domingo, 17 de julho de 2011

As redes sociais como campo de estudo

As redes sociais tem se tornando campo de estudo para as Ciências Humanas e Sociais. Aumenta gradativamente o número de pesquisadores interessados em investigar os problemas que emergem dos agenciamentos humanos ocorridos nas redes sociais. A educação também tem buscado a proposição de problemas correlatos ao ensino e à aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais. A relevância destas pesquisas pode ser justificada por números apresentados e por estatísticas diversas que mostram o crescimento exponencial da rede virtual em termos de usuários, serviços, páginas, blogs e perfis que surgem sem parar.
Mais que impressionar-se com o movimento da cultura digital em curso na sociedade contemporânea, os pesquisadores da Educação precisam aproximar-se desse fenômeno para desvelar suas implicações para a cognição humana e para o modo como social e institucionalmente realizamos os processos educativos.
Volto a lembrar, que estudar as tecnologias digitais em Educação não consiste apenas na afirmação do óbvio ou na reprodução de proposições recorrentes sobre o cárater impositivo do processo de tecnologização da sociedade, sobre as sempre exaltadas benéfices das tecnologias, ou ainda, sobre a inevitável "adaptação da escola". Ancorada em perspectivas teóricas críticas das tecnologias digitais, inquieto-me por questões mais profundas que tenham relação com aquilo que não se mostra tão facilmente e que, embora presente, permanece desconhecido.
Para quem também se interessa pelo estudo das redes sociais, seguem algumas leituras disponíveis no último volume da Revista Iluminuras que trata da Antropologia com redes sociais: consolidação de um método nos estudos etnográficos e no vídeo "O que são redes sociais?" produzido pela Escola de Redes.

23 comentários:

  1. As redes sociais são de grande importância para o movimento da cultura digital por que é de grande importância aborda sobre a ciência do futuro que é a sociedade na era virtual.

    ResponderExcluir
  2. jéssica lima de barros19 de março de 2012 às 07:48

    As redes socias sâo bastante importantes para campo de estudo pois é preciso analisar os benefícios e os malefícios que a mesma pode trazer para a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando essa grande utilização de redes sociais nessa era da informatização, conforme alguns estudiosos denominam, é imprescindível que os professores venham a buscar interesse em utilizar também esses meios em sala de aula, de maneira proveitosa, a fim de tornar as aulas mais dinãmicas.

    ResponderExcluir
  4. Estudar tecnologia na área da educação é muito produtivo e proveitoso, contudo devemos ficar cientes de que as consequencias de um uso incorreto pode desencadear em consequencias desagradáveis.

    ResponderExcluir
  5. As redes sociais, está sendo um instrumento a mais de aprendizagem no ensino pedagógico, e é importante que professores se aprofundem nessa aréa para saber como passar para seus alunos métodos diversificados de aprendizagem, sabendo de seus benefícios e malefícios.

    ResponderExcluir
  6. As redes sociais ampliam nossas visões, é o canal do conhecimento no mundo virtual. Depende de cada um de nós usá-las de forma positiva ou negativa e sobretudo elas são importantes na nossa aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. As redes sociais como campo de estudo,ou seja, a educação está buscando as tecnologias digitais para solucionar problemas no ensino, devido o aumento nas redes sociais para uso de serviços, páginas, blogs entre outros temas que estão inseridos nessa nova area da tecnologia.

    ResponderExcluir
  8. Os pesquisadores em educação têm procurado na cultura digital,tão óbvia,a melhor forma de desvendar essa evolução para melhorar as técnicas de ensino e aprendizagem na escola atual.

    Lourdes e Aucilene

    ResponderExcluir
  9. Renata Ranessa Lordão21 de março de 2012 às 12:40

    Como se é possível ver e analisar no artigo" As redes sociais como campo de estudo" . As redes sociais vem ganhando bastante status quando o assunto referente é educação. Todavia,como o próprio artigo coloca as redes sociais vem servindo como âmbito de pesquisa para as Ciências Humanas e Sociais, já que o mesmo por sua vez, acarreta em malefícios como também benefícios. Porém nos como futuros pedagogos não devemos nos restringir aos prejuízos gerados pela mesma, afinal a era que vivemos e o público que nos remete necessita de inovações. Caso contrário não estaremos habilitados ao cotexto "cibercultural" , permaneceremos no "território geográfico da pedra".

    ResponderExcluir
  10. Vera Lucia de Moura Dantas21 de março de 2012 às 12:41

    O texto é bem interessante pois aborda as redes sociais como fontes principais para a educação como um instrumento de conhecimento inserindo o indivíduo em uma sociedade e fazendo dele um participante mais ativo.

    Vera e Catarina

    ResponderExcluir
  11. As redes sociais vem crescendo cada vez mais, ela é de grande importância para estudantes, educadores e pesquisadores, pois é um meio no qual facilita seus estudos e pesquisas. Sendo usadas de forma correta é de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  12. As redes sociais estão por toda parte,o que preocupa os pesquisadores e a educação que buscam refletir sobre esses problemas no ensino, e na aprendizagem que implica a tecnologia, pois cada vez mais aumenta os acessos na rede virtual, e na maioria das vezes as pessoas utilizam de maneira errada, podendo causar um grande erro na sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  13. A velocidade pela qual está se caminhando o mundo da tecnologia é preocupante para uma camada elevada de humanos. Por quê? Nem sempre essas tecnologias tornam-se benéficas para a vida humana, como o prometido. Muitas vezes, causam destruições tanto físicas quanto psiquicas e pejorativas a qualidade de vida social. Os estudos realizados por tais pessoas que se preocupam com o assunto, torna-se vogável para o papel educacional de zelar pela vida humana, dando um progresso entendido como eficaz para o processo educativo. Como? O entendimento cognitivo que a educação tem em transmitir sobre as coisas benéficas e pejorativas que esse mundo tecnológico nos oferece, torna-se eficaz quando passa a "livrar" o indivíduo da exclusão que procede o processo técnico.

    ResponderExcluir
  14. Atualmente,as redes sociais têm sido um instrumento tecnologico que tem atingido significamente e predominantemente a vida e as relações sociais das pessoas.Nessa perspectiva, além delas serem importantes,elas devem ser analisadas de forma crítica, para observa seus pontos positivos e negativos.

    ResponderExcluir
  15. Gilmara de Carvalho Falcão21 de março de 2012 às 12:44

    As tecnologias como ensino nas escolas facilitam o desenvolvimento cognitivo do aluno ajudando assim ingressarem no mercado de trabalho na área escolhida.

    ResponderExcluir
  16. É importante observar que não podemos ficar estagnados diante de uma educação retrógrada, pois as mudanças ocorrem velozmente na sociedade. Desta forma estudar as redes sociais com todos os seus benefício e malefícios é de suma importância para o progresso do sistema educacional.

    ResponderExcluir
  17. christiane clementino21 de março de 2012 às 17:08

    As redes socias vem sempre sendo muito importante tanto para os pesquisadores,professores e ate mesmo alunos estudar na rede social ficou mais proveitoso porque tem ajudado o desenvolmento cognitivo do aluno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De um modo geral, as redes sociais é um dos meios que conecta-se a outras pessoas de forma mais rápida, no caso aqui citado, pela internet. E principalmente nos dias atuais, essa temática teve e têm um crescimento muito significativo na rede virtual, no sentido de usuários, facilidades nos serviços, ou seja, cada vez está surgindo novidades para suprir as necessidades do momento a qual estamos vivenciando.
      No ramo da educação, é importante destacar a importância desse conhecimento tecnológico, virtual, dos atuais e futuros profissionais de educação, para assim poder trabalhar de forma pedagógica e dinâmica em suas salas de aula. Obtendo assim uma relação mais íntima entre professor-aluno-realidade, devido a demanda do momento.

      Excluir
  18. De um modo geral, as redes sociais é um dos meios que conecta-se a outras pessoas de forma mais rápida, no caso aqui citado, pela internet. E principalmente nos dias atuais, essa temática teve e têm um crescimento muito significativo na rede virtual, no sentido de usuários, facilidades nos serviços, ou seja, cada vez está surgindo novidades para suprir as necessidades do momento a qual estamos vivenciando.
    No ramo da educação, é importante destacar a importância desse conhecimento tecnológico, virtual, dos atuais e futuros profissionais de educação, para assim poder trabalhar de forma pedagógica e dinâmica em suas salas de aula. Obtendo assim uma relação mais íntima entre professor-aluno-realidade, devido a demanda do momento.

    ResponderExcluir
  19. As redes sociais são meios de se comunicar com outras pessoas possibilitando relacionamentos entre os participante.Ela é de bastante importância para a sociedade pois esta muito presente no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  20. As novas tecnologias já fazem parte da vida social, profissional, cultural e educativa de todos os indivíduos atualmente. As redes sociais desempenham um importante espaço para a educação, pois propiciam a socialização, a interação, a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos/informações pelos seus usuários. Portanto, exite a necessidade de rever esses ambientes virtuais de aprendizagem no espaço escolar, de forma a utilizá-los como mais um recurso imprescindível para a inovação pedagógica.

    Mari
    http://blogprofessoramari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. SENID 2013

    Participem do 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital, de 08 a 10 de abril de 2013 e compartilhem conosco experiências e aprendizados sobre inclusão digital.

    Venham conhecer o que o mundo das tecnologias digitais pode oferecer como recurso didático para as mais variadas áreas!

    Inscreva-se em: http://goo.gl/ElqjV
    Visite nosso site http://senid.upf.br
    Seja nosso amigo no Facebook: http://www.facebook.com/senid.upf
    Siga nosso perfil no Twitter http://twitter.com/senid_upf
    Auxilie na divulgação: http://bit.ly/ooLiwP

    Por uma cultura hacker na educação …

    ResponderExcluir
  22. As redes sociais hoje em dia não servem só para se comunicar com outras pessoas, mas também como campo de estudo de muitos.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário