quarta-feira, 18 de maio de 2011

Robótica Educacional

A Robótica Educacional é uma das possibilidades de aplicação pedagógica das tecnologias. Com ela, professores e alunos podem engajar-se em projetos pedagógicos, baseados na solução de problemas, que permitam a aplicação prática de conceitos da física e da matemática. Além disso, o trabalho com a robótica nas escolas favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e dos príncípios da pesquisa científica.
A Robótica educacional pode ser inserida desde a Educação Básica, por meio de atividades planejadas para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. No Brasil, escolas da rede privada e pública inserem a robótica em suas atividades curriculares, desenvolvem projetos e participam da Olimpíada Brasileira de Robótica. "A OBR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos totalmente dedicada às escolas, professores e jovens brasileiros que tem por objetivo despertar o interesse pela ciência e tecnologia, utilizando a temática da robótica como "ferramenta para ajudar a aprender". (Fonte: http://www.obr.org.br/).
Os kits de robótica educacional já tiveram custos relativamente altos. Mas, com o desenvolvimento de kits por empresas nacionais, a exemplo da PNCA - Robótica e eletrônica (http://www.pnca.com.br/), as escolas podem encontrar alternativas mais viáveis financeiramente para adquirir e organizar seus espaços de robótica.
Encontramos disponíveis na web uma imensa quantidade de publicações (artigos, vídeos e revistas especializadas) que podem ser consultadas como fonte de informação para fundamentar e subsidiar a elaboração de práticas pedagógicas com robótica educacional nas escolas. A exemplo da Revista Mecatrônica Atual, do artigo RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico e do vídeo do Curso de Robótica Educativa, do professor Enrique Corvera Ormeño (México).
Os alunos do Curso de Pedagogia experimentam o uso da Robótica Educacional por meio de uma oficina realizada na Estação Cabo Branco - João Pessoa/Pb. A oficina oportuniza o contato direto com as primeiras noções de mecatrônica e de programação de computador. Os alunos, divididos em grupos, criam protótipos de robôs e programam algoritmos para realização de funções simples de movimentação. A experiência contribui para a desmistificação do medo da tecnologia e desperta interesses de estudo e pesquisa que remetem os graduandos em pedagogia para novas possibilidades didáticas e metodológicas a serem desenvolvidas com seus futuros alunos.

Confiram as fotos na galeria e o vídeo de nossa experiência e venham dialogar conosco sobre esse assunto!


65 comentários:

  1. Creio que a experiência ajuda a tornar a aprendizagem mais significativa, pois se nós que somos adultos curtimos por demais essa experiência, e ficamos atraídos por conhecer mais do assunto robótica, que dirá os jovens estudantes de nossas escolas, a exemplo disso, vimos como se saiu bem a pequena Letícia, que foi uma das mais participativas!
    A atividade se torna mais interessante porque se faz brincando, de forma original e espontânea, permitindo a criatividade e a interação entre os estudantes,e consequentemente despertando maior interesse pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. É interessante que já recebi um treinamento na escola que ensino por parte de uma equipe da prefeitura municipal de João Pessoa mas nunca coloquei em prática.
    Um abraço a todos,
    Ana D'Arc.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito interessante conhecer um pouco da oficina de Robótica Educacional, uma grande oportunidade de estimular a criatividade a interação com os colegas e o trabalho em grupo.

    ResponderExcluir
  4. A relação teoria e prática é importante em qualquer processo educativo. Pois, possibilita a aplicação dos conhecimentos teóricos no solucionamento de problemas práticos. Por isso, as possibilidades de uso da tecnologia devem ser pensadas e planejadas de modo a promoverem o aprofundamento e a aplicação dos conhecimentos das diversas disciplinas, incluindo-se aí a iniciação à pesquisa científica e à invenção tecnológica.

    ResponderExcluir
  5. Parabens a voces, por discutir este avanço da tecnologia como recurso didatico. Prof. Vicente

    ResponderExcluir
  6. ANA PAULA DOS SANTOS. TURMA 017 de maio de 2012 às 07:16

    Robótica educacional tende a beneficiar as escolas de educação básica na interação entre os docentes e discentes na prática e elaboração de projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola, valorizando o raciocínio lógico e também os princípios de pesquisas científicas, além de valorizar a criavitidade do alunado despertando para um maior interesse pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Nathália Fernandes7 de maio de 2012 às 07:16

    Também tive a oportunidade de participar de um treinamento sobre robótica em uma escola do Município de João Pessoa, embora tenha sido de maneira muito superficial, considerei um recurso muito relevante pra educação. Pude perceber que a robótica leva os alunos a descobrir o funcionamento da tecnologia de uma maneira divertida e estimula o trabalho e a criatividade em equipe.

    ResponderExcluir
  8. A Robótica é uma metodologia Pedagógica a fim de transmitir os saberes adquiridos em sala de aula, somados com a criatividade e habilidade individual ou coletiva. È uma prática interdisciplinar que engloba desde disciplinas curriculares até desenvolvimento lógico e científico. Além de proporcionar ao alunado uma experiência inovadora e divertida, bem como a socialização com o todo (pessoas, objetos, lugares).Estação Cabo Branco até Quarta-feira 09/05/2012.

    ResponderExcluir
  9. Luzia Fandinho Zinn9 de maio de 2012 às 03:47

    A criatividade desenvolvida ao participar de uma oficina robótica leva os alunos a se interessarem cada vez mais por essa metodologia já que nela os educandos trabalham com raciocínio lógico. Através destas oficinas os alunos interagindo entre si dão abertura para inclusão e respeito pelas idéias de outros e o professor pode trabalhar com a diversidade de criatividade que ai surgem para planejar projetos futuros visando sempre o interesse do aprendiz pela ciência tecnológica.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante, principalmente por utilizar a teoria e a prática de uma foma divertida facilitando o ensino - aprendizagem das crianças e nós futuros educadores poderemos utilizar desse meio em todas as disciplinas e projetos com os alunos usando a criatividade e o trabalho em equipe. Já participei da formação em robótica na escola em que participo do apoio pedagógico e estou ansiosa para trabalhar o projeto com as crianças e a professora titular, onde iremos trabalhar o trânsito.

    ResponderExcluir
  11. A oficina de robótica é uma prática muito criativa e divertida que pode facilitar a aprendizagem do aluno e tambem ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e o interesse pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  12. Jéssica Lima de Barros11 de maio de 2012 às 06:31

    A oficina de robotica é uma atividade muito interessante,para os alunos pois, através dela os alunos podem desenvolver várias habilidades como por exemplo a cordenação motora,psicomotora, criatividade e o trabalho em grupo.Além de que inovar é sempre interessante uma vez que os alunos já estão cansados da aprendizagem na forma tradicional; sala de aula,quadro e giz e a oficina torna a aprendizagem mais prazerosa e proveitosa,pois os alunos interagem com o conteúdo.

    ResponderExcluir
  13. Dayse Ferreira Cícero11 de maio de 2012 às 06:52

    Numa visão geral essa oficina nos mostra que a robótica, também pode ser usada como um meio para o crescimento individual e coletivo, desenvolvendo o lado criativo e ajudar os alunos na resolução dos problemas, trazendo uma contribuição enriquecedora a educação como um todo.Para mim foi muito proveitosa, pois eu achava que não iria conseguir fazer o robo , reconheço que quebrei um pouco a cabeça mas consegui.

    ResponderExcluir
  14. Leda Mikaelle E. Costa/ Turma:303 Manhã11 de maio de 2012 às 11:52

    É de suma importância quando colocamos em prática a teoria. A oficina robótica desenvolve várias habilidades, ocasionando o desenvolvimento daqueles que estão participando, sejam eles professores ou alunos. Há uma interação que é recíproca. A criatividade é colocada em prática, o raciocínio lógico, atividade coletiva entre outros; visto que, estes, são construídos na medida em que se vai construindo o robô. Se para nós que somos adultos foi bastante proveitoso, imagina para as crianças que estão no auge da imaginação aguçada. Para mim, teve muita valia.

    ResponderExcluir
  15. A oficina de robótica foi muito interessante, pois a tecnologia está se expandindo cada vez mais.
    Tende a beneficiar as escolas na interação entre os docentes na elaboração de projetos.

    ResponderExcluir
  16. Sthefany Hiris Santos Lima14 de maio de 2012 às 14:13

    A oficina de robótica é muito importante, pois é devido às práticas como essas que se desenvolve no aluno o gosto pelo saber tecnológico, pois além de ter o conhecimento da teoria ele pode ter a habilidade de praticar, onde todo conhecimento é adquirido não só individualmente, mas sim coletivamente enquadrando-se assim em uma abordagem crosntrutivista, pois o aluno aprende a partir dos erros e constrói por si mesmo o conhecimento. Daí a importância da oficina de robótica, pois através dela articulamos o gosto pela tecnologia e desenvolvemos uma abordagem pedagógica cronstrutivista.

    ResponderExcluir
  17. Com relação ao análise das possibilidades pedagógicas a Robótica Educativa, é bastante interessante para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos possibilitando assim, a interação e a criatividade. Portanto, seria bastante importante as escolas utilizarem esse meio como disciplina, desenvolvendo atividades para as crianças e adolescentes. Foi maravilhoso a oficina robôtica que vivenciamos na Estação Ciência do Cabo Branco, tivemos privilégio de participar dessa oficina, todos divididos em grupos, daí criamos minis robôs, cada grupo com sua criatividade, foi bastante interessante, algo possível de realizar e concerteza essa experiência será transmitida para os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  18. A utilização da robótica na educação é benéfica e desperta na criança a criatividade, curiosidade e sobretudo cria concepções muito interessantes para o desenvolvimento cognitivo dos alunos,portanto acredito que os docentes possam cada vez mais trabalhar em sala de aula com a robótica, onde os alunos poderão interagir de uma maneira bastante significativa e proveitosa.

    ResponderExcluir
  19. A experiência realizada na aula de robótica foi muito interessante,pois nos leva a refletir sobre o processo pedagógico de inclusão de novas tecnologias na aprendizagem, levando os alunos a desenvolverem um raciocínio lógico e novas habilidades em atividades criativas,o que será de grande importância no seu processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  20. Nunca havia participado de uma aula prática que envolvesse robótica. O aprendizado foi muito válido, vista que compreendi, na prática, que a aplicação das possibilidades pedagógicas apresentada na robótica educativa é viável em qualquer faixa etária.
    Antes mesmo da aula prática, ao ler e assistir os vídeos sobre o assunto, observei as inúmeras possibilidades de desenvolver atividades interdisciplinar, em quanto docente, para aprimorar as várias formar do aprender a ensinar.
    A experiência prática obtida na oficina de robótica educativa foi bastante proveitosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso da Robótica nas escolas é muito importante porque nos possibilita trabalhar de forma interdisciplinar como também explorar diversas atividades que leve o aluno a uma consciencialização de temas que envolva o cuidado com o meio ambiente. A priori parece um tema difícil de aprender, mas quando você começa a montar, criar determinado robô, com aquela função específica, você percebe que não é tão difícil quanto parece. É uma pena que nem todas as escolas possam ter a robótica como aula prática, os alunos aprenderiam bem mais no envolvimento e na construção das atividades.

      Excluir
  21. PRISCILA MIKAELLE-303/MANHÃ15 de maio de 2012 às 08:23

    O conhecimento adquirido na aula campo(estação ciência), foi de grande importância, uma vez que descobrimos como pode ser fácil trabalhar com robótica desde as series iniciais ate o ensino médio, sempre com uma proposta de resolução de problemas, trazer a realidade para sala de aula e usar a robótica como ferramenta de aprendizagem, no trabalho em equipe, na construção coletiva do conhecimento.

    ResponderExcluir
  22. Acredito que o uso da robótica seja de grande importância no processo de aprendizagem dos indivíduos, principalmente quando se tratam de crianças, uma vez que as crianças acabam se interessando por tudo que é novo, e assim surgiria um interesse da parte delas de conhecer mais sobre o assunto.Acredito também que as escolas deve considerar a robótica como uma atividade rica para contribuir no processo de ensino/aprendizagem das crianças ao passo que de maneira divertida, a robótica aproxima essas crianças da tecnologia, de maneira positiva, é claro!

    ResponderExcluir
  23. ANDRESSA RAQUEL-303/TARDE
    Acredito que o uso da robótica seja de grande importância no processo de aprendizagem dos indivíduos, principalmente quando se tratam de crianças, uma vez que as crianças acabam se interessando por tudo que é novo, e assim surgiria um interesse da parte delas de conhecer mais sobre o assunto.Acredito também que as escolas deve considerar a robótica como uma atividade rica para contribuir no processo de ensino/aprendizagem das crianças ao passo que de maneira divertida, a robótica aproxima essas crianças da tecnologia, de maneira positiva, é claro!

    ResponderExcluir
  24. A aula de robôtica foi bastante aproveitante inclusive, deveria ser obrigatório para TODAS as escolas, inclusive as públicas, terem aulas de trabalhos manuais domésticos, eletroeletronica, automação, >robótica<, noções básicas introdutórias de IA e aulas de transito (sim aulas de como ser um bom pedestre, ciclista, motociclista e depois motorista) assim como muitas já tem aulas de informática em seus currículos.
    Afinal, é importante termos conhecimento do que nos cerca e nos prepararmos para o futuro.

    ResponderExcluir
  25. A aula de robôtica foi muito interessante, onde, ainda não tinha participado de uma aula que mostra a importância de exercícios que é possível ensinar noções de mecânica, relação de transferência de movimentos, força e torque, redução de velocidade, alavanca e criação de mecanismos de movimento. No entanto, eram para ser inserido nas escolas.

    ResponderExcluir
  26. Tânia maria Freitas do Nascimento15 de maio de 2012 às 13:22

    A robótica pelo qual tive o prazer de conhecer é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo. Pois favorece o raciocinio lógico e desenvolve a criatividade do aluno que coloca a teoria em prática.

    ResponderExcluir
  27. A aula de robótica nos propiciou conhecimento acerca das tecnologias buscando uma interação entre meios tecnológicos práticos e a aprendizagem teórica. A oficina robótica é importante para o aprendizado discente, pois os envolvem de uma forma agradável onde é trabalhada a coordenação motora, raciocínio lógico, trabalho em equipe, e é imprescindível a criatividade. Enfim a aula foi de fundamental importância para nosso inicio acadêmico, ficando evidente o conhecimento adquirido nessa aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A aula de robótica ministrada na Estação Ciência foi imprescindível para a contribuição do nosso aprendizado a cerca das tecnologias existentes.Apesar de montarmos um robô que efetua comandos considerados simples,essa atividade além de prazeirosa nos ensinou a trabalhar a coordenação motora,o raciocínio lógico,a criatividade e a noção de alguns comandos(embora considerados básicos)mas não menos importantes por isso.
      Com absoluta certeza é essencial o conhecimento dos robôs e os "mistérios" que os cercam visto que eles já são usados com alguma frequência em países mais desenvolvidos que o nosso para efetuar consultas médicas e em alguns casos até no auxílio ao médico em cirurgias contribuindo,assim,no sucesso e na precisão desse ato cirúrgico.Os robôs já fazem parte do cotidiano humano e a tendência é que essa participação apenas se intensifique no futuro.
      Mas,como qualquer outra tecnologia,eles tanto podem ser usados para o bem quanto para o mau esperamos que o homem em geral seja suficientemente inteligente para canalizar essa tecnologia APENAS para o bem de todos.

      Excluir
  28. A utilização da robótica na educação é bastante interessante e benéfica para o aluno, pois é uma ferramenta no qual é de grande ajuda no desenvolvimento da aprendizagem, pois desenvolve o cognitivo, a criatividade e gera uma interação no qual faz o grupo trabalharem junto para o desenvolvimento do objeto. Podemos presenciar e participar disso na aula de robótica na estação ciência no Cabo Branco e foi uma aula muito proveitosa que no qual estimulou nossa criatividade e nos proporcionou momentos de aprendizagem que serão bastante ulteis para nos futuros pedagogos como para nossos futuros alunos.

    ResponderExcluir
  29. Trabalhar robótica na educação é de extrema importância tanto no aspecto tecnológico como intelectual, onde poderá facilitar o desenvolvimento cognitivo dos alunos e assim construir uma aprendizagem significativa, despertando o interesse de todos tornando a aula divertida, atrativa e desafiadora, portanto é fundamental as crianças terem contato com a robótica e sobretudo dividindo opiniões com os demais coleguinhas.

    ResponderExcluir
  30. Foi de suma importância a aula de robótica que tivemos a oportunidade de participar. Pude perceber na prática o quanto esta ferramenta é importante no processo educativo, pois se bem utilizada pode ser de grande valia no âmbito educacional. A robótica educacional através de seus desafios, faz com que o aluno construa seu próprio conhecimento, além de estimular a concentração, disciplina, responsabilidade, persistência, raciocínio lógico-matemático,ou seja, contribuindo para o desenvolvimento ativo e participativo, no qual, o aluno se torna sujeito do seu processo de construção de conhecimento transformando a aprendizagem em algo divertido e significativo.

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito de conhecer a Robótica educacional ou pelo menos ter uma pequena noção do seu conteúdo didático e metodológico, aprendi que o seu uso estimula a criatividade, o raciocínio lógico, desenvolve o espírito de equipe a partir da interação com os demais componentes do grupo escolar, além da articulação de atividades com várias disciplinas e conteúdos.
    O Brasil tem investido na tecnologia Robótica, devido à perspectiva de crescimento, um exemplo disso, é a olimpíada brasileira de Robótica, que é destinada a todos os alunos brasileiros de escolas públicas e privadas e de vários níveis educacional, o evento é gratuito e tem como objetivo, estimular os alunos à ingressar em “carreiras cientifico-tecnologico”, além de identificar jovens/alunos talentosos e ainda promover no meio escolar debates e atualizações sobre essa temática no sentido de aperfeiçoar o processo ensino/aprendizagem.

    Aluna: Michely Kleci

    ResponderExcluir
  32. Os nossos alunos precisam estar preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que a cada dia anda em ritmo acelerado transformando rapidamente, e a Robótica Educacional é uma ótima ferramenta de auxilio ao ensino e aprendizado. Ela desenvolve nos alunos conceitos de: trabalho em equipe, capacidade de solucionar problemas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade. Ela mexe com a imaginação do aluno lhe permitindo novos desafios e novas descobertas interagindo com várias disciplinas ampliando o conhecimento do educando.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. A aula de robótica proporciona ao âmbito escolar várias possibilidades pedagógicas, tanto para o professor quanto para o educando, quando se trata de ensino aprendizagem, de modo que se estabeleça uma aproximação real da teoria vivenciada em sala de aula, para com a concreticidade no campo tecnológico. Tendo como objetivo ampliar a capacidade cognitiva dos alunos através da construção de um robô dentro da criatividade individual ou coletiva. E ao final da montagem, o robô receberá uma linguagem em formas de comandos configurando a sua execução. Portanto, o professor como responsável pela transmissão do conhecimento, é digno de nota tomar esta atividade como estimulo para garantir o acesso dos educandos ao âmbito tecnológico que cada vez mais crescer na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina Margareth Paiva Miranda16 de maio de 2012 às 06:48

      A aula de Robótica foi uma experiência de grande importância para a nossa prática educacional. Pois vimos a contribuição que ela pode proporcionar para os alunos trabalhando individualmente ou em grupo, usando criatividade, concentração, coordenação, raciocínio lógico, ampliando a sua capacidade cognitiva. Será um grande desafio realizado com interesse pelo aluno, tendo ele um papel de grande importância neste processo, pois é o realizador passo a passo, concluindo uma aprendizagem interessante, atrativa, com novas descobertas de sua criação individual ou coletiva.

      Excluir
  36. Com base na visita a Estação Ciência atinente a oficina de robótica, fui por nós observados como futuros docentes, as grandes contribuições que tais criações protóticas emergi-se no objetivo, intuito de extrair do discente a essência da concentração, criatividade, atenção, interação, para obtenção e neste ensejo concretização protótica. Além de irrompe-se de forma tangível e não surreal para os mesmos. Visto que não é de hoje que as tecnologias, principalmente quando estas se encontram inerentes a protóticos, causam curiosidade, entusiasmo, brilho nos olhos de tanta fascinação aos discentes. Principalmente quando este por sua vez foi fruto de um pensar, criar em conjunto. Embora, tenha apenas um parafuso por ele colocado, é incomensurável o regozijo por ele sentido. Regozijante mais ainda é para nós futuros pedagogos, poder olhar o sorriso que cada um suscita quando o protótico ganha movimentos. Se por nos que tivemos a experiência foi legal, imagina o que se deve passar quando tal experiência é vivenciada por eles. Por isso em minha concepção não se deve refutar a inserção destes no âmbito escolar, antagonicamente deve-se fomentar a sua utilização, contribuindo destarte para seu crescimento pessoal perante as novas tecnologias por ele agora desfrutada .

    ResponderExcluir
  37. Kristhianny Dias dos Santos16 de maio de 2012 às 12:41

    A fim da inserir a Robótica nas práticas em sala de aula, é imprescindível o conhecimento dessa área, uma vez que não seria nada proveitoso realizarmos uma aula com a participação dos alunos se não tivermos um manuseio necessário da tecnologia utilizada.É gratificante a utilização da Robótica nas aulas, visto que irá contribuir no aprendizado dos alunos nesse campo.

    ResponderExcluir
  38. Acredito que inserir a Robótica nos processos educativos, seja de grande importância para os alunos e para nós pedagogos, pois além de ser algo atrativo e novo para as crianças, despertam nelas um maior interesse em aprender, quando existe ferramentas que os chamem atenção, os ajudando também nas disciplinas de matemática e física, despertando os seus interesses pela tecnologia e ciência, e para os pedagogos é uma ferramenta que pode ser usadas como auxilio de uma aprendizagem significativa para seus alunos.

    ResponderExcluir
  39. Do ponto de vista pedagógico, acredito que o uso da tecnologia robótica é um meio pelo qual as crianças podem ver e interagir mais de perto com a tecnologia, sendo assim um modo tanto de introduzir esse conteúdo quanto de utilizar o mesmo para explicar outras disciplinas, as quais envolvem cálculos e o uso de física por exemplo, de modo que a partir do uso da robótica para tal explicação possa funcionar como uma forma mais interessante, parar os alunos estudarem disciplinas que muitas vezes são tidas como chatas e desinteressantes, podendo assim estimular a criatividade e proporcionar mais eficácia no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  40. É necessário dizer que a aula prática sobre robótica contribuiu para atualização dos nossos conhecimentos em tecnologia principalmente no âmbito educacional, uma vez que tal atividade contribuirá em diversas vertentes no desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos, como por exemplo: Desenvolver as habilidades de montagem e manuseio de materiais tecnológicos, desenvolver a criatividade deles por meio lúdico e relativo com os objetivos de cada professor para uma aula de robótica, ainda sim conscientizar os alunos por questões/problemáticas sociais emergentes, como foi o exemplo do carrinho de lixo em favor da conscientização pela preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  41. Foi encantador conhecer a Estação de Ciências um dos pontos turísticos da nossa cidade que é localizado na ponta do seixas. Com atração turística a arquitetura encantadora para todo tipo de visitantes entre as atrações um pequeno laboratório de Robôs sendo monitorado por guias especializado na área de tecnologia em técnica Robótica. A professora Lebiam Tamar apresentou a turma para o guia e fez um breve comentário sobre aquela aula que iria acontecer e qual seu objetivo para com nós alunos. A instrutora explicou como é possível criar um robô a partir de um quite de ferramentas contendo parafusos, chaves, e um sensor motor programado para exercer comandos através de um computador. Em seguida a turma foi divida em grupos e cada um recebeu um quite com a finalidade de nós mesmo criarmos um tipo de Robô fazendo com que ele funcionasse ali mesmo e foi o que aconteceu todos os grupos conseguiram criar um tipo de Robô cada um com seu formato diferente, mas trazendo para nós um resultado positivo, já que todos conseguiram finalizar no tempo previsto. Para mim ter participado dessa aula só aumentou a minha curiosidade em conhecer mais sobre os avanços que a tecnologia apresenta a cada dia e como os alunos hoje podem aproveitar essas descobertas.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. A robótica na educação é bastante interessante, pois é de excelentes êxitos quando a mesma está relaciona a aprendizagem do aluno, pois ensina ao mesmo á explorar mais os conceitos apreendidos e a solucionar seus problemas. Os alunos se acha capais de criar algo que venha de sua imaginação e que venha resolver seus problemas, levando em conta que o mesmo vai está crescendo intelectualmente no âmbito das novas tecnologias.

    Por: Renata Pereira

    ResponderExcluir
  44. Auristela Rodrigues dos Santos16 de maio de 2012 às 13:32

    Tivemos uma oportunidade muito importante e significativa para a nossa formação, enquanto pedagogos, pois a experiência realizada na estação ciência ampliou a minha visâo sobre as tecnologias, podendo percebe que o uso da robótica pode ser utilizada no âmbito educaciona, aplicando essa tecnologias de forma pedagogica. A robótica nos permite aplicar as tecnologias vinculada com algumas disciplinas como por exemplo: a matemática. E isso, sem dúvidas, contribuírá para um melhor aproveitamento da disciplina, de forma lúdica.
    ENFIM, a experiência foi muito boa, dispertou-me a entender que as tecnologias tem muito a contribuir no processo de ensino-aprendizagem, além disso, utilizadando da abordagem construtivista, construíndo o conhecimento!!

    ResponderExcluir
  45. o uso da Robótica na educação por meio de oficinas realizadas nas escolas é muito produtivo por ser uma aula diferenciada e dinâmica que não só o aluno aprende mais o professor também com a troca professor aluno e aluno professor que não fica só o professor dando aula sozinho para a turma ,mais a turma interage com o professor passando as suas experiencias deixando aquela mesmice de só quadro e livro,sem muita motivação para que o aluno aprenda assuntos como a física e a matemática que da sua maioria torna-se um assunto chato e difícil, e o uso da robótica estimula o raciocínio e a criatividade dos alunos como um todo.

    ResponderExcluir
  46. ANA DANIELLY LEITE BATISTA16 de maio de 2012 às 14:05

    Ao estudarmos pedagogia precisamos estar atentos as diversas áreas que envolvem este curso, a tecnologia é uma delas, que não pode passar disapercebida tendo em vista que o mundo contemporâneo vive em constante avanço tecnologico, logo, nós como futuros pedagogos, precisamos estar inteirados, para acompanharmos o ritmo da sociedade. A experiência que tivemos com o uso da robótica na estação ciência foi de suma importância, pois nos foi possível compreender que podemos utilizar a tecnologia robótica associada ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizando esta tecnologia de forma pedagógica, o professor desperta no aluno o prazer pela aprendizagem, levando-o a aprender diversos conteúdos de maneira lúdica e criativa.

    ResponderExcluir
  47. Raquel R. V. de Alcântara16 de maio de 2012 às 14:40

    Na ida a Estação ciência, pude ver o quão rico pode ser uma aula quando utilizamos esses recursos pedagógicos tecnológicos que é a robótica. Há uma grande contribuição no ato pedagógico, quando utilizado, ajuda na compreensão da física e da matemática, não ficando apenas nisso, também tem uma grande contribuição para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração. É independente da série, tanto pode ser utilizada no ensino fundamental como no ensino médio, não ficando apenas aí, mas podendo também ser utilizado no ensino superior, lembrando que, conforme as séries vão avançando, os desafios na robótica também vão avançando.

    ResponderExcluir
  48. No centro de robótica na estação ciência pudemos observar diversos protóticos que são feitos pelos monitores, que expicaram as funções de cada rôbo, estes funcionam por bateria , usando sistema de sensores . existem sensores de luz, cor, de faixa , movimento e sensores de toque.Trazendo esta tecnologia para aplicação pedagógica desenvolvem a criatividade em sala de aula , avançando o nivel intelectual de cada aluno ,fazendo com que alunos pensem mais, criem e inovem .

    ResponderExcluir
  49. Edenilza F. C. Figueiredo16 de maio de 2012 às 14:51

    São muitas as possibilidades pedagógicas que a Robótica Educativa permite, dentre elas é o de proporcionar um ambiente de interação do educando com objetos e conceitos abstratos e/ou multidisciplinares. É uma experiência que fomenta a exploração e desenvolvimento das potencialidades para a formulação e solução de problemas de sua realidade.
    A Robótica Pedagógica proporciona o desenvolvimento de aspectos comportamentais e cognitivos típicos de um pesquisador: investigação, experimento, reflexão, sistematização das ideias, reformulação, análise, concentração, criatividade, lógica, exploração etc.
    Favorece ainda, pelo trabalho em grupo, as relações humanas, tão necessárias para a construção do conhecimento e a descentralização docente, como detentor exclusivo do conhecimento, ele passa a ser um mediador do processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  50. Anna Eloyna Batista16 de maio de 2012 às 16:00

    A Robótica Educacional, além de nos proporcionar novas formas de ensino-aprendizagem, nos possibilita trabalhar com as crianças o trabalho em equipe. Foi o que pude perceber na Oficina de Robótica na Estação Ciência, onde nós, futuros pedagogos, pudemos experimentar esse lado pedagógico com o trabalho em equipe, com o uso do raciocínio lógico e buscar montar um projeto que pudesse ser incluso nas escolas e que se preocupasse com o meio ambiente. É possível sim fazer uma junção da tecnologia robótica com a educação.

    ResponderExcluir
  51. Gilmara de C. Falcão16 de maio de 2012 às 16:33

    Gilmara de C. Falcão 15/05/2012

    A Robótica Educacional proporciona aos professores novas formas de aprendizagem que possibilita trabalhar o desenvolvimento cognitivo do aluno.Portanto faz com que o aluno tenha contato com o mundo robótico.E este mundo robótico faz com que o aluno realize novos desafios e conhecimentos na construção de seus projetos.

    ResponderExcluir
  52. Lisane de Azevedo de Lima16 de maio de 2012 às 17:52

    Como futura educadora vejo a robótica como uma maneira de desenvolvimento cognitivo dos alunos, já que eles a todo tempo tem contato com a robótica, como, por exemplo, o celular entre outros que realizam funções através de programação, assim como nos foi passado na oficina de robótica. E para os alunos eles não vão sentir dificuldade, pois a instrutora das as informações, fora isso é só deixar por conta da imaginação deles, podemos ainda fazer com que eles criem um robô como uma função educativa, ou seja, um robô que varre o lixo da cidade, entre outras propostas que eles podem fazer com que o robô realize.

    ResponderExcluir
  53. Nessa aula prática de Robótica, percebeu-se a importância do elo que tem que haver entre o professor e o aluno, e entre os alunos em si, ou seja, um aprende com o outro, é uma troca de conhecimentos, de saberes, de experiências, de opiniões, de ideias e nada é feito só, é feito em comunidade e se torna uma atividade mais produtiva e proveitosa.
    Foi uma atividade que envolveu o raciocínio lógico, a criatividade, deixou a liberdade de pensamento e de ação. Na educação muitas vezes é bom fazer assim, proporcionar momentos como esse para desenvolver algumas competências no alunado e consequentemente melhorar no processo de ensino e aprendizagem.
    Essa atividade pode ser tomada como exemplo de uma aula bem planejada, com objetivos, apesar de ser um primeiro contato com as peças, o momento de criação do protótipo do robô é indescritível, pois trabalha no indivíduo a forma de como selecionar o que achar melhor, como fazer, o que fazer, por onde começar trabalhar e envolve também a questão da organização até mesmo do tempo, e das partes a serem feitas, ou seja, estimula o trabalho coletivo e a importância que tem o todo e não suas partes isoladas.

    ResponderExcluir
  54. Elaine Ferreira Chaves( TARDE)16 de maio de 2012 às 18:46

    A aula de robótica na estação ciências foi de grande importância para mim, pois nao tinham participado de uma aula como esta.Realmente a prática faz uma grande diferença no processo de aprendizagem, pois é onde podemos colocar em pratica toda teoria que foi passada,vejo a aula de robótica,como um desafio para os alunos, estimula a criativiade, a curiosidade, colocando alunos frente a um processo de aprendizagem novo,exigindo concentraçao, lógica, trabalho em equipe. A robotica pode ser ultilizada em qualquer ensino, desde o fundamental ate o superior,mudando apenas os desafios que vao sempre avançando.

    ResponderExcluir
  55. Bom, quanto a relação introdutória da robótica na educação por meio da utilização de materiais tecnológicos já é muito proveitoso e produtivo, pois, tem a capacidade de movimentar a criatividade, além de contribuir e muito no raciocínio do estudante.Sou de uma cidade do interior e lá já existem projetos com relação a robótica, onde visam inteirar as crianças no mundo tecnológico, além de aumentar seu aprendizado. o que consequentemente resulta em aumento do desenvolvimento cognitivo dessas crianças e até mesmo dos professores, pois eles passam a ter uma interação maior, até pelo fato de trabalharem em equipe.

    ResponderExcluir
  56. pryscila Rafaella Lira Souza17 de maio de 2012 às 03:23

    A oficina de robótica,e muito importante, para o ensino aprendizado dos alunos, os possibilitam a ussa o raciocinio logico e ter cordenação motora,os alunos também usam conceitos de alguma materias, como matematica e fisica

    ResponderExcluir
  57. O uso da robótica na educação é de suma importância principalmente nos dias atuais, onde tudo gira em torno da tecnologia e de suas aplicações no nosso cotidiano. A cada dia, são lançados ou renovados recursos mais avançados e nós como educadores precisamos estar atentos para o uso desses recursos em sala de aula. Na aula campo organizada pela profª Lebiam e realizada na Estação Ciências sobre robótica, pudemos vivenciar a aplicação da tecnologia como recurso pedagógico.
    Jéssica Roberta dos S. Alves

    ResponderExcluir
  58. Foi de grande importância, esse momento no qual tivemos a experiência do uso da robótica na educação; acredito ser de grande valia essa prática no processo de ensino e aprendizagem, tanto como o objetivo de desenvolvimento cognitivo, quanto para desenvolver atividades em grupo; entre outras contribuições pedagógicas, que não se resume apenas em métodos tradicionais e rotineiros mas numa forma diferente de adquirir conhecimento, desenvolvendo habilidades.

    ResponderExcluir
  59. A robótica,tem um papel bastante importante na educação, como pude perceber participando da aula realizada na estação ciência,a elaboração de um robô nos leva a vários aproveitamentos na áera da educação, onde a criança desenvolve o raciocínio lógico, como diz o texto, de uma forma bastante prática e gostosa. E apartir desse conhecimento elas podem apreder mais e ter um gosto maior pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  60. A robótica na educação é de grande importância,pois desenvolve a coordenação motora, pscomotora e o raciocínio lógico de cada indivíduo,sem contar a inclusão digital. Gostei muito da oficina e quero puder passar tudo que vi lá, para os meus alunos.

    ResponderExcluir
  61. A robótica no processo de ensino aprendizagem, atua de maneira interativa e por que não dizer lúdica, de construção do conhecimento. Através da aula de robótica, podemos transmitir conceitos de lateralidade, ângulos, e ainda nos possibilita trabalhar de maneira colaborativa. Muito enriquecedor!

    ResponderExcluir
  62. Olá Pessoal,

    O Grupo Expoente tem um projeto muito bacana de Robótica Educacional para alunos do Ensino Fundamental. O interessante do projeto é que os protótipos são produzidos a partir de sucata e materiais recicláveis. Vale a pena conferir

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário