terça-feira, 13 de abril de 2010

Tecnologia Assistiva



Gente estava aqui a pensar e pesquisar o que eu poderia colocar aqui no blog então pensei comigo que teria de ser algo novo e motivador onde vocês tivessem a curiosidade e vontade de pesquisar mais ou até mesmo de se aprofunda no assunto...Logo então encontrei um assunto bacana, que é a " Tecnologia Assistiva", o que é isso?

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, ultilizado para indentificar todo o arsenal de recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pesos com deficiência e conseqüentemente promover vida Independente e Inclusão.

Recursos
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluidos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivo para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida,auxilios visuais, materiais protéticos e melhares de outros intens confccionados ou disponíveis comercialmente.

Heleny Nunes G1

Tecnologia muda função de professor na sala de aula

Essa é uma reportagem do Guilherme Felitti de 2007 com uma atualização em 2008 que é bem interessante, pois trata sobre o novo papel do professor numa sala de aula com uso de tecnologia, vejam alguns trechos:

"De modo geral, crianças entendem que o professor representa muito mais do que é encontrado na internet ou no livro-texto", afirma a professora de novas tecnologias na educação do departamento de computação da PUC de São Paulo, Beth Almeida.

"O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações", explica Beth.

"É obrigação do professor manter o senso de investigação do estudante. Seu diferencial não será mais o quanto pode ensinar, mas como se liga da melhor maneira os conhecimentos adquiridos", explica Ivone Sotelo, coordenadora de informática educacional do colégio Visconde de Porto Seguro.

"A popularização de câmeras e celulares está fazendo com que vídeos imperem nestes trabalhos", explica Cristiana Assumpção, coordenadora de tecnologia da educação do Bandeirantes.

Os professores que não dominam a tecnologia, então, devem ficar preocupados com este novo cenário? "Quem tem que ficar preocupado, na verdade, é quem dá a mesma aula há mais de 40 anos e acha isto normal", resume a coordenadora de tecnologia educacional do Dante Alighieri, Valdenice Minatel.

---

Estamos em um novo tempo onde as crianças se manifestam mais sobre os conteúdos que desejam explorar. E é fundamental que os professores estejam preparados para orientá-los nesse novo contexto.

Leiam a reportagem na íntegra clicando aqui, boa leitura!

Ana Patrícia | G1-vespertino

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Propaganda do MEC - Valorização dos Professores

Achei interessante postar esse comercial do MEC com o intuito de mostrar os dois lados da moeda, pois sabemos que não é simplesmente uma bela propaganda que vai fazer os estudantes se interessarem por uma carreira que ainda não tem o reconhecimento merecido, tampouco digno. Apesar de não ter diretamente uma ligação com tecnologia, o comercial mostra países onde a aplicação tecnológica em sala de aula está em constante avanço. Clique aqui para ver alguns projetos interessantes aplicados na europa. Assista ao vídeo do MEC:


É lindo mostrar a realidade distante de países de primeiro mundo onde, segundo o próprio comercial, o professor é apontado como o principal responsável pelo desenvolvimento sócio-econômico, nos últimos 30 anos. O que a propaganda não mostra é como os professores são tratados pelo governo desses países. A conclusão é que o comercial acima deveria ser assistido e assimilado mais pelo próprio governo e pelo Ministério da Educação do que pelos estudantes.

Eugênio Cruz | G1-vespertino