quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A pedagogia do aprender bem

As oportunidades de aprender bem são buscadas por aqueles que adentram no campo pedagógico visando adquirir conhecimentos diversificados, que culminarão na formação profissional do educando. O aprender bem, de forma proveitosa, ocorrerá progressivamente dignificando aplausos e redundando em sucesso quando se utiliza os recursos pedagógicos e tecnológicos, estabelecendo relacionamentos estreitos entre aluno e professor, prevalecendo à centralidade das atenções pairada sobre o aluno, de forma que o influencie a ter envolvimento e participação permanente nas atividades pedagógicas.
Levando em consideração que a educação de hoje tem como base o instrucionismo, faz-se necessário uma reavaliação rumos e reaver o seu lugar e a sua devida importância. A pedagogia precisa ser compreendida como um curso formador de formadores.
A presença do professor, como um incentivador da produção e mediador entre o aluno e o conhecimento, é vital para que funcione a pedagogia do aprender bem, para que os dois, aluno e professor, desfrutem de um ambiente de confiança, de trocas produtivas e construtivas. Faz parte da natureza humana, estabelecer esse comportamento.
As novas tecnologias nos incentivam a produzir, a sermos atuantes, principalmente na produção de textos onde a autoria é um desafio, uma forma de participação e de formação pessoal, de construção de um novo modo de produção conjunta, a exemplo dos textos que constam no mundo virtual, coletivo e aberto.
Conhecimento se constrói ativamente, através da motivação, dos desafios, da qualidade, da liberdade de expressar pensamentos e do respeito aos sujeitos envolvidos na atividade pedagógica, principalmente o respeito à criança que aprende, na qualidade de pessoa única em sua forma de aprender.
A aprendizagem tecnologicamente correta estabelece uma ponte de ligação entre a tecnologia e os alunos, de forma a facilitar o processo do aprender bem, visando revestir de atrativos os velhos métodos e teorias que não podem deixar de ser trabalhadas.

Resumo do texto de Pedro Demo.
Grupo: Margarete, Miriam, Aparecida, Edyvanne, Antônio Dutra, Amanda e Jacira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dialogue conosco, registre seu comentário