quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reflexões sobre o uso das tecnologias na escola

O que constitui esta postagem é a sintese da discussão dos textos sobre tecnologia e educação. O nosso objetivo foi compreender a realidade relacionada com o processo de ensino aprendizagem e com os conhecimentos tecnológicos, refletindo sobre suas utilidades nos espaços sociais, culturais e econômicos. A partir daí, podemos propor novas metodologias de ensino e práticas pedagógicas para o desenvolvimento educacional, tendo como objetivo a interação dos indivíduos com os avanços científicos da humanidade, ampliando seus conhecimentos sobre esses recursos e possibilitando a criação permanente de novas tecnologias e novas práticas sociais e educaionais.
1-Por que usar tecnologias na escola?
A utilização das tecnologias na escola tem importância quando facilita a aprendizagem e a ação pedagógica dos professores e dos alunos em sala de aula. Isto porque estamos inseridos em um mundo globalizado, no qual precisamos nos apropriar de saberes e práticas sociais de uso da tecnologia que estão articulados com os aspectos sociais, econômicos e culturais, que demandam mudanças no mercado de trabalho e no processo de ensino aprendizagem.
2-Para que usar tecnologias na escola?
Para subsidiar a compreensão da própria realidade atual, desenvolvendo pesquisas, demonstrações ecomunicações de forma útil e flexível dentro das instituições e para estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem.
3- Que tecnologias usar na escola? E como usar essas tecnologias?
As tecnologias físicas, que são inovações como caneta esferográficas, livros, computador, etc. As tecnologias organizadoras são a forma como relacionamos as diversas técnicas de aprendizado e da qualidade de educação, focalizando os métodos de ensino. E as tecnologias simbólicas com as linguagens que permitem a socialização e a comunicação, articulando aspectos político, social, econômico e cultural. É através dessas e de outras tecnologias, que estejam disponíveis nas escolas, que podemos proporcionar uma boa qualidade de ensino e uma compreensão mais ampla sobre como utilizar a tecnologia para benefício da vida. Podemos utilizá-las como instrumentos pedagógicos que viabilizem uma melhor aprendizagem aos alunos, favorecendo a realização de atividades contextualizadas e a construção permanente de conhecimentos advindos da interação entre professores e alunos.

8 comentários:

  1. Parabém professora pôr entegra a turma de pedagogia com o mundo vitual. A internet também faz parte da pedadagogia

    Marcos ped campo

    ResponderExcluir
  2. “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se
    adapta às mudanças”.
    Charles Darwin – aturalista Inglês (1809 – 1882).
    A tecnologia está presente em todos os lugares é de suma importância a preparação de alunos e professores a essas mudanças.

    ResponderExcluir
  3. A discussão sobre os textos que relacionam o tema tecnologias na escola desmistificou, pelo menos para mim, a utilização da palavra tecnologia apenas para aparelhos eletrônicos, pois tudo que o homem criou para auxiliá-lo em suas atividades é tecnologia. E utilizamos muitas delas como diz o texto acima na educação.

    ResponderExcluir
  4. Elaine Ferreira Chaves21 de março de 2012 12:40

    A tecnologia na escola, hoje tem sido essencial para o aprendizado dos alunos, uma maior praticidade, e uma interaçao dos individuos com a tecnologia aumentando seus conhecimentos com o meio cientifico, mudando metodologias de ensino, facilitando tambem a acao pedagogica dos professores.

    ResponderExcluir
  5. Tânia Maria Freitas do Nascimento21 de março de 2012 12:40

    O texto mostra a importância do uso da tecnologia no âmbito educacional, na qual mostra a sua eficácia não só na aprendizagem do aluno como também para a qualificação do educador.Diante deste avanço tecnologico é fundamental que a escola proporcione ferramentas necessá
    rias a fim de inserir esses alunos na era tecnológica.

    ResponderExcluir
  6. Maria Rita M.Dantas21 de março de 2012 12:43

    Este texto mostra a importância das tecnologias que facilitam não só a aprendizagem,mas também a ação dos professores e alunos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia na escola, chegou para colaborar com o ensino/aprendizagem nos dando oportunidade de fazermos um trabalho mais rico e diferenciado com os nossos alunos.
    Sara de Freitas.

    O acesso a tecnologias variadas é de suma importância, pois assim o educador reterá ainda mais a atenção dos alunos com dinâmicas. É importante lembrar que tecnologias como computador necessitam de técnica de ambas as partes(professor e aluno). Assim o professor terá um trabalho mais produtivo.
    Verônika Aline S. Mendes

    ResponderExcluir
  8. O assunto abordado tem grande relevância, pois o meio tecnológico inserido no meio educacional formam condições de melhoria para a educação. As formas de trabalhar com as novas tecnologias buscam compreender a realidade inovativa que a sociedade nos proporciona. As tecnologias são de suma importância pois contribui tanto para o professor quanto com o aluno ambos são beneficiados com saberes e informações.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário