segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Projetos Pedagógicos de uso das TICs

Os projetos pedagógicos elaborados e apresentados pelas turmas do semestre 2009.2 revelaram elementos importantes para nossas reflexões sobre o uso das TICs na docência. A superação dos limites de conhecimentos técnicos, empreendida a partir da tentativa dos próprios alunos de explorar os softwares escolhidos para as atividades e o conhecimento didático pedagógico necessário para planejar/pensar/elaborar a atividade para alunos de séries da educação infantil ou do ensino fundamental constituíram-se nos principais elementos evidenciados durante esta experiência. A disciplina, ministrada para alunos do 3º semestre, que ainda não cursaram disciplinas como Didática, por exemplo e, não são professores nem estão desenvolvendo atividades de estágio em escolas, apresenta certo grau de dificuldade para a elaboração e a execução de uma atividade como a do projeto pedagógico de uso das TICs. Contudo, convém ressaltar que, considerando os elementos mencionados, as turmas venceram o desafio e apresentaram projetos pedagógicos com propostas de atividades coerentes para a série e a disciplina escolhidas, tentaram inserir as TICs exploradas durante as aulas práticas da disciplina e acresecentaram possibilidades que ainda não haviam sido exploradas durante o semestre.
Ficou, da parte de alguns grupos, o desejo de explorar um software de autoria ou ainda uma linguagem de programação que lhes permitisse criar seus próprios aplicativos educacionais. Espero poder propor oficinas ou disciplinas optativas que proporcionem a realização dessas experiências futuramente.
Parabéns Turmas!
Aos que desejarem relatar um pouco da experiência do projeto, façam seu registro nos comentários.

5 comentários:

  1. Estou muito satisfeita com o projeto que elaboramos, aprendemos bastante com essa disciplia Educação e Tecnologia. Espero continuar com o uso das TICs porque é um ambiente que oferece grande oportunidade de aprendizagem e formação, não só porque é possível comunicar-se em tempo real, mas principalmente porque se estabelece novo horizonte.
    Kelma Rita

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar a todos os grupos, pelo empenho e dedicação que demonstraram na apresentação de seus projetos. Apesar das dificuldades encontradas, o mais importante foi não desistir perante os desafios, e a humildade que cada colega teve de saber dar e receber ajuda, contribuindo para o desenvolvimento de todos. Um abraço de Nivaldo Jr.

    ResponderExcluir
  3. Parabens para os colegas, pelo empenho e dedicação na apresentação de seus projetos.

    ResponderExcluir
  4. Gente eu confesso, nunca pensei que no curso de pedagogia iria adquirir tanto conhecimento.
    Agradeço ao corpo de docentes que nós tivemos até agora, exelente, sem prescedentes. Principalmente nas aulas de tecnologia,foi incrivel, pois aprendemos coisas que nunca imaginei que poderia, tenho certeza que toda tuma do proesp concorda. Parabens a todos os grupos pela apresentação dos projetos,foi muito bom. É muito gratificante quanto vemos que realmente tá valendo a pena.

    ResponderExcluir
  5. Queridos alunos, aprofundar leituras sobre o tema e experiências práticas a partir do uso/exploração de aplicativos de informática é um caminho para dar continuidade a esse processo de formação. Continuem antenados e conectados!!!

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário