfico, que é, por exemplo, o sedentarismo de muitas pessoas que preferem manter uma vida virtual contínua à manter comunicação face a face com outros e resolver seus assuntos pelo seu computador pessoal a sair de casa para resolve-los. Daí, vem a seguinte questão: Como eu, futuro pedagogo ou pedagoga, irei utilizar tal rede em benefício da aprendizagem dos meus alunos? É uma questão a se pensar, uma vez que os educadores não devem comprometer negativamente a vida de seus alunos, mas sim influencia-los a serem críticos ao utilizar a internet.

    ResponderExcluir
  13. Inicialmente Lévy faz uma retrospectiva a sua infância e aos anos 70, onde pouco, isto é, apenas a lite, tem acessibilidade as novas tecnologias existentes na época.
    Com o passar do tempo Lévy fundamenta seu pensamento sobre cibercultura, é quando ele chega a pensar em cérebros eletrônicos.
    Numa perspectiva geral, as grandes revoluções cientificas e tecnológicas trás consigo transformações, em todos os aspectos, que faz parte daquele contexto histórico.
    Sendo assim, faz-se necessário nossa participação na compreensão desse processo, para que possamos acompanhar essas transformações e suas consequências objetivando, tão somente, o aprendizado.

    ResponderExcluir
  14. Piérre Lévy faz uma reflexão sobre os processos evolutivos e suas dinâmicas. Relata que percebeu essas evoluções, transformações desde pequeno, que refletia sobre o que vem a ser pensar? Quando tinham 10 a 12 anos, Lia livros relacionados ao termo “Celebro Eletrônico” como era chamado antigamente, vinha a refletir como construir esses seres pensantes que não é o homem mais sim maquina, era esse contexto o qual fascinava e que fascina ate hoje.
    Em seus estudos de historia e geografia, na qual foi sua formação inicial, que veio a aprender como se utilizava o computador, percebeu que a forma de se pesquisar mudou, pois esse instrumento trazia novas possibilidades, mais também limitações na maneira de se fazer pesquisa e o mesmo mudava a forma de pensar do pesquisador. Via o computador como uma inteligência artificial, um celebro eletrônico artificial.
    Mais relata que esta criação foi de grande inteligência humana aumentada e transformada pelo computador. Ao ler um relatório que foi publicado na frança (1978-1979), entendeu-se que toda a sociedade iria ser transformada, juntamente com a comunicação, o pensamento, a percepção, a memória, todas as dimensões da atividade humana. Com isso veio perceber que era em cima disso que deveria trabalhar.
    Afirma que a internet é uma revolução, o seu desenvolvimento é uma revolução, explicando assim como surgiu o PC, e qual fora a função de principio da rede facilitando a vida dos pesquisadores, que da ir espalhou-se pelo mundo, como o nome de inter-net no qual significa redes interligadas.

    ResponderExcluir
  15. Necifran M. de Carvalho23 de março de 2012 às 12:27

    O filósofo Piérre Lévy, abarca desde a Revolução Científica e Tecnológica nas relações humanas.Baseado na revolução cibernética percebeu que a tecnologia era um meio mais acessível e inovador para o conhecimento.

    ResponderExcluir
  16. Piérre Lévy, começa contando como foi seu primeiro contato com a tecnologia e o que pensava sobre ela. Fala também que o computador muda a forma de pensar a maneira de agir e nos mostra novas possibilidades de pesquisa, mas que também nos trás limitações na maneira de fazer as pesquisas. Relata também que com essas novas possibilidades toda sociedade mudaria, seria transformada juntamente as as novas descobertas tecnologicas.

    ResponderExcluir
  17. O filósofo francês Piérre Lévy, traz reflexões sobre o que é a tecnologia na sociedade atual, a internet é uma realidade e nós precisamos está cientes de que vivemos na era digital. Os novos avanços tecnológicos a partir dos anos 70 como o surgimento do computador, mudou a forma de pensar e fazer pesquisas, transformou a maneira com que as pessoas estavam acostumadas a obter informações.

    ResponderExcluir
  18. Na fala de Piérre Levy, sobre a importancia do computador como ferramenta desde os primórdios do seu surgimento até os dias atuais, particularmente, me levou a pensar que realmente hoje a informática e principalmente a internet,como ele enfatizou, tem tido grande influência na sociedade, como também na educação em que com o auxilio destes a forma de se aprender se tornou até mesmo mais dinâmica. Penso também que a informática influencia na forma de como as pessoas vivem em sociedade.

    ResponderExcluir
  19. O vídeo de Piérre Levy mostra a evolução dos processos tecnológicos, onde o homem é o centro dessa mudança. Piérre Levy fala que o tempo e o espaço são regidos pela velocidade e que esta velocidade ligada aos processos tecnológicos transforma-se no chamado transito de informação. Com o advento processo evolutivo o computador transformou e continua transformando o meio social, pois contribui significativamente para a inteligência humana, proporcionando fontes informativas e educativas.

    ResponderExcluir
  20. O filósofo francês Piérre Lévy nos fala do seu processo de desconstrução do seu conceito sobre informática,pois ao utilizar este recurso, ele pode perceber que através desta ferramenta a inteligencia humana era aumentada, uma visão bem ontológica, que trás uma verdadeira revolução na maneira de pensar do homem.

    ResponderExcluir
  21. O filósofo Piérre Lévy nos relata do sonho que foi expandir a tecnologia,que desde a década de 70 já era ultilizada em vários setores e era tido como um cérebro eletrônico artificial.A importância e a necessidade que a sociedade teria veio tornasse realidade com a expansão da cibercultura que antes era vista só como um apoio as empresas e aos pesquisadores hoje é tido como recurso pedagogico.A sociedade foi beneficiada com este avanço tecnológico.

    ResponderExcluir
  22. Ana Paula Dos Santos25 de março de 2012 às 08:00

    De acordo com o filósofo Piérre Lévy, a existência dos computadores surge mesmo como recurso de trabalho para as empresas e pesquisas científicas mostrando que assim como outros equipamentos eletrônicos,na época não era acessível a população, mas afirma que com o surgimento do PC que é o computador pessoal a transformação da sociedade aconteceria, pois a revolução da sociedade acontece ao ponto que o desenvolvimento da internet flui, esta por sua age trazendo novas possibilidades para facilitar as dimensões da atividade humana, como o da percepção, memória, para transformar de maneira significativa o modo de pensar do ser humano. Enfim, ele diz que as pessoas que criaram o computador fizerem mais pela sociedade que os próprios militantes.

    ResponderExcluir
  23. Tânia Maria Freitas do Nascimento25 de março de 2012 às 11:08

    O filme de Pierre Levy, fala das evoluções tecnológicas e enfatiza o homem como principal causador dessas mudanças.É muito interessante quando pergunta para Pierre Levy,se é possível pensar numa revolução utilizando a internet. Então ele responde, que a própria internet é que é a revolução e a revolução é desenvolvimento. Outro fato importante que ele menciona é que as pessoas que inventaram o computador, fizeram muito mais pela sociedade do que os políticos.

    ResponderExcluir
  24. “Eu entendi que toda a sociedade ia ser transformada”
    E vemos hoje que essa sociedade a cada segundo está se transformando de uma maneira tremenda, pois quase não conseguimos seguir essa transformação com calma. E que isso está sendo algo natural e aos poucos vão sendo incorporados de forma simples. Mas toda transformação tem seu preço e Pierre enfatiza isso que colocava em jogo várias perspectivas em relação à comunicação humana.

    ResponderExcluir
  25. Pierre entendeu a utilização dos computadores, mudava a maneira de se fazer pesquisa, esse instrumento trazia novas possibilidades, mas também limitações na maneira de se fazer pesquisa, e que isso transformava o modo de pensar do pesquisador. Na época encarávamos o computador mais como uma inteligência artificial. “A Internet é a revolução, a revolução é o desenvolvimento da internet”.

    ResponderExcluir
  26. No vídeo o filósofo Pierre Levy discorre acerca dos processos evolutivos onde enfatiza que o desenvolvimento da internet é a grande revolução tecnológica. Nesta perspectiva fica claro que com o advento desta ferramenta, o computador que antes era tido como sem graça ou mero executor de programas aos poucos passou a ter o seu uso ampliando, onde atualmente é tido como uma indispensável fonte tanto de pesquisa como de relação social.

    ResponderExcluir
  27. Pierre Levy iniciou a entrevista falando de sua facinação por computadores desde os 10, 12 anos de idade apartir de livros acibernéticos. Apartir de algumas matérias em que estudava na década de 70 foi quando ele começoou a entender a utilização dos computadores e já no final da década começaram a se falar do uso da internet através da conexão com rede telefônica e quem utilizava os computadores e internet eram as grandes empresas e pesquisadores científicos e não era acessível a população, já hoje em dia, uma grande parte da população tem acesso a computadores e internet, que são essenciais no nosso cotidiano, não só os computadores como a tecnologia em geral.

    ResponderExcluir
  28. Pierre Lévy observou que a informatização está muito voltada à sociedade. Ele foi pioneiro em observar que os processos evolutivos da informática não era apenas um simples avanço tecnológico e que o computador não era apenas uma inteligência artificial ou um cérebro eletrônico. A informática é também o possibilitou a inovação e a transformação no processo de evolução social. Que o seu primeiro contado com a informática foi ver que, sobre tudo, a inteligência humana sendo aumentada e transformada pelo computador. O computador e a internet é um instrumento que nos possibilita a novas maneiras de fazer pesquisas. Nessa perspectiva temos o homem como o grande agente transformador no processo evolutivo da informática.

    ResponderExcluir
  29. Leda Mikaelle E. Costa25 de março de 2012 às 20:52

    Pierre Lévy desde cedo já era fascinado com a questão do pensamento. E durante uma fase de sua vida, descobriu o sentido do "pensamento eletrônico", isto ocorreu através de alguns estudos que eram necessários a utilização dos computadores. Foi quando Lévy passou a entender a utilização destes. Ele via que estes instrumentos trazia mudanças na forma de pensar dos pesquisadores. O seu primeiro contato com o computador o fez pensar o quão a inteligencia do homem foi aumentada e modificada por um computador. Após um relatório que falava sobre as primeiras redes de telecomunicações de informática, foi quando ele entendeu que toda a sociedade seria transformada. A internet, portanto, é a revolução segundo Pierre Lévy. Diante deste vídeo, pude entender a real importância desta revolução. Hoje, a sociedade está completamente modificada. As redes sociais de telecomunicação - a internet, alcança a todos, independente de classes sociais ou não. Tornou-se um campo econômico , uma necessidade que por fim, é bastante forte.

    ResponderExcluir
  30. Maria Eduarda Gouveia26 de março de 2012 às 02:38

    Pierre Lévy, no vídeo, relata suas experiêcias com os primeiros "cérebros eletrônicos", e como através destes, pode entender as modificações sociais que ocorrem nas relações humanas atuais. Em uma de suas experiências ele relata que o próprio uso de instrumentos eletrônicos em pesquisas acadêmicas já mudavam o ponto de vista dos pesquisadores, e através deste fato, somado com mais um relatório sobre redes de telecomunicações, Pierre Lévy constatou que todos estes avanços tecnológicos levariam à transformações sociais, e isto, de fato, aconteceu. Podemos ver como o surgimento de novas tecnologias como a internet por exemplo, são modoficadores sociais em potencial, que estão intimamente relacionados com a própria evolução humana.

    ResponderExcluir
  31. De acordo com o fime Pierre Levy fala da revolução da tecnologia que acorrem principalmente com o desenvolvimento da internet que vem transformando a sociedade

    ResponderExcluir
  32. Na entrevista feita com Pierre Levy pude perceber ainda mais que a revolução tecnológica vem se incorporando ao dia-a-dia da humanidade; antes o uso de computadores e em especial a internet era privilégio da elite; hoje é possível o acesso à todos, basta agora a sociedade inserir-se nas novas tecnologias de acordo com os avanços tecnológicos e sociais.

    ResponderExcluir
  33. Mediante o vídeo, percebemos que o francês Pierre Levy desde sua infância já se interessava pela informática; e pontuei como muito interessante quando o entrevistador colocou que a informática passou então a interferir na vida das pessoas, assim como quando o filósofo afirma que a utilização dos computadores mudava a maneira de se fazer pesquisa, trazia novas possibilidades, mas também limitações, e que isso transformava a maneira de pensar do pesquisador. Enfim, esse vídeo nos traz boas contribuições no estudo da tecnologia na Educação, pois deixa claro que os avanços tecnológicos tem sua intervenção na sociedade como um todo.

    ResponderExcluir
  34. Pude observar que desde os 12 anos, Piérre Lévy era fascinado pelo meio tecnológico e que com o passar do tempo e seus estudos sobre essa área, enxergava que essa inovação poderia intervir na vida da sociedade. Essa sociedade passava a ser transformadora pela chegada dessas novas tecnologias, afetando a comunicação, memória, pensamento e todas as atividades humanas.
    Mostrou-nos também que o computador como também a internet não era acessível à população e sim apenas para as empresas. Trazendo para o nosso cotidiano, hoje é difícil encontra uma pessoa que não tenha acesso a essas maquinas, pois com o passar do tempo elas foram sendo inseridas no nosso dia-a-dia, passou a fazer parte de nossas vidas e a internet surgiu como, pode-se dizer, “facilitadora de pesquisas”.

    ResponderExcluir
  35. O vídeo acima, esse diálogo com Piérre Levy, faz uma historicidade sobre a revoluão científica e tecnológica, fazendo sempre a ligação com os acontecimentos e transformações da vida. Sendo assim, é notável o gosto do filósofo pela temática, pois desde o início da vida já demonstrava tamanha dedicação na forma de leitura, na busca de informações e conhecimentos.
    Afirma que as tecnologias mudaram a forma de pesquisar, mediante a velocidade com que ela vem acentuando-se. Influencia de forma direta na vida cotidiana de cada indivíduo, nas relações sociais, na economia, na classificação de classes,na política, ou seja, continua sendo um processo evolutivo na tentaviva de uma melhoria na qualidade de vida de um modo geral.

    ResponderExcluir
  36. Renata Ranessa Lordão27 de março de 2012 às 09:36

    Diante do vídeo assistido, é possível observar notoriamente o quanto Piérre Lévy se coloca a reflexão sobre todo processo evolutivo tecnológico. O vendo como amparato pelo qual o desenvolvimento cognitivo pode ocorrer de forma profícua. Como foi observado, desde pequeno o filósofo já interresava-se, encontava-se fascinado por esta questão atinente ao "cibereletronico". Já que por sua vez, ficava indagando como é que se pode reproduzir o pensamento com seres que não são vivos, são apenas máquinas. Tal interesse surgiu perante sua formação inicial com as disciplinas de: história e geografia. Reafirmando pois então tal fascinação, quando estudou as disciplinas de: metodologia e antropologia. Cuja últimas lhe propocionaram um ato tangível sobre os computadores, por isso tal fascinação suscitou em seu ser. Ao passo do vídeo, o filósofo faz uma linha do tempo atinente ao surgimento dos computadores. Estes quando surgiram se colocavam como puro prazer. Como também a internet," redes interligadas", pelo qual o Piérre Lévy, afirmou como sendo uma revolução tecnológica. Esta a princípio era tida como uma norma técnica e foi desenvolvida pelos americanos, cuja finalidade a priori era expressadamente facilitar o trabalho dos pesquisadores do exército americano. Como sabemos, tanto o computador quanto a internet se difundiram, assim como também sua aquisição se tornou mais fácil. Contudo infelizmente não são todos que se encontram inclusos neste contexto "cibereletronico". Porém, é necessário salientar que ambos acarretam benefícios e malefícios , tudo dependerá da forma pela qual será apresentada, ministrada, conscientizada por nós futuros pedagogos, para nossos futuros educandos. Entretanto, nos como futuros pedagogos devemos considerar tais tecnologias no contexto educacional , como forma de dinamizar as aulas e sucitar o regozijo nos alunos perante aos contéudos que lhe serão ministrados. Por esta forma, se faz necessário que estejamos em consenso com nossos alunos para utilizar tais tecnologias a nosso favor, e não como reprodutor de exclusões; discriminações; desigualdades, preconceitos.

    ResponderExcluir
  37. ao assistir o filme sobre Piérri lévy, um fato que mim chamou atenção foi á respeito da surgimento da internet, a qual foi criada pelo exército americano com o objetivo de facilitar o trabalho dos pesquisadores que trabalhavam para o exército, para lhe permitir o acesso á computadores maiores, para que pudessem distribuir a capacidade dos cálculos. ao decorrer dos anos, mais precisamente no final dos anos 60 começaram á se disseminar por várias partes da America do norte uma enorme quantidade de redes de computadores, até chegarem à elevada tecnologia que se encontram hoje.

    ResponderExcluir
  38. kristhianny Dias dos Santos27 de março de 2012 às 10:48

    Me chamou atenção o surgimento da rede de computadores: a internet. Conforme vimos, ela foi desenvolvida pelo exército para facilitar o trabalho dos pesquisadores que trabalhavam nesse meio e para a utilização de cálculos. Depois, ela veio evoluindo de uma maneira tão profunda, que, atualmente, ela encontra-se entrelaçada ao nosso cotidiano, que chegamos, às vezes, a nem perceber. Podemos considerar a internet como uma faca de dois gumes, visto que há o seu lado benéfico, que é a possibilidade de obter informações que quisermos ter, manter contatos com pessoas que, provavelmente, não iríamos ter pessoalmente, acompanhar até mesmo acontecimentos em tempo real. Porém, há o seu lado maléfico, que é, por exemplo, o sedentarismo de muitas pessoas que preferem manter uma vida virtual contínua à manter comunicação face a face com outros e resolver seus assuntos pelo seu computador pessoal a sair de casa para resolve-los. Daí, vem a seguinte questão: Como eu, futuro pedagogo ou pedagoga, irei utilizar tal rede em benefício da aprendizagem dos meus alunos? É uma questão a se pensar, uma vez que os educadores não devem comprometer negativamente a vida de seus alunos, mas sim influencia-los a serem críticos ao utilizar a internet.

    ResponderExcluir
  39. O que vemos claramente no vídeo é o que estamos estudando, grosso modo a revolução tecnológica "moderna" nos dias atuais. Do ponto de vista "Otimista" de Lévy esse avanço tecnológico que o mundo está frequentemente abarcando é bom para as benfazejas que essa mesma evolução pode nos proporcionar futuramente, ou seja, a facilitação da vida humana pelas habilidades técnicas da tecnologia avançada! É tanto que o mesmo autor chega até comparar o cérebro cibernético ao cérebro humano, uma grande contradição aos fatores psicológicos afetivos que a memória digital já mais irá alcançar. Porém o autor deixa de dar ênfase nos consequentes fatores pejorativos que esse avanço tecnológico está tomando. Exemplifico na coisificação humana que esse sistema está condicionando! Enfim, o autor mostra claramente algo que sabemos sobre o avanço tecnológico mais é erroneamente falho quanto ao fator crítico frente esse processo.

    ResponderExcluir
  40. Um fato que me chamou muito atenção foi o surgimento da internet que foi desenvolvida pra os benefícios dos pesquisadores que trabalhava para o exército ou seja foi criada pelo exército americano. Piérre Levy ele estava muito ligado a tecnologia desde a infância.Cada dia que passa a tecnologia se desenvolve mais e mais junto com a sociedade,e ela está muito presente no dia a dia de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  41. o dialogo do filosofo Piérri lévy,aborda sobre as mudanças tecnológicos e faz uma ligação com a revolução cientifica e nos mostra as transformações ocorridas dentro do mundo tecnológico do presente e do passado, como por exemplo, a invenção dos computadores e da internet para auxiliar o exercito americano a fazer cálculos matemáticos durante a guerra, as tecnologias e principalmente a internet vem transformado a sociedade na contemporaneidade.

    ResponderExcluir
  42. O vídeo do francês Piérre Lévy deixa claro o grau de fascinação dele pala informática já que desde sua infância o mesmo já se interessava pelo uso da mesma.Para Piérre,o sistema de comunicação à distância deixou de ser um desafio.O homem está no centro da criação e das mudanças que conduzem ao avanço da coletividade.A utilização dos computadores muda o jeito de fazer pesquisas.Para ele,quem inventou os computadores fez muito mais pela sociedade que os militares políticos.Na verdade,é de conhecimento e aceitação de todos que o desenvolvimento da internet é,sem dúvida alguma,uma significativa revolução tecnológica,e,com isso,não só nós ganhamos como também o computador ganhou na medida em que este tornou-se mais útil e eficaz para as tarefas (sejam estas de qualquer natureza ou ordem)do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUCIANO LIMA, 27 DE MARÇO DE 201227 de março de 2012 às 17:59

      A reflexão de Pierre Lévy diante o documentário foi destacar velocidade dos meios de informação e o modo como as relações humanas são afetadas diante deste exposto. No entanto, o filosofo vem apresenta que essa relação deve ser levando em consideração a maneira que o cérebro humano modifica o seu pensamento ao acessar o cérebro eletrônico. Com isso, Lévy sintetiza que a sua preocupação esta diante das consequências que a tecnologia vem modificando o contexto social.
      Todavia, a tecnologia presente no contexto apontado por Lévy modulava também a cultura e reestruturava a economia. Assim, no inicio da década de 70 os computadores não era acessíveis para todos, mas para a aqueles que detinham o poder. Já no final desta mesma década, ele relata que a inserção do uso dos computadores na utilização das práticas pedagógicas era de extrema importância, na qual possibilitava aprender através de várias possibilidades. Portanto, percebemos que a preocupação em saber utilizar os meios tecnológicos não é uma vertente tão atual, pois atualmente só se fala nisso. E esse aspecto aflige a muitos professores que não possuem domínio total ou parcial desse recurso para poder usar dentro das suas disciplinas curriculares.

      Excluir
    2. Piérri lévy, no video fala que se fascinava, atraves de suas leituras, pelos chamados "cérebros eletrônicos" e se colocava a pensar "Mas como é que se pode reproduzir o pensamento com seres que não são vivos, com maquinas?" e no desenrolar do video ele fala sobre a internet que segundo ele "é a revolução" e aborda varios outros temas a cerca do computador, sua criação, motivos pelo qual foi desenvolvido, etc. O video é um ponta pé inicial para se entender um pouco a respeito dessa tecnologia e discultir sobre a mesma.como diz ele "É a inteligência humana sendo aumentada através de uma máquina." bom ponto para se refletir.

      Excluir
  43. LUCIANO LIMA, 27 DE MARÇO DE 201227 de março de 2012 às 18:02

    A reflexão de Pierre Lévy diante o documentário foi destacar a velocidade dos meios de informação e o modo como as relações humanas são afetadas diante deste exposto. No entanto, o filosofo vem apresenta que essa relação deve ser levando em consideração a maneira que o cérebro humano modifica o seu pensamento ao acessar o cérebro eletrônico. Com isso, Lévy sintetiza que a sua preocupação esta diante das consequências que a tecnologia vem modificando o contexto social.
    Todavia, a tecnologia presente no contexto apontado por Lévy modulava também a cultura e reestruturava a economia. Assim, no inicio da década de 70 os computadores não era acessíveis para todos, mas para a aqueles que detinham o poder. Já no final desta mesma década, ele relata que a inserção do uso dos computadores na utilização das práticas pedagógicas era de extrema importância, na qual possibilitava aprender através de várias possibilidades. Portanto, percebemos que a preocupação em saber utilizar os meios tecnológicos não é uma vertente tão atual, pois atualmente só se fala nisso. E esse aspecto aflige a muitos professores que não possuem domínio total ou parcial desse recurso para poder usar dentro das suas disciplinas curriculares.

    ResponderExcluir
  44. De acordo com o vídeo, Pierre Lévy deixa claro que os meios tecnológicos e a sociedade estão inteiramente ligados, coisa que antigamente as tecnologias mais simples eram apenas para as necessidades básicas. Com a evolução, surge os computadores e a internet, onde atualmente vem facilitando frequentemente as nossas necessidades acadêmicas, pessoais, profissionais e entre outros, portanto, para ter acesso as tecnologias, não basta possuir um computador, por exemplo, é preciso ter domínio do mesmo e assim passar informações para os demais, desde que não prejudique ninguém.

    ResponderExcluir
  45. No vídeo, Pierre Levy enfatiza seu interrese desde criança por computadores, começando pelo interesse por cibernética, acreditando que as máquinas poderiam dominar o mundo. No final dos anos 70 com na sua formação inicial, algumas disciplinas o fez se interessar, mas sobre os computadores, onde ele pode ter contato com estes e percebeu que esse meio poderia mudar a forma de fazer pesquisa, aprendizagem e trazer novas possibilidades de estudo.
    Logo com o surgimento do computador, de inicio era restrito apenas a pesquisadores científicos e grandes empresas, porém depois que um Grupo na Califórnia passou a usas microprocessadores, e que poderiam fazer computadores, onde todos poderiam ter acesso, isso foi se expandindo, começando na America do Norte, e se socializando em todos os lugares, até os dias de hoje.
    Foi dito também que a internet foi desenvolvida pelo exercito americano, para permitir a eles acesso a computadores maiores, que distribuíssem a capacidade dos cálculos, porém no inicio da década de 70, a internet, passou á ser usada não só nas universidades, empresas, mas também para uso pessoal e com este avançado cada dia mais, a internet e seus instrumentos estão transformando a vida das pessoas, e acredito que seja importante isso ser usado no âmbito educacional também, de forma produtiva e diversificada, salientando a precisão de conhecer os malefícios e benefícios que se pode trazer.

    ResponderExcluir
  46. Desde muito cedo Pierre Levy se interessou pelo uso da informática, e em seus estudos ele percebeu que essa fonte de recursos iria transformar a sociedade. Como disse ele, "a internet é uma revolução." É impressionante o crescimento desse instrumento em nossas tarefas cotidianas que têm trazido tanto desenvolvimento quanto facilidade para nossa vida. É a inteligência humana sendo aumentada através de uma máquina.
    Aucilene

    ResponderExcluir
  47. Jéssica Lima de Barros28 de março de 2012 às 04:52

    Esse vídeo de Pierre Levy é bastante interessante pelo fato de ele ter se interessado muito cedo pela informática e como ele próprio diz, a internet é uma revolução, pois de acordo com ele essa revolução facilitou e ainda facilita muito a vida da sociedade,que hoje está bastante ocupada e que encontra nas tecnologias mais facilidade para resolver coisas simples do cotidiano.

    ResponderExcluir
  48. A entrevista de Pierre Levy nos fez observar o surgimento de um instrumento tecnológico que em poucos anos tornou-se tão útil ou "indispensável" em nossas vidas: O computador. Com esse avanço tão veloz percebe-se o quanto a tecnologia tem avançado e tornado-se proveitosa para a sociedade. Todavia, não podemos desconsiderar o fato de que a mesma sendo mau utilizada pode também causar malefícios, fato temido pelo próprio Pierre Levy no início de suas pesquisas.

    ResponderExcluir
  49. Catarina Margareth Paiva Miranda28 de março de 2012 às 06:46

    Muito interessante a entrevista de Pierre Levy pois em uma abordagem rápida ele define bem a história do computador desde o início. Sendo para ele uma inteligência artificial que transformou a sociedade pois tornou um desejo social individual chegando atingir 90% do mercado. Surgindo a internet e as redes sociais se transformando em um dos maiores meios de comunicação mundial.

    ResponderExcluir
  50. ¨A internet é uma revolução¨, diz Pierre Levy,desde cedo envolto nesse mundo onde se necessita de bastante conectividade, Pierre já se interessava pelo mundo da internet. Até porque a sociedade e os meios tecnológicos, estão diretamente lidados, ele frisa bastante também, a questão de ter o domínio sobre as informações, com todo o cuidado para não ficar em meio a informações sem nexo, até porque a internet é um lugar onde nem sempre se pode confiar no que esta sendo dito.

    ResponderExcluir
  51. Vera Lúcia de Moura Dantas28 de março de 2012 às 09:22

    É de suma importância termos acesso a conteúdos tão completos e enriquecedores, que nos dará equilíbrio para entender melhor aquilo que estamos estudando. O pequeno vídeo “As Formas do Saber” apresentado pelo Filósofo Frances PIERRE LEVY, que explicou muito bem sobre a criação das redes de computadores e a evolução da INTERNET a partir da década de 70 até os dias atuais. Para mim foi excelente todo conteúdo apresentado. Gostaria de conhecer mais sobre suas obras baseada em tecnologia.

    ResponderExcluir
  52. Pierre Levy, filosofo francês, fala dessa questão de interação do ser humano com a vida tecnológica através da internet. Esse universo de conhecimento que a internet propõe para a sociedade é de tamanha importância, nos trazendo benefícios enormes, mas com certo cuidado porque nem sempre estarão informações verdadeiras e com o intuito de beneficiar.

    ResponderExcluir
  53. Maria de Lourdes da Costa28 de março de 2012 às 11:30

    O filme de Piérri Levi destaca a evolução tecnológica e o desenvolvimento da internet,com esse crescimento ele percebeu que esse meio de comunicação veio transformar e vai continuar transformando toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  54. O video de Piérri Levi nos mostra como a tecnologia tem se desenvolvido e como ela se apresenta a parti de cada contexto histórico, afetando assim, nas relações sociais, portanto, na vida das pessoas. Ele também nos faz refletir sobre a relevância do uso do computador nas práticas pedagogicas,tendo em vista a possibilidade de contribuir no processo ensino-apredizagem.
    odavia, a tecnologia presente no contexto apontado por Lévy modulava.

    ResponderExcluir
  55. Uma passagem do vídeo que achei interessante comentar foi: "Há pouco tempo a informática era vista como um simples avanço tecnológico que agilizava os negócios das empresas e das ciências exatas". O interessante é que, o que antes era um simples avanço tecnológico, hoje faz parte de todo âmbito da nossa vida. E quem poderia imaginar que esta tecnologia com seus atributos pudesse causar tamanho impacto? A informatização está tão impregnada em nossas vidas, que se não acompanharmos o seu ritmo e tivermos domínio seremos até excluídos socialmente, pela falta de conhecimento na área. Vemos aí que uma utilização de um equipamento faz toda a diferença. A informática trouxe grandes possibilidades a nós e quem não acompanha esse acelerado ritmo se dá mal.

    ResponderExcluir
  56. O vídeo de Pierre Lévy nos fala da utilização dos computadores e da revolução da internet e hoje temos desfrutado desse avanços tecnológicos que tem dado a sua contibuição para vivermos uma vida de praticidade com acesso mais rápido a informações e conhecimentos. Diante de tantos avanços nos perguntamos: Onde chegaremos? Que sociedade teremos no futuro? A população excluída terá oportunidade de participar efetivamente desses processos de mudanças tecnológicas? Bom será se isso vier a acontecer.

    ResponderExcluir
  57. keliane de Sousa Barbosa7 de maio de 2012 às 07:24

    Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.
    Ex:Facebook,twiter,orkut,Msn.

    ResponderExcluir
  58. Pow,muito bacana esse blog,parabens em,passaram 2 pessoas la no meu e falaram do seu,aprovadissimo 100% ai da gosto de ver blogs recomendandos,me recomendaram esse www.rastreamentodecelular.net,parece que é de software de celular pra rastrear e eu tava precisando,sera que é bom?Abraços,fui,BLOG PERFEITO!!

    ResponderExcluir
  59. Adorei seu blog, acho muito legal essa ideia de juntar tecnologia com educação. Nota 100. Já estou seguindo, segue de volta ?? http://makebelievetecnolgyentertainment.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  60. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário