terça-feira, 7 de junho de 2011

Políticas Públicas e Programas Brasileiros de Informática na Educação


Esse foi o tema da mesa redonda organizada e realizada pelos professores da disciplina de Educação e Tecnologias, semestre 2011.1, do Curso de Pedagogia da UFPB, no dia 31 de maio de 2011, no Auditório do Centro de Educação. Os graduandos das três turmas dos turnos manhã, tarde e noite reuniram-se para dialogar com o Prof. Phd. Cláudio André (UFPB) - Coordenador do Programa Um Computador por aluno (UCA) e o Sr. Fabrício Feitosa - Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa sobre os programas e as ações em desenvolvimento nas escolas da rede pública da Paraíba.
O Sr. Fabrício Feitosa apresentou os números correspondentes aos professores capacitados pelos cursos promovidos pela SEDEC/PMJP em articulação com o ProInfo/MEC nos últimos dois anos. Um total de 1765 gestores, professores e especialistas concluíram o Módulo I do ProInfo nos anos de 2009 e 2010. Essa ação de formação docente prevê ainda dois módulos (ProInfo II e III) e sua conclusão está estimada para o ano de 2012. Foram cedidos 350 notebooks para que professores do quadro permanente, concluintes do Módulo ProInfo I, possam planejar e executar aulas que mobilizem os recursos de informática disponíveis nas escolas.
Além da formação docente, foi destacado o Projeto de Robótica Educativa em desenvolvimento em 50 escolas da rede municipal. Essas escolas receberam kits de robótica, material didático e formação inicial para desenvolver projetos pedagógicos com alunos da Educação Básica. Os melhores projetos poderão participar da Olimpíada Brasileira de Robótica 2011 que terá a eliminatória estadual sediada na Estação Ciência, Cultura e Arte Cabo Branco.
O Prof. Cláudio André iniciou sua fala com reflexões acerca dos conceitos de alfabetização digital e letramento digital, destacando questões sociais relacionadas ao uso das tecnologias na sociedade contemporânea. Demonstrou o grande desafio que o MEC tem a enfrentar diante de uma rede pública de ensino composta por 48.000.000 de alunos e 1.900.000 professores. Apresentou, de modo geral, os programas e ações articulados com o objetivo de promover a inclusão digital. Os resultados e o sucesso dos referidos programas dependem da estreita articulação entre as esferas municipal, estadual e federal. São componentes essenciais dos projetos de tecnologias de informação e comunicação: infraestrutura, formação, coordenação, pesquisa e avaliação. Dentre os diversos programas e ações foram citados: Plataforma Freire, Aluno Integrado, Portal do Professor, Aprendendo e ensinando com as TIC, Especialização em Tecnologias na Educação, TV Escola na Web, Mídias na Educação, Domínio Público e ProUCA.
Ao final das apresentações, os graduandos formularam suas questões à mesa e procederam o debate sobre as propostas desses programas e ações e sua efetiva execução nas escolas da rede pública, local onde realizam suas atividades de estágio. O ponto forte do debate foi o diálogo entre as intenções e as realizações desses programas. É no relato das experiências cotidianas que os pontos nevrálgicos se evidenciam e as soluções se mostram urgentes. Por isso, a universidade em cumprimento de sua função social precisa aproximar as discussões teóricas fomentadas em suas salas de aula das realidades experimentadas pelos professores e alunos da rede pública, envolvendo-se em ações que possam contribuir para a gestão do social articulando o Estado, os pesquisadores, os profissionais e a sociedade civil.

Parabéns aos professores e convidados da mesa e nossos agradecimentos aos graduandos em Pedagogia pela participação!!!

2 comentários:

  1. É um grande passo que a rede pública de ensino tem dado na perspectiva de oferecer melhor preparo para os professores,onde quem sai ganhando é o aluno.

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  2. É uma questão que realmente deve ser debatida,pensada e repensada, pois é essencial a preparação do corpo docente para a utilização das novas tecnologias, para que possam de maneira adequada orientar os discentes.

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